Olá, pessoal. Como estão? Ansiosos para o Natal? Daqui a pouco ele chega. Enquanto isso, estamos aqui novamente em mais uma quarta-feira. E mais uma quarta-feira significa mais um texto superespecial para vocês. Nesta semana, vamos dar uma olhadinha em um aspecto muito importante da montagem de um filme, série ou anime: o efeito Kuleshov. Apesar do nome pouco convencional, certamente você não apenas já se deparou com essa técnica como também já foi influenciado por ela mesmo sem saber. Sem mais delongas, vamos para o tema desta semana. Garanto que vocês vão se surpreender com o que veremos hoje.

A história do efeito Kuleshov

É provável que você, querido leitor, nunca tenha ouvido falar no efeito Kuleshov, mas ele é uma técnica muito importante e amplamente utilizada durante a montagem de uma produção audiovisual. Contudo, antes de vermos como esse efeito funciona na prática, vamos ver um pouco do contexto no qual ele foi criado e um pouco do cineasta que o criou e que empresta seu nome a este artifício. Era uma vez… Não, não, este não é um conto de fadas então é melhor começar de outra forma. Ok, vamos lá. Certa vez, no reino Tão Tão Distante… Certo, acho que nós não estamos nos domínios reais da princesa Fiona, então isso também não vai dar certo. Vamos tentar de novo. Há muito tempo, no interior de um pequeno restaurante de ramen em uma rua qualquer da Vila da Folha… Tudo bem, acho que essa foi a tentativa mais esquisita das três. Deixa eu ver… Ahn… Já sei!

Tudo começou na Rússia no começo do século XX. Naquela época, a Revolução Russa mudou drasticamente os rumos da região e deu início a um dos mais importantes “atores políticos” dos anos 1900: a União Soviética. Apesar de tantas mudanças e reviravoltas, uma coisa não muda: todo mundo adora um cineminha! E foi nesse cenário que surgiu Lev Kuleshov, um dos mais importantes cineastas da história. Kuleshov era um grande estudioso do cinema e contribuiu grandemente para que a sétima arte se tornasse o que é hoje. Foi graças a gente como ele e outros filmmakers como Sergei Eisenstein que a montagem (ou seja, o ato de juntar imagens e cenas distintas e separadas de modo que haja tanto o efeito de passagem de tempo quanto a atribuição de um sentido e/ou sentimento específico a ser transmitido aos espectadores) ganhou grande importância – e a gente já vai ver isso.

O efeito Kuleshov na prática

Enquanto estudava a arte cinematográfica, Lev Kuleshov descobriu algo realmente interessante. O sentido de um filme estava diretamente ligado à montagem, sendo que uma simples alteração na ordem em que as cenas são colocadas em uma produção faz com que a audiência tenha uma interpretação totalmente diferente. Para demonstrar isso, o cineasta fez um pequeno vídeo no qual havia quatro pequenas cenas: a imagem de uma menina em um caixão (nada chocante, ela só estava deitada com os olhos fechados no “paletó de madeira”), a imagem de um prato de sopa (pouco apetitoso, ao meu ver), a imagem de uma mulher deitada em pose sensual (sensual apenas para aquele contexto, já que ela estava usando um vestido longo e nada justo) e, colocada entre cada uma das cenas descritas acima, a imagem de um homem com um rosto pouco expressivo e olhar frontal. A intenção é mostrar como, dependendo da imagem subsequente, nós interpretamos para onde o homem está olhando. Quando é mostrada a menina e, posteriormente, o homem, temos a sensação de que ele está olhando para ela e lamentando sua partida. Quando vemos a imagem do homem e, na sequência, o prato de sopa, imaginamos que ele está com os olhos postos na refeição e, quando vemos o homem e, posteriormente, a moça, cremos que ele está vislumbrando sua formosura. A imagem que vem na sequência da cena do homem olhando para frente faz com que nossa interpretação do conteúdo mude completamente, e isso mudou a compreensão que temos sobre os filmes (e, consequentemente, de séries, animes etc.). Apesar de trazer um conceito revolucionário, o vídeo criado por Kuleshov não é, na minha modesta opinião, a melhor forma de visualizar o efeito Kuleshov. Por sorte, Alfred Hitchcock refez o vídeo de modo que as coisas ficam mais claras. Confiram a seguir as duas demonstrações:

Vídeo original do efeito Kuleshov.
Versão de Alfred Hitchcock da demonstração do efeito Kuleshov.

Mas, porém, contudo, entretanto, todavia, eu sei que ficaria muito mais legal visualizar o tal efeito Kuleshov através de ferramentas com as quais vocês, leitores lindos e amantes da cultura pop asiática, estão acostumados, então bora fazer isso usando um dos memes mais legais dos últimos anos: o Pikachu surpreso! Esse meme não mostra exatamente o efeito Kuleshov, pois sempre retrata o Pikachu demonstrando o mesmo sentimento e reação: o espanto. Porém, assim como ocorre no efeito Kuleshov, uma mesma imagem é usada em ocasiões distintas (neste caso, para demonstrar a surpresa do Pokémon em relação a diversos assuntos).

Eis que descobrimos que o cinema russo da década de 20 está relacionado com um meme de Pokémon.

Por hoje é só, pessoal. Nos vemos na próxima semana, nesta mesma coluna e nesta mesma rádio, que é do seu jeito, do seu gosto. Bye bye.