Tamanho tem sido o destaque da gastronomia japonesa no mundo, que atualmente em 2014, ela foi considerada (pela UNESCO – órgão internacional responsável por impulsionar iniciativas de saúde, educação e cultura) como Patrimônio Imaterial da Humanidade.

Isso quer dizer que, reconhecidamente, a gastronomia japonesa é considerada extremamente desenvolvida, diversificada e culturalmente importante e influente a nível internacional. E tem na sua criação e modo de preparo algo único que a diferencia das demais. Resumindo a culinária japonesa se torna a partir deste título, um patrimônio a ser protegido para as gerações futuras.

Na realidade, a culinária tradicional japonesa (washoku) mistura diversos elementos que podem se confundir com o próprio povo japonês: A simplicidade aliada ao perfeccionismo, uma reverência ao tradicional enquanto não se ignora a possibilidade de inovar e a dedicação excessiva ao ofício.

A cozinha japonesa é marcada por elementos próprios: A valorização do sabor natural do alimento, o respeito à sazonalidade (basicamente: Consumir o que esta em época de plantação), uma enorme importância na qualidade dos alimentos e a apresentação dos pratos.

Isso se estende as festas populares: O ano novo japonês é celebrado com uma refeição tradicional e típica para aquela data, a morte de um ente querido geralmente pode levar uma tigela de arroz com o hashi espetado no meio (para representar uma lápide) e a tradicional cerimônia do chá é uma atividade extremamente comum e tradicional no Japão.

Com todos esses fatores, a culinária que os amantes do Japão tanto amam atualmente é vista como um importante traço cultural, de uma beleza e profundidade singular para a história da humanidade sendo merecedor do mérito de Patrimônio Imaterial da Humanidade.