Olá, meus caros viajantes! Hoje trago para vocês uma indicação 10/10 de um anime que saiu recentemente na plataforma da Netflix e que ganhou meu coração no primeiro episódio, então embarquem nesse trem comigo e venham conhecer a história de Kotaro Vai Morar Sozinho, produção baseada no mangá Kotarō wa Hitori Gurashi de oito volumes escrito por Mami Tsumura (eu vou tentar dar o mínimo possível de spoilers).

Sinopse

Kotarō Satō é um garotinho de apenas quatro anos que, por motivos misteriosos, vai morar sozinho e por conta própria. O garoto passa a residir em um pequeno edifício onde seus vizinhos também moram sozinhos.

Para causar boa impressão em seus vizinhos, Kotarō vai de porta em porta com um pacote de lenços como presente. Com suas palavras corteses o garoto causa um grande impacto aos vizinhos adultos, principalmente em seu vizinho de porta Shin Karino, um jovem mangaká sem nenhuma obra serializada.

Além de ficar curioso sobre o menino, Karino fica preocupado em ter uma criança de apenas quatro anos fazendo tudo sozinha. Por isso ele inventa algumas desculpas para pelo menos acompanhar Kotarō em suas saídas. Vamos acompanhar o dia a dia de Kotarō e a interação com seus vizinhos nem um pouco convencionais.

Kotaro Vai Morar Sozinho é um anime produzido pela Liden Films, um estúdio de animação com sede em Tóquio e Ōsaka, também conhecido por animes como Tokyo Revengers e Berserk (2016). É composto por dez episódios, com cada episódio tendo cerca de 27 minutos (já contando com as openings e endings). A série é dirigida por Tomoe Makino, cuja experiência anterior com direção vem do anime Woodpecker Detective’s Office (2020). O gênero é slice of life e se concentra mais nos personagens e em ver a forma como reagem as dificuldades da vida cotidiana, como, por exemplo, a falta de dinheiro para comprar o jantar ou não poder tomar banho porque não tem água…

Alerta de temáticas sensíveis!

A série então passa a mostrar mais sobre o passado de Kotarō e tudo o que o garoto passou, sem perder a leveza, abordando temas que podem ocasionar gatilhos, como: abandono parental, relacionamentos abusivos, e negligência parental. O pior de tudo é que o garoto se culpa por tudo e leva muito tempo para ele aprender a confiar nas pessoas novamente e enfrentar seus traumas. Ele prefere fazer tudo só a incomodar os outros porque tem medo de que alguém pense nele como um fardo. Somado a isso, ele tem o carisma de milhões, sendo o mais gentil, doce e organizado! Mas um dos pontos que mais gosto é que ele não é uma criança com super-habilidades! Ele é apenas uma criança de quatro anos que, por mais responsável que seja, sofre com pesadelos na hora de dormir, carregando consigo todos os medos, traumas e inseguranças que uma criança de sua idade (ou de qualquer outra) não deveria ter.

E aí vem o que eu mais amo: todos os personagens progridem quando experimentam o olhar da empatia. Seus vizinhos crescem tanto quanto ele pois, por mais que Kotarō prepare sua refeição sozinho, ele precisa de amor e quer ser amado! E uma das principais mensagens que Kotaro Vai Morar Sozinho passa é que nem sempre quem precisa de ajuda tem condições de pedir essa ajuda sozinho! Porém, nem tudo são lágrimas, podem guardar a caixa de lencinho: te garanto que Kotarō garante boas risadas e entretenimento!

Algo que a meu ver não tem grande destaque é o quesito animação: não há nada de especial e é bastante simples. A trilha sonora tem melodias suaves de piano, violino, mas nada que se destaque muito, e os temas de abertura e encerramento para mim são ok, mas não memoráveis (embora sejam agradáveis de escutar). E é isso, se eu for escrever mais, vou acabar estragando a experiência de vocês e é algo que eu não desejo. Fica então a recomendação, e caso você veja esse anime após ler meu artigo, deixa nos comentários depois o que achou!