Sabe aquele amigo que, independente do que você faça, sempre endossará suas decisões, nunca abre a boca para discordar de você e jamais “põe o dedo nas suas feridas” (no bom sentido, para teu próprio bem)? É justamente esse tipo de amigo que nós não precisamos – pelo menos na ficção.

Olá, leitores, tudo bem? Eu sou o Roberto “Rober” Silva, e este é o meu primeiro artigo no site. Eu sei, eu sei, motivo de grande felicidade e orgulho para nossa nação, não é? Mas guardemos o champanhe para mais tarde. Primeiro vamos falar de um dos animes mais comentados dos últimos meses: Komi-san wa, Komyushō Desu. (Komi Can’t Communicate, em inglês) ou mais precisamente dos amigos da protagonista da história ou, para ser ainda mais específico, de Najimi Osana, a personagem mais extrovertida da obra.

Para o caso de você não conhecer a história, eis um pequeno resumo:

Komi é linda, mas é extremamente tímida e tem muita dificuldade para interagir com outras pessoas. Na escola, ela conta com a ajuda de seus amigos para lidar com esse problema. Eles estabelecem uma meta ambiciosa: ajudá-la a fazer 100 amigos.

Komi quer amigos, mas é muito tímida para fazer isso. Então o que fazer? A resposta: os aliados!

Os seres humanos contam histórias desde seus primeiros momentos na Terra e, há milhares de anos (sim, milhares de anos), a forma mais comum e bem aceita de contar uma história é através do chamado Modelo Clássico. Você pode não conhecer a parte mais “técnica” da coisa, mas com certeza já viu alguma história nesse modelo: um personagem tem algum defeito no caráter para resolver e um objetivo para alcançar, sendo que esse defeito (arrogância, ganância, falta de empatia etc.) o impede de conseguir o que quer. A partir daí ele enfrenta grandes desafios ao lado de seus companheiros para, no fim, derrotar as forças do mal, resolver aquele seu problema e obter o que deseja. Esse é o Modelo Clássico, basicamente. Viu só? Você conhecia e nem sabia. Você é mais esperto do que imagina.

Se você prestou atenção no que eu escrevi agora, você percebeu que eu disse que o protagonista enfrenta grandes desafios ao lado de seus companheiros para se livrar de seu defeito no caráter e conquistar a vitória final. Esses companheiros são justamente os… aliados! E esses aliados são fundamentais para o personagem vencer aquele seu defeito e ter êxito.

Para que um aliado seja útil para a história ele deve ter, em suma, duas características: atuar ativamente em prol do protagonista e de seu avanço na história e (essa segunda é a mais importante para nós) ter uma personalidade oposta à do protagonista. Lembra do que eu falei lá no início sobre aquele amigo que não fala o que você precisa ouvir para crescer e melhorar? É justamente esse tipo de amigo que um bom aliado não pode ser.

E nada melhor (para fins de contar histórias, ao menos) do que o aliado ter características justamente opostas aos defeitos do protagonista. Se o protagonista é arrogante, nada melhor do que um aliado humilde para ajudá-lo. Se a frieza é o problema do protagonista, um aliado que ama calorosamente é uma boa pedida. Se nosso protagonista é extremamente tímido a ponto de não conseguir trocar uma palavra com as pessoas de seu convívio (ainda que esse não seja um defeito de caráter como os supracitados, mas, ainda assim, um problema a se resolver), nada melhor de que um aliado que é amigo de todo mundo e “fala pelos cotovelos”. E é aí que, finalmente, voltamos para o anime de Komi e para Najimi Osana.

Najimi é ideal para este papel, pois é o que Komi não é, auxiliando nossa silenciosa protagonista a vencer seu problema aos poucos e conseguir os amigos que deseja. Isso não seria possível se Najimi enfrentasse as mesmas questões que Komi ou não se mostrasse seu perfeito antônimo. Com toda sua energia e carisma, Najimi oferece um contraponto supernecessário. Sem a autoproclamada “amiga de infância de todo mundo”, a progressão de Komi não seria a mesma (e, certamente, o anime também não).


Por hoje é só, meus queridos. Obrigado pela atenção e paciência. Até a próxima.