Olá, meus caros viajantes, como vocês estão? Espero que todos bem! Hoje eu vim atender o pedido de uma leitora/ouvinte da J-Hero, a Wara, que me recomendou um anime curtinho, de apenas 26 episódios. O grande problema foi achar o anime, visto que ele é de 1996 e não estava em nenhuma plataforma, então consegui comprar em formato DVD e levou um tempinho até chegar aqui. Mas o mais importante é que consegui finalizá-lo, e hoje venho falar a respeito para vocês. Estão prontos para esta aventura?

A Visão de Escaflowne (Tenkū no Escaflowne) é um anime de 26 episódios criado pela Sunrise, dirigido por Kazuki Akane e que estreou no Japão em 2 de abril de 1996 pela TV Tokyo, sendo o último episódio exibido em 24 de setembro de 1996. A série mistura elementos dos gêneros shōnen e shōjo, isso porque o mangá tinha como público-alvo o masculino, apresentando uma protagonista que no anime tomou moldes de um shōjo com um visual que não focava tanto em suas curvas. Para quem gosta de ação, romance e poderosos mechas lutando, eu indico esta obra.

Sinopse

Hitomi Kanzaki é apenas uma estudante comum de 15 anos com interesse em cartas de tarô e leitura da sorte, mas uma noite, um garoto chamado Van Fanel apareceu de repente do céu junto com um dragão cruel. Graças a uma premonição de Hitomi, Van mata o dragão com sucesso, mas um pilar de luz aparece e envolve os dois. Como resultado, Hitomi é transportada para o mundo de Gaia, uma misteriosa terra onde a Terra está suspensa no céu.

Nesta nova terra, Hitomi logo descobre que Van é um príncipe do Reino de Fanelia, que logo é atacado pelo malvado império de Zaibach. Em uma tentativa de combatê-los, Van embarca no antigo Guymelef Escaflowne de sua família — um traje de batalha mecanizado —, mas não consegue derrotá-los, e Fanelia acaba destruída. Agora, na corrida, Hitomi e Van encontram um belo cavaleiro asturiano chamado Allen Schezar, cuja aparência choca Hitomi ao descobrir que se parece exatamente com sua paixão da Terra. Com alguns novos aliados ao seu lado, Van e Hitomi lutam contra as forças de Zaibach enquanto o império se esforça para reviver um antigo poder.

Pontos fortes

Um dos maiores pontos fortes da série são as lutas entre os personagens, com ótimos momentos durantes as batalhas, mostrando também um crescimento narrativo coeso e coerente — tudo isso acompanhado de uma ótima trilha sonora, a qual, aliás, foi uma das coisas que mais gostei, pois elas sincronizam bem e são fruto do trabalho de Yōko Kanno, que é uma compositora, arranjadora e musicista japonesa cujo talento é capaz de intensificar e tornar memoráveis todas as cenas. A seguir você pode conferir um pouco do trabalho dela: o famoso tema de batalha, Dance of Curse.

No decorrer da série, os passados dos personagens são revelados, assim como a verdadeira história de Gaia e seus segredos. O anime foca bastante no desenvolvimento de três personagens (Hitomi, Van, Allen), mostrando os laços que são formados. Outro ponto que se destaca é a maneira madura de abordar personagens mais velhos, de modo natural, e ainda que seja uma narrativa focada sobre um grupo pequeno de personagens, existe uma variedade que otimiza muito o alcance da narrativa.

A Visão de Escaflowne também funciona bem como uma série isekai, pois sua premissa envolve a protagonista sendo levado para o mundo de fantasia de Gaia. E o mais incrível: ela é uma agente inteligente de mudança e não uma donzela em perigo, e mesmo quando o foco é romance, ela não perde sua identidade em meio a isso.

Considerações finais

Para os românticos e fãs de lutas de robô gigante, é um anime cujas aventuras e surpresas o tornam ideal, apesar da simplicidade em termos de conteúdo. Com uma quantidade de “violência gráfica” até razoável, talvez cause um pouco de estranhamento a animação, mas é super compreensível devido a época em que foi lançado, em que os recursos que hoje existem não eram imaginados. A Visão de Escaflowne é uma obra madura apesar de sua temática juvenil, entregando cenas de ação muito boas, sendo verossímil e interessante, então fica a minha recomendação apesar de não ser o estilo que geralmente curto, mas foi uma experiência interessante e diferenciada.

Ficha técnica

  • Nome do anime: A Visão de Escaflowne;
  • Tema: aventura, mecha, fantasia;
  • Quantidade de episódios: 26;
  • Faixa etária: 14;
  • Direção: Kazuki Akane;
  • Estúdio: Sunrise;
  • Exibição original: 2 de abril de 1996 a 24 de setembro de 1996;
  • Emissora: TV Tokyo.