Contra foi um jogo do estilo run and gun lançado pela Konami em 1987, primeiramente para arcades. O game ficou marcado para muitos jogadores por ser extremamente desafiador, sendo que jogadores menos habilidosos, como eu, passavam dias e até meses tentando zerá-lo.

O jogo consiste basicamente em fases onde o jogador deve eliminar todos os tipos de inimigos que aparecem na tela. Há fases onde o personagem entra no corpo do robô chefe do nível e deve botar pra quebrar com tudo, mesmo estando em um túnel cheio de fios de alta tensão, granadas, bombas e robôs atirando sem parar. E tudo isso enquanto é preciso correr para que o relógio no canto da tela não zere!

Isso é apenas um pouco do que o jogador experimenta ao longo das dez fases do game, sendo que a dificuldade aumenta a cada nível superado. Para superá-las, o jogador conta com quatro tipos de armas, com os mais variados tipos de munição: lasers, bolas de fogo e projéteis que se espalhavam por várias direções diferentes.

Um dos itens que podiam ajudar bastante o jogador era uma barreira que o protegia dos disparos por certo tempo. Era possível disparar contra os inimigos em pleno ar, além de poder atirar em oito direções diferentes. E para os viciados no jogo, essa era a maior dica: atirar sempre, pra todos os lados!

O sucesso do jogo rendeu ainda algumas versões para outras plataformas e até mesmo sequências, que não foram tão bem-sucedidas. Contudo, a ação, a diversão e os desafios proporcionados pelo jogo foram o suficiente para deixá-lo marcado na história dos fliperamas!

Confira um gameplay: