Olá, jovens gafanhotos! A coluna mais colorida da J-Hero volta esta semana com três indicações de doramas BL! Desta vez, vamos conhecer alguns com roteiros adaptados de outras mídias!

Doramas BL

O universo é muito vasto e diverso; assim também é o mundo dos doramas. A Ásia em si tem uma produção maciça de dramas e séries por todos os países. Estamos acostumados a relacionar a palavra dorama com os dramas sul-coreanos; todavia, há muito o que se ver e diversos tipos para conhecer por países como Japão, China, Taiwan, Tailândia, Filipinas e outros mais!

Um mercado que vem se expandindo dentro dessas produções é o de BL (boys love), em que Taiwan e Tailândia vêm tomando a frente há alguns anos. Contudo, o Japão, que é um velho conhecido para quem aprecia outros gêneros parecidos (yaoi/shōnen-ai), também tem se arriscado mais nesse tipo de criação, assim como Filipinas e Coreia do Sul, que estão ganhando bons resultados com suas obras.

Por exemplo: utilizando a expressão “The Series” como extensão dos nomes das obras que produzem — por serem dramas com uma média de 12 capítulos —, a Tailândia tem uma grande lista de produções BL indo das mais clichês até as mais irreverentes. E, em sua maioria, elas vem de um mesmo lugar: novels.

A Coreia do Sul aposta nas adaptações de suas webnovels e webtoons. Além disso, às vezes também percorre o caminho inverso, adaptando um roteiro original que fez sucesso nas telinhas para páginas bem desenhadas. Já o Japão tem arriscado trazer obras não tão conhecidas do mundo dos mangás.

Adaptações

O mercado de novels, assim como os semelhantes dònghuà e mangá, no leste e sudeste asiático é muito grande por conta da facilidade que o acesso à internet dá. Muitos sites e aplicativos surgiram trazendo uma forma mais simples de se alcançar esse conteúdo, seja ele tanto de aspirantes a escritores e desenhistas quanto os mais consagrados em seus gêneros favoritos.

Por conta dessa popularidade, a oportunidade de se adaptar essas obras se torna mais fácil e lucrativa. Sendo assim, a parte do mercado que queria mais visibilidade para produções BL agarrou essa chance!

Obviamente, há muito mais por trás de tudo isso, mas, em suma, é algo que tem dado certo e se tornado popular. Por conta disso, esta coelha trouxe para vocês três indicações de doramas que foram adaptados dessas mídias em específico e que vocês precisam conhecer!

Cherry Magic! (Thirty Years of Virginity Can Make You a Wizard?!)

  • Adaptação: mangá;
  • Outros títulos: Sanjūsai Made Dōtei Da to Mahōtsukai ni Nareru Rashii; Cherry Mahō; Cherry Magic;
  • Episódios: 12;
  • Gêneros: BL, amizade, comédia, romance, sobrenatural;
  • Transmissão: 9 de outubro de 2020 a 25 de dezembro de 2020 pela TV Tokyo, atualmente disponível na Crunchyroll.
  • Elenco: Eiji Akaso e Keita Machida.

Sinopse

Primeiramente, a vida de Kiyoshi Adachi é muito mediana, ele mesmo diz isso. Ainda virgem aos 29 anos, ele acredita que não tem muitas ambições para perseguir. Entretanto, após seu aniversário de 30 anos, ele ganha um poder mágico: a habilidade de ler a mente de outras pessoas tocando-as. No início, ele está sobrecarregado por sua nova habilidade não estar se mostrando útil para ele. Todavia, tudo isso muda quando ele acidentalmente toca em Yūichi Kurosawa, pois descobre que seu colega de trabalho tem sentimentos românticos por ele.

🐇: Cherry Magic! é uma obra do final do ano passado e que fez muito sucesso entre o público fã de BL. Apesar de episódios curtos, conseguiu nos passar de forma leve e divertida toda a confusão que se instala na cabeça e coração do pobre Adachi. Dessa forma, é indicado para aqueles que não buscam drama ou angústia, sendo fácil de assistir e de você se cativar pelos personagens principais.

Ambos os atores principais tem uma gama muito grande de trabalhos em seus currículos. Um dos trabalhos recentes de Eiji Akaso foi o dorama Keep Your Hands Off Eizouken!, além dos mais novos filmes e séries de Kamen Rider Já o Keita Machida esteve no dorama da Netflix Alice in Borderland.

Color Rush

  • Adaptação: web novel;
  • Outros títulos: 컬러 러쉬, Keoleo Reoswi;
  • Episódios: 8;
  • Gêneros: BL, mistério, romance, escola, juventude, drama;
  • Transmissão: 30 de dezembro de 2020 a 21 de janeiro de 2021 pela LINETV, atualmente disponível no Viki.
  • Elenco: Yoo Jun e Heo Hyun-jun.

Sinopse

A princípio, vivendo com uma cegueira neurológica que limita sua capacidade de ver as cores, Yeon Woo é um mono, assim como uma pequena parte da população mundial. Yeon Woo cresceu em um mundo que parece muito diferente daquele que a maioria das pessoas está acostumada a ver. Só capaz de decifrar vários tons de cinza, ele sabe que o mundo está cheio de cores, mas nunca as viu por si mesmo.

Pelo menos não até o dia em que Yoo Han se chocar com seu mundo, tendo ele próprios seus segredos para se manter perto de Yeon Woo. Isso poderia ser um sinal de que Yoo Han é o seu destino? Enquanto Yeon Woo pondera sobre isso, sua tia Yi Rang procura desesperadamente pela irmã que desapareceu anos atrás.

🐇: Sendo uma adaptação com episódios e tempo curtos, quem assiste Color Rush fica com a sensação de quero mais, principalmente porque muitos mistérios lançados durante o dorama ficam sem resolução. Por conta disso, há rumores de que uma possível segunda temporada venha em breve, mas nada foi oficialmente confirmado.

Enquanto aguardamos, vamos acompanhando as atividades do Yoo Jun, que apesar de jovem tem uma carreira extensa em doramas, e do Heo Hyun-jun, ex-THE BOYZ e que está iniciando sua carreira no mundo da atuação.

The Untamed

  • Adaptações: novel, web novel, mànhuà, dònghuà, audiodrama.
  • Outros títulos: 陈情令; Chén Qíng Lìng; Grandmaster of Demonic Cultivation; 魔道 祖师; Mó Dào Zǔ Shī;
  • Episódios: 50;
  • Gêneros: ação, aventura, histórico, mistério, fantasia.
  • Transmissão: 27 de junho de 2019 a 7 de agosto de 2019, atualmente disponível no Viki e na Netflix.
  • Elenco: Xiāo Zhàn e Wáng Yībó.

Sinopse

Wèi Wúxiàn e Lán Wàngjī, dois discípulos talentosos de clãs respeitáveis, se encontram durante um treinamento de cultivo e acidentalmente descobrem um segredo cuidadosamente escondido por muitos anos. Assumindo o legado de seus ancestrais, eles decidem livrar o mundo da ameaça nefasta, mas, em uma dramática reviravolta nos acontecimentos, Wèi Wúxiàn morre.

Todavia, 16 anos depois, Wèi Wúxiàn é trazido de volta à vida por meio de um ritual de autossacrifício. Passando a se esconder atrás de uma máscara, ele assume a identidade de seu invocador. Em seguida, com o decorrer dos acontecimentos, Wèi Wúxiàn se reúne com Lán Wàngjī, e os dois começam a trabalhar juntos para resolver os mistérios do presente e desvendar a verdade por trás dos eventos do passado.

🐇: Antes de mais nada, é preciso avisar que Mó Dào Zǔ Shī é sem dúvidas um maiores sucessos e entre os fãs de BL. Originalmente, a novel é catalogada com esse gênero, seguindo dela todas as suas outras adaptações, que também são. Em contrapartida, para o tamanho da produção e alcance que The Untamed teria (e por conta da censura na China continental), o dorama, que adapta e altera algumas partes em relação ao enredo original, é conhecido como um bromance.

Não há relacionamento romântico explícito entre os personagens principais; todavia, a atuação do Xiāo Zhàn e do Wáng Yībó — que leram o material original — conseguiu passar, para aqueles que conhecem a novel, toda a emoção e sentimento que é sabido ter no relacionamento entre Wèi Wúxiàn e Lán Wàngjī.


E por hoje esta coelha fica por aqui, jovens gafanhotos! Aguardo vocês semana que vem! Sendo assim, não se esqueçam de passar pelas outras matérias do site e acompanhar a programação da Rádio J-Hero! Essa que é sempre do seu jeito, do seu gosto!