Pokémon, uma série de jogos eletrônicos desenvolvidos pela Game Freak e publicados pela Nintendo como parte da franquia, lançado pela primeira vez em 1996 no Japão para os consoles Game Boy, a principal série de jogos RPG que continuou em cada geração portátil da Nintendo só então a partir de 1997 o jogo Pokémon acabou se tornando o anime de grande sucesso tanto no Japão quanto no mundo inteiro. O enredo do anime se baseia em Ash Ketchum, que completa seus dez anos e, a partir de então, viaja o mundo inteiro atrás do seu sonho, que é se tornar um Mestre Pokémon, mas parece que, desde 1997 até então, Ash continua viajando o mundo com seus eternos dez anos e nunca consegue atingir seu objetivo.

Primeira temporada de Pokémon, 1999.

No ano de estreia, 1999, a animação fazia com que a atração de Eliana atingisse os dois dígitos: a média em seu primeiro ano foi de 13 pontos. Mas com a chegada de novos desenhos na Globo em 2000, Pokémon passou a ter em média sete a oito pontos. O programa virou sucesso na TV e fora dela: os estranhos bichinhos ganharam filmes, outros jogos e tornou-se sucesso também em faturamento comercial: em apenas um ano, o desenho faturou 40 milhões de dólares. Além da estreia na RecordTV, Pokémon foi exibido em diversos canais, como Cartoon Network, RedeTV!, Rede Família, Rede Brasil, Globo e também na extinta Ulbra TV, que passava Pokémon e outras programações orientais na sua programação diária.

Pokémon continua em lançamento até os dias atuais, beirando os mil episódios. Entretanto, desde a temporada de Sol e Lua, os fãs parecem não ter gostado da estranha mudança do traço, que ficou mais corrido e simples. A mudança da animação não parou por aí: o roteiro também sofreu algumas mudanças como cenas mais leves e abordando a história de uma maneira mais infantil e humorística, levando os fãs a fazer diversas piadas nas redes sociais e acreditar que toda a mudança se baseia em tentar seguir a linha de animação de Yo-Kai Watch, já que a mesma empresa responsável pela animação de Pokémon é responsável por Yo-Kai.

Pokémon Sol e Lua, 2016.

Diante de muito falatório, a resposta é simples: o anime vem se adequando ao público-alvo, que é infantil. Diferente de alguns saudosos animes antigos que cresceram com seu público, o anime de Ash Ketchum seguiu a linha inversa, mantendo sua faixa etária baixa.

No final das contas, o que resta para os antigos fãs de Pokémon é ter em sua memória os bons tempos que passaram com Ash Ketchum em seus grandiosos anos de ouro no começo de sua trajetória.