Pular o menu

Caindo na Loucura

Pluto – Urasawa x Tezuka – Nada nascerá do Ódio

:: 6 minutos de leitura

O que acontece quando duas mentes brilhantes se unem e um mangá? Gera uma explosão de sentimentos, o resultado é... Pluto é o nome do resultado... Confira!

MalkavianAutor(a)

Pluto - Urasawa x Tezuka - Nada nascerá do Ódio

Olha meus queridos leitores, quanto tempo néh? Estava de feries e tive uma viagem pra fazer, porém estou aqui novamente com o Caindo na Loucura, e venho trazer para vocês um mangá sensacional, uma verdadeira explosão de sentimentos.

Uma obra que foi usada a mente de dois grandes mestres dos mangás atuais, eles mergulharam numa loucura e surgiu essa obra. Naoki Urasawa e Osumu Tezuka, Dois autores, com diferentes importâncias para a história do mangá, mas com uma qualidade que não é discutida em lugar nenhum do mundo.

Tezuka teve uma importância sem tamanho para a história dos mangás e dos animes, sem ele nada disso que temos hoje existiria. Nada de Naruto, One Piece ou qualquer outra obra que vocês conhecem. Sem Tezuka não teríamos Urasawa. Sem Urasawa eu não teria me apaixonado por Pluto.

É um verdadeiro reflexo de emoções a cada página virada e a cada momento, a cada cena. E ao mesmo tempo que eu lia Urasawa eu podia ler Tezuka ali também. É como se, de fato, fossem ambos os autores escrevendo juntos o mesmo mangá. Como se Tezuka conseguisse através da técnica e da seriedade de Urasawa, transmitir todos os sentimentos que suas obras transbordam e o resultado é magnífico.

Conheça Pluto, o mangá que nunca mais vai me fazer enxergar Astro Boy da mesma forma.

Pluto - Urasawa x Tezuka - Nada nascerá do Ódio

Sinopse:

No futuro, a sociedade vive lado a lado com robôs que praticamente dividem a população com os humanos e que fazem as mesmas tarefas que eles. Alguns são meros empregados, outros conseguem até mesmo simular a identidade humana e viver como eles, criando família e até os mesmos costumes. Alguns são policiais, outros aproveitam-se de seu passado vencedor e outros simplesmente tentam simplesmente ter uma vida normal.

Mas entre esses robôs, 7 são especiais e construídos pelos mais inteligentes e visionários cientistas do mundo. 7 modelos que foram capazes de chegar a tal "perfeição" que mal conseguem ser identificados como robôs ou como humanos e que cumpriram uma história importante para seus países no passado. Seus nomes são Montblanc, Norse #2, Brando, Heracles, Epsilon, Gesicht e Atom.

Um dia um estranho acontecimento toma conta da vida da sociedade da Terra. Montblanc, um dos sete robôs é assassinado. E não para por aí: cientistas envolvidos na construção dos robôs também começam a ser caçados por uma criatura misteriosa e mais robôs começam a perder sua vida e sua liberdade, todos morrendo com uma misteriosa forma de chifres como um "sinal" de seu assassino. Gesicht – um dos robôs mais famosos do mundo trabalhando para a polícia e sendo responsável por resolver diversos casos – decide investigar mais a fundo o que começa a acontecer com seus amigos enquanto estranhos sonhos o perseguem.

Nesse caminho ele começa a entrar em um mundo perigoso e descobrir que sua vida e de todos os outros correm perigo. Ele precisa da ajuda de todos,inclusive de Atom, um pequeno robô japonês conhecido pela sua avançada tecnologia. Os sobreviventes terão que correr contra o tempo para encontrar o assassino, que tudo indica girar em torno de um nome: Pluto. Quem éPluto? Qual seu objetivo?

Por que ele está caçando todos os envolvidos na antiga guerra dos Estados Unidos da Pérsia? Muitas perdas, muitas lágrimas e muita emoção promete tomar você em cada página e em cada quadro naquela que é considerada por muitos a obra máxima de Naoki Urasawa: Pluto.

Pluto - Urasawa x Tezuka - Nada nascerá do Ódio

Ficha Tecnica:

Mangá de autoria Naoki  Urasawa(conhecido por grandes sucessos como "20th Century Boys" e "Monster"), foi lançado em no ano de 2003 e finalizado em 2009, possui 65 capitulos e 8 volumes, tem como seu genero principal seinen e foi publicado na Shogakukan's Big Comic Original. A série é baseada na icônica obra de Osumu Tezuka: "Astro boy", que foi um grande marco na história dos mangás.

O mangá Pluto não é e não foi uma colaboração entre autores, sendo mais um remake do arco de 180 paginas de "O robo mais poderoso do mundo" publicado no mangá de Astro Boy  nos anos de 1964 e 1965. As principais diferenças entres as obras são as formas que os personagens principais são tratados em ambas as histórias. Eles estão presentes nas duas mas não os torna iguais e talves até com ideias e objetivos diferentes.

Pluto - Urasawa x Tezuka - Nada nascerá do Ódio

Comentários dos Leitores:

Ícaro: Realmente é mágico, mágico já é o gênio dos mangás seinen explorar um ambiente do inovador dos mangás shounen. A "parceria" do Urasawa e o Tezuka é realmente "mágica" ao ponte de ti fazer chorar e se emocionar durante a sua leitura. Ao ponto de você refletir sobre o assunto após você ler. Ao ponto de você ir atrás da obra original do Tezuka e ver a obra de um jeito de diferente, de um jeito mais maduro, de um jeito mais… Urasawa.

É realmente "mágico"… O mundo tem que conhecer essa obra.

Pluto - Urasawa x Tezuka - Nada nascerá do Ódio

Comentarios Finais:

O traço de Naoki Urasawa continua perfeito como sempre. Com aquele realismo de encher os olhos, ele conseguiu dar uma nova cara ao universo de Tezuka e dar mais carisma aos personagens do que antes. Os cenários são sempre impressionantes, ainda mais nessa obra onde tudo é tão tecnológico e impressionante por si só.

Sem dúvida, Pluto é uma das maiores obras do autor e a sacada de aproveitar o clima tenso dessa era robótica para um thriller policial foi o toque de mestre.

AstroBoy x Pluto – Diferença entre os traços

Pluto - Urasawa x Tezuka - Nada nascerá do Ódio

Os grandes destaques de Pluto estão em suas formas narrativas, sempre densas e carregadas de emoções que abalam a estrutura e até mesmo os pensamentos daqueles que as lê. Isso sem falar na constate homenagem de Urasawa a Tezuka resgatando elementos que permitem facilmente remeter aos personagens originais do autor, e não só pelos seus nomes, como em suas características e até mesmo no character design. Como eu disse no começo do post, Pluto me fez perceber que nunca mais verei Astro Boy com os mesmos olhos. E é a pura verdade.

Pluto - Urasawa x Tezuka - Nada nascerá do Ódio

E Pluto nada mais é que isso: a mensagem que não importa quem você seja, você sempre terá um lado humano. Um lado humano que será regado a ódio, a momentos de tristeza e de angústia, mas que sempre de alguma forma, vai fazer você se lembrar do próximo.

Na verdade, Urasawa tenta mostrar que no fundo, todo o ódio retratado no mangá na verdade é amor, é carinho, é esperança. Uma das frases mais marcantes do mangá, e recitada por Gesicth é"Nada nascerá do ódio". Isso retrata bem o que é Pluto.

E esse foi o caindo na loucura da semana! Se você gostou deixe seu comentário, e se tem algum mangá que gostaria de mergulhá-lo nesta loucura… Mande um email para malkavian@radiojhero.com.br.

Pluto - Urasawa x Tezuka - Nada nascerá do Ódio

😒

Tags

    Compartilhar

    • Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppCompartilhar no Telegram
    Você precisa ativar seu JavaScript para acessar os comentários...
    Voltar ao topo