Olá, galera!

Cá estamos com mais uma reunião do que rolou de melhor e pior nos lançamentos musicais lá no Japão. Ou melhor, do que eu consegui encontrar de players de vídeo ao longo do mês, já que, como eu havia comentado na última edição dessa coluna, os japinhas tem uma das cenas musicais mais ricas de todo o planeta, mas acabam por dificultar a sua divulgação pro resto de mundo não postando muitos dos seus videoclipes em sites grandes, ou mesmo impedindo que os mesmos sejam vistos fora da Ásia.

É um mercado de nicho que eu adoro garimpar. E, dessa vez, resolvi trazer algumas provas de que essas pesquisas mais aprofundadas trazem sim resultados surpreendentes e quase inacreditáveis. Vamos a elas?

LADYBABY – Nippon Manju

Primeiramente, esse grupo resolveu levar as definições de bizarro para um nível nunca antes atingido. O cara gigante e peludo se auto intitula Lady Beard e tem um dos canais mais engraçados do YouTube de todos os tempos – sério, cliquem aqui e assistam isso.

O grande lance é que ele se juntou com essas duas japinhas fofas e lançou um Heavy Metal Kawaii sobre fazer compras no Japão que ficou ES-PE-TA-CU-LAR! O instrumental pesadíssimo com a mistura de vozes doces das gurias e os gritos guturais dele + toda a performance no vídeo. Confiram isso imediatamente…

Crayon Pop – Ra Ri Ru Re

A segunda evidência de que a Terra do Sol Nascente é um dos locais mais legais do planeta é essa nova música do Crayon Pop. Essa meninas são coreanas, mas o seu som fica muito mais legal no contexto musical japa.

O MV é maluco, o instrumental mais parece saído de algum jogo antigo de Atari e a letra é impagável, mas tudo de uma maneira completamente coesa com a cena J-Pop…

Shiina Ringo – Nagaku Mijikai Matsuri

Prova número 3: essa música nova da Shiina Ringo homenageando a sonoridade brasileira. Sim, essa gata oriental decidiu que é bamba e lançou um samba do criolo doido todo cantado com voz de robô autotunada, resultando numa doideira SENSACIONAL!

Sem falar que o videoclipe é uma produção e tanto, que conta a história de uma namorada louca que sai pra sambar enquanto deixa o parceiro amarrado em uma banheira…

Shiina Ringo – Kamisama, Hotokesama

Além da excelente canção acima, a Shiina também nos trouxe um J-Rock com elementos folclóricos nipônicos que casam muito bem com a bateria e o timbre da guitarra.

O videoclipe, também homenageando o estilo tradicional de lá, é apenas a cereja do bolo…

YUN*CHI – Lucky Girl*

E se ainda há qualquer dúvida sobre o Japão ser um dos lugares mais legais desse planeta que habitamos, essa cantora irá acabar com elas.

Como não cair de graças por ela tentando conquistar esse robô computadorizado? E a música ainda é ótima, com elementos de Dance, Pop e Disco

Tumomi Itano – Gimme Gimme Luv

E tem essa linda aqui toda assanhada querendo que lhe deem muito amor e carinho no refrão mais viciante desse mês…

ROLLY – Rolly’s Rock Circus

Os tios da banda de J-Rock ROLLY, que já estão há bastante tempo na estrada, resolveram se inspirar em Seven Nation Army, do The White Strypes, para seu novo – e ótimo – lançamento. Não tinha como dar errado, né…

Koda Kumi – Ex Tape

E a tia Kumi, na sua mais recente coletânea de singles pro verão, veio também com material inédito. Ex Tape é uma delícia de J-Pop com elementos de Hip Hop eficazes em nos dar aquela vontade louca de sacolejar…

Rip Slyme – Popcorn Nancy

Já os caras dessa banda jogaram no ar uma mistura de Rap e Rock boa demais que ganha ainda mais vida com essa garota indie dançando nesse videoclipe montado para aparentar não ter nenhum corte…

Ayumi Hamasaki – Summer Diary

A Ayu, que é uma das cantoras japonesas mais famosas do planeta, também retornou para o verão oriental. A música escolhida é uma balada roqueira extremamente sentimental que segue a linha melódica já costumeira dela. Está bem bacana…

Natsume Mito – Watashi Wo Fes Ni Tsurette

Essa menina tem por trás de sua carreira os mesmos nomes que cuidam da banda Perfume e da, sempre bem-vinda em nossas vidas, Kyary Pamyu Pamyu, o que faz com que seu som se assemelhe à uma mistura de tudo isso – o que não chega a ser um defeito, não é mesmo?

Seu novo lançamento traz um videoclipe tão inacreditável que mal consigo descrevê-lo em palavras…  

AOA – Heart Attack

Para encerrar o resumo do mês lá no Japão, é válido citar que as meninas do meu futuro harém, AOA, andam lançando várias e várias versões de seu mais recente single, Heart Attack. Isso inclui também uma especialmente preparada para o público nipônico.

Fora, é claro, o idioma, a música não muda em nada, sendo ainda aquela faixa dançante e farofeira que todos escutamos e temos vergonha de admitir…

E tem também a versão em chinês, que está muito engraçada, pois precisaram colocar um cara nativo cantando ao fundo e as legendas no vídeo, que não é oficial, para que o público entendesse os versos entoados por essas lindinhas…