Oi! Eu e a Vicky estamos novamente aqui para comentar sobre o último episódio de Shingeki no Kyojin, que foi transmitido no último domingo, 20 de fevereiro.

Este review de Shingeki no Kyojin contém spoilers!

O episódio já começa com um clima muito tenso com os soldados tentando resgatar sobreviventes da marcha dos Titãs. Enquanto isso, o povo está à beira de uma guerra civil, pois metade acredita que Eren fez aquilo para salvar todos, e a outra metade acredita que ele é um monstro que só perdeu o controle. Quem será que está certo?

Finalmente vemos Annie Leonhart de volta ao anime. Com sua volta, conhecemos mais sobre seu passado e o que levou ela até a ilha – como ela se tornou quem é -, e percebemos que ela é uma pessoa totalmente diferente do começo do anime, com um olhar muito vago e abatido como se tivesse falhado em sua missão.

Mikasa e Armin ainda não descobriram nenhum jeito para parar Eren e sua destruição, então Armin decide ir atrás de Connie e evitar que ele traga sua mãe de volta sacrificando Falco, que não se lembra de nada que aconteceu e até o momento está acreditando que Connie é um amigo e que o está ajudando a ficar seguro. Com isso, vemos como todos os personagens mudaram drasticamente das pessoas que eram, depois de tudo que aconteceu até agora.

Estou adorando esses cenários dos últimos episódios com os Titãs marchando ao longe! Realmente a qualidade está muito boa, e a trilha sonora, bem tensa para deixar todos que estão assistindo agoniados, querendo uma resolução de tudo isso, enquanto vários personagens estão em caminhos diferentes. Estou realmente empolgado para ver onde tudo isso vai levar.

Nos últimos momentos do episódio, vemos uma conversa de Pieck com seu superior vendo que os dirigíveis de Marley estavam voltando para casa e os deixando na ilha. É ai que somos surpreendidos com Hange e Levi, que sobreviveram e finalmente estão de volta; para quem tinha dúvidas sobre o capitão mais overpower, ele está vivo, pessoal!

Concluindo, foi um episódio mais explicativo para mostrar o que cada grupo estava fazendo e como a trama estava se desenrolando, mas tudo com a mesma qualidade de animação e trilha sonora impecável. Também tivemos algumas revelações como a volta de Hange e Levi e o passado de Annie. Realmente, este anime está me prendendo demais, deixando essas pontas soltas estou doido para ver o desfecho disso tudo.

Vicky

O episódio deste último domingo, Pôr do Sol, foi com um ritmo mais lento, com um um olhar mais cuidadoso e profundo sobre as motivações e angústias de diversos personagens após a guerra. À medida que cada personagem se perguntava o que fazer a seguir, os Titãs Colossais retumbavam ao fundo, criando um falso pôr do sol sobre Paradis.

O episódio começou com Hitch observando a divisão que está se formando: alguns estão 100% do lado de Eren e acreditam que qualquer sacrifício é válido: mesmo sabendo que o genocídio é o plano de Eren, muitos ainda concordam com ele. Outros perderam familiares e pessoas queridas devido ao Rugido da Terra: eles acreditam que Eren estava errado ao não pensar nas pessoas dentro das muralhas e deixar tantos para morrer.

Annie Leonhart

Annie foi adotada por um eldiano que vivia em Marley, recebendo um duro treinamento militar para ser uma importante peça no exército. Porém, inicialmente ela odiava o seu pai adotivo devido a esse treinamento rigoroso. As coisas mudam, e Annie passa a amá-lo e encontrar forças nesse amor para impedir Eren de alguma maneira (ela compartilha sua história – grande parte dela já foi abordada no OVA, que está disponível na Funimation)… Ela fala que, embora estivesse em um estado de escuridão semiconsciente durante a maior parte dos últimos quatro anos, ela conseguia ouvir o que Armin e Hitch estavam dizendo e que também ouviu o anúncio de Eren para todos os eldianos…

Armin

Além das revelações sobre Annie, tivemos um importante desenvolvimento entre Mikasa e Armin, mostrando que o portador do Titã Colossal está sem saber como agir, até chegando a gritar com a Mikasa. Ele está se sentindo impotente diante de tudo: ele sente que Erwin teria lidado com tudo isso muito melhor. A única coisa que ele tenta fazer agora é tentar impedir Connie de dar Falco como alimento para sua mãe Titã; tudo que ele quer é limitar o dano na ilha o máximo possível.

Mikasa tem suas próprias preocupações: Eren. Ela indaga a Armin o que ela deve fazer, incapaz de elaborar um plano pois, se prestarmos atenção, a maioria de suas ações sempre foram sugestões de Eren, Armin ou Levi. Mas agora Eren e Levi não estão aqui, e Armin não sabe o que responder… Estou apreensiva com ele, pois o mesmo sai dizendo a Mikasa que sabe o que fazer agora. Será que ele quer sacrificar sua vida pela mãe de Connie para salvar Falco?

Falco e Levi

Ao chegar na parte dos créditos, vemos Connie a cavalo com Falco, que agradece a Connie por ajudá-lo. Ele perdeu a memória e sabe que Connie lhe é familiar, mas não sabe o motivo. Enquanto isso, Connie está levando Falco à morte… Vemos também que Magath e Pieck sobreviveram à queda das muralhas e estão tentando descobrir o que vão fazer e nesse momento encontram Hange. E é nesse momento que é revelado que Levi está vivo, embora ele pareça ainda estar inconsciente!

Gosto muito do recorte desse episódio, passando pelos escombros e as vítimas, o o retrato do poder na mão de extremistas como Floch, que chega a dizer: “O que há de tão errado com a submissão?” Uma declaração que é contrária a tudo o que Eren preza, que é a liberdade, a coisa mais importante pela qual lutar, então não consigo imaginá-lo apoiando-o. Novamente quero elogiar a paleta de cores vermelho-alaranjado, cujo visual lembra um cenário apocalíptico e dizer que estou ansiosa para o próximo episódio! Finalizo indicando uma música para vocês:

Ficha técnica

  • Anime: Shingeki no Kyojin (進撃の巨人)
  • Episódio: T4E23 Pôr do Sol (夕焼け Yūyake)
  • Exibido em: 20 de fevereiro de 2022
  • Criado por: Hajime Isayama
  • Direção: Mitsue Yamazaki
  • Roteiro: Hajime Isayama, Hiroshi Seko
  • Elenco: Takehito Koyasu, Yoshimasa Hosoya, Ayane Sakura, Natsuki Hanae, Toshiki Masuda, Manami Numakura, Yūmi Kawashima, Ayumu Murase, Masaya Matsukaze, Jirō Saitō, Tōru Nara, Yū Shimamura, Yūki Kaji, Kazuhiro Yamaji, Hiroshi Kamiya, Romi Pak, Kishō Taniyama, Hiro Shimono, Yū Kobayashi
  • Duração: 24 min