A World Cyber Games está tentando realizar um torneio de League of Legends no Irã. O game do gênero Multiplayer Online Battle Arena (MOBA) não é liberado oficialmente no país, por isso os preparativos para o evento têm gerado certa polêmica.

Inicialmente, as autoridades reguladoras baniram 36 personagens femininas. Outras 13 poderão ser liberadas apenas com um visual mais tradicional. O problema com as garotas do game é que roupas de batalha pouco escondem as silhuetas das guerreiras a ponto de incomodar os órgãos de censura no país.

A sanção, no entanto, não procede já que durante a gameplay, as personagens são vistas de longe através de uma câmera aérea. Mas essa parece ser a desculpa ideal para o governo iraniano dificultar ao máximo a realização do torneio.

Comunidades de fãs de LoL alegam que a ausência de grande parte das personagens femininas prejudicarão  a jogabilidade e a combinação de possíveis estratégias já que cada uma tem habilidades específicas no jogo.

A WCG Irã justifica que se adequar a algumas condições é a única maneira do game ser aceito oficialmente para o evento que será realizado (se nada mais der errado) entre 12 e 16 de setembro.

League of Legends foi desenvolvido pela Riot Games e lançado em 2008, chegando ao Brasil apenas em 2012. Pelo fato de não ser pago e pela dinâmica de confrontos, o jogo rapidamente se tornou um sucesso por todo o mundo, chegando ao status de game mais jogado do planeta com aproximadamente 1 bilhão e 300 milhões de horas jogadas.