Olá, pessoas, Hariken de volta! Hoje volto com um tema que eu já visitei um tempo atrás em um artigo antigo, mas refazendo um pouco ela e trazendo para o modelo das músicas da obra. Vamos de “o poder da tradução” para uma obra em específico, que aliás tem ótimas músicas adaptadas. Estamos falando de nada mais do que Inuyasha!

Inuyasha é um anime admirado por muitos. Apesar de eu ter assistido pouco na época do Cartoon Network e não ser tão fã do anime, eu amo as músicas desta obra. São músicas incríveis em japonês ou até mesmo em suas adaptações brasileiras, e hoje vamos falar um pouco sobre cada uma delas. Então vamos para essas incríveis adaptações!

Abertura 1 – Mudar o Mundo

Com certeza a música mais icônica do anime, ainda mais por ser a primeira abertura e a que as pessoas mais vão se lembrar. Acredito que seja o motivo de ela ganhar tanto destaque e ser uma das músicas mais lembradas quando o quesito são as músicas brasileiras de anime e que com certeza tem a sua qualidade.

Encerramento 1 – Meu Desejo

Essa incrívelmente é a minha música favorita, ainda mais em questão de adaptação. Lembro de que, mesmo o anime não tendo sido do meu gosto, eu sempre me via no esforço para tentar pelo menos ouvir essa música que tem uma melodia incrível, e sua adaptação conseguiu me passar muito bem a mensagem que sua melodia traz.

Abertura 2 – Os Pedaços dos Nossos Sonhos

Confesso que, para mim, essa é a melhor abertura do anime. Apesar de eu gostar bastante da primeira, ela não se compara a esta segunda e exatamente por ela ser muito boa em outro nível eu diria. A gente percebe em Inuyasha e alguns animes antigos os caprichos dos estúdios brasileiros na questão de adaptações e que realmente me agradava muito.

Encerramento 2 – Densa Floresta

Se existe uma banda que eu conheci graças a Inuyasha foi o Do as Infinity, e nossa, mas que música incrível. Eu amo tanto sua versão original, que é a Fukai Mori, e também amo demais a sua adaptação que conseguiu se manter muito fiel ao som original. Com certeza dou meus parabéns aos envolvidos nas adaptações deste anime por essas incríveis façanhas.

Abertura 3 – Sonho sem Fim

Essa abertura tem seu charme, ela não se destaca com as outras aberturas até agora, mas seu ritmo é interessante e certos pontos da música te surpreendem de uma maneira muito interessante. O maior problema é a presença de efeitos sonoros um pouco mal mixados, mas é algo que relevamos por ser uma ótima música.

Encerramento 3 – Seu Sorriso

Os encerramentos de Inuyasha costumam ter uma melodia bem romântica e um ritmo lento, mas essa acaba se destacando nesses pontos em destaque. Com certeza é a música com um maior peso dramático e que parece encaixar muito bem com a obra.

Abertura 4 – Não Há Como Perder

O maior problema com a quarta abertura é a introdução longa da fala dos personagens antes de começar a música, mas tirando esse pequeno problema é uma ótima adaptação com um ritmo bem agitado, mas que não ganha tanto destaque comparado as outras aberturas.

Encerramento 4 – Corações Que Querem Se Encontrar

Bem, eu até gosto dessa adaptação, mas o maior problema é que é muito difícil conseguir tentar replicar a incrível versão original da BoA. Mas digo que eles se saíram muito bem, só que parece faltar algo no vocal dessa versão.

Abertura 5 – Você Pode Sonhar

Bem, as longas introduções que começaram na abertura 4 continuaram, mas tirando isso é uma ótima abertura e que, na minha opinião, foi uma das adaptações que parecem ter ficado melhores que sua versão original.

Encerramento 5 – Canção Verdadeira

Assim como no segundo encerramento, temos novamente a banda Do as Infinity e, muito além disso, temos outra ótima adaptação. Surpreende o quão bem feitas eles conseguiram fazer as adaptações das músicas do DAI; com certeza são as músicas que mais me conquistam, tanto em japonês quanto em suas versões adaptadas.

Abertura 6 – Anjo

Olha, eu não consigo culpar eles por tentarem, mas acredito que todos que tenham escutado pelo menos uma vez na vida a música original sabe o quão difícil é essa música para se adaptar. É claro que sua adaptação parece ser no mínimo um pouco estranha, mas como eu disse, dou créditos a eles por terem ao menos tentado.

Encerramento 6 – Beijo Gostoso

Acredito que o estúdio de dublagem acabou dando uma chance para um jovem talento nesta música, e pode parecer um pouco diferente, mas deu incrivelmente certo e acabou se tornando uma boa adaptação até. Único ponto é que eu realmente acho o seu começo e refrão bem engraçado.

Encerramento 7 – Vem para Mim

Nessa música vemos a volta da mesma jovem cantora do encerramento 6 e, assim como nele, a gente acaba estranhando um pouco. O começo dessa música é até bom, o maior problema mesmo é que o sotaque acaba chamando um pouco de atenção no meio da música e acaba causando aquela sensação de estranheza.

Encerramento 8 – Mundo Ideal

E vemos o retorno do cantor da primeira e quinta aberturas agora neste último encerramento e que fez um bom trabalho. Acredito que o maior problema dessa música foi que ela não seguiu o ritmo lento e melódico que já estávamos acostumados para a obra, e como era o último encerramento da época, parecia ser o jeito ideal para finalizar.

Considerações finais

Bem, eu sei que ainda faltaram algumas músicas da animação nova de Inuyasha, que incrivelmente foi dublada e teve suas músicas adaptadas pelo mesmo estúdio. Como se trata de uma outra temporada, eu decidi, quem sabe, deixar para outro dia e resolvi focar nas músicas da temporada antiga, que eu gosto muito apesar de não ser assim tão fã do anime, demonstrando a qualidade dessas adaptações.