Olá, pessoas. Estou aqui mais uma vez para trazer um texto sobre j-music, e hoje um artigo completo em que iremos comentar sobre uma banda que eu já comentei aqui no site, uma obra muito única e sobre uma doença que é muito difícil de entender, tudo em um artigo e em um programa feito em conjunto com o DJ Nash.

Solanin de Inio Asano

Bem, primeiramente gostaria de ressaltar a obra Solanin, que foi um mangá do Inio Asano, publicado em 2005 até 2006, em que ele retrata uma história da vida moderna (os medos, as dificuldades, as indecisões, os arrependimentos que nos assolam). Normalmentem quando lemos um mangá, vemos todo o tipo de fantasia acontecer que, quando nos deparamos com uma obra “tão real”, até ficamos assustados.


Mas antes de mais nada, entenda que Solanin não é uma história sobre uma música, também não é a história sobre a carreira de uma banda. É uma história sobre sonhar, é sobre viver, é sobre buscar um objetivo na vida… Mas não é uma história sobre finais felizes, é apenas uma história sobre a vida real…

Rotti – Solanin (Filme)

Sobre a letra da música, ela é uma música sobre uma despedida, não uma despedida para alguém, mas, sim, uma despedida para o seu eu do passado, uma despedida para os seus medos, é sobre ser uma nova pessoa e ter a coragem para seguir em frente rumo aos seus sonhos.


Acredito que muitos conheçam a música pelo Asian Kung-Fu Generation: ela foi composta pelo Inio Asano no mangá, e quando adaptaram ao filme, eles chamaram o Ajikan para compor a música de acordo com a letra do mangá, que, com certeza, é umas das músicas mais icônicas da banda.

Sobre a depressão

Solanin é uma obra que te mostra a realidade que nós vivemos: ela nos mostra que a depressão e a ansiedade são reais. A obra não trata diretamente essas doenças, mas te faz refletir se você vive os mesmos problemas que os personagens, ele te faz identificar se você vive essa mesma realidade e te diz que você não é o único, ele te dá a esperança que tudo pode melhorar, mas te mostra o quão difícil pode ser.

Solanin no Entre Mídias do DJ Nash

Eu também participei junto com o DJ Nash de um programa Entre Mídias comentando um pouco mais sobre essa obra. Dá uma conferida no programa: