Olá, meus amores! O ano de 2021 passou voando, tal qual um trem-bala, e já estamos em dezembro; luzes por toda a cidade e decorações natalinas — chegou o Natal. Para muitos países ocidentais que celebram o Natal, esta época do ano é para passar bons momentos com a família e amigos, e muitos dos costumes natalinos vistos nestes países também podem ser encontrados no Japão; porém, ele possui muitas outras tradições únicas que tornam essa celebração ainda mais singular. Vamos aprender juntos?

O Natal no Japão é uma data que não é comemorada como no Ocidente, tendo um significado muito mais comercial do que religioso (os japoneses são em sua maioria budistas ou xintoístas). A tradição natalina chegou ao país durante o período Meiji — por volta de 1874 — com a chegada de cristãos europeus ao território, mas é apenas em 1904 que temos a primeira aparição da figura do Papai Noel, e logo após também começaram a aparecer as primeiras árvores com enfeites natalinos.

Na década de 80, teve início uma campanha de marketing que fez com que o Natal passasse a ser associado com o “amor”, ganhando uma conotação romântica em vez de ser um motivo para se reunir com a família. Por conta disso, é normal ver muitos casais de namorados em um jantar ou passeio romântico na noite do dia 24 de dezembro, véspera de Natal.

Em 1984, esse conceito foi reforçado com a repercussão da música Last Christmas, do grupo Wham!. A música fez tanto sucesso que o grupo Exile lançou a versão japonesa da música. Confira ambas as versões a seguir:

Comidas natalinas

O jantar de Natal: frango frito! Nada de peru assado ou Chester: o frango frito é sem dúvidas a escolha mais popular para o jantar natalino. Isso se deve à rede americana de fast food KFC, que em 1970 decidiu promover o frango frito como substituto do tradicional peru de Natal, e a partir de então diversos combos foram oferecidos: a procura é tão alta que o KFC abre as encomendas a partir de novembro.

Comercial feito pela atriz Haruka Ayase.

Outra iguaria são os bolos de morango que são feitos de pão-de-ló aerado, com cobertura de chantilly e morango fresco, sendo leves e fofos (pretendo fazer uma receita e trazer para vocês depois). Eles são chamados de Kurisumasu Kēki e, segundo a tradição, devem ser comidos na véspera de Natal.

Acredita-se que essa tradição tenha se originado há mais de 100 anos através da empresa Fujiya — uma empresa de confeitaria que tem uma vasta cadeia de lojas no Japão — e cujo costujme tenha se solidificado na década de 70.

Vamos aprender!

O Natal em japonês se chama Kurisumasu (クリスマス), e existem algumas formas de falar Feliz Natal, sendo algumas delas adaptações do inglês. As duas principais formas de dizer são Merī Kurisumasu (メリークリスマス; Feliz Natal) e Meri Kuri (メリクリ; abreviação japonesa). O dia do Natal é chamado de Kurisumasu Dē (クリスマスデー).

Os japoneses normalmente não colocam árvores de Natal decoradas em casa, mas é comum encontrá-las em shoppings e comércios. Essas árvores são muito bem decoradas, principalmente com luzes. A iluminação de Natal é bem popular no Japão, e existem datas específicas para a apresentação das iluminações, antes mesmo de dezembro. Essa iluminação é chamada de iruminēshon (イルミネーション) ou também de denshoku (電飾).

Canções natalinas japonesas

Por ser um período comemorado, principalmente, com conotações românticas, as canções de Natal mais populares são para os casais. Uma das música japonesa mais representativas da época é Christmas Eve, originalmente escrita e gravada por Tatsurō Yamashita em 1983.

Mas temos outras como Jinguru Beru (Jingle Bell) e Merī Kurisumasu (Merry Christmas):

Mais vocabulário

Para finalizar, vamos aprender algumas outras palavras que são relacionadas a época natalina:

  • Yuki (雪) – neve;
  • Tonakai (トナカイ) – rena;
  • Hokkyoku (北極) – Polo Norte;
  • Purezento (プレゼント) – presente;
  • Yuki no kesshō (雪の結晶) – flocos de neve;
  • Danro (暖炉) – lareira;
  • Shōshoku (装飾) – decoração;
  • Yukidaruma (雪だるま) – boneco de neve.

Ainda é um pouco cedo, mas desde já, desejo a todos nossos ouvintes e leitores uma excelente confraternização, com muito respeito e amor. Brevemente, trarei para vocês algumas indicações de filmes e animes sobre o Natal no Japão!


Gostou do nosso texto? Se sim, deixa um comentário. Se não, no que podemos melhorar? Sugestões de pautas e melhorias para o site podem ser enviadas para nosso e-mail: contato@radiojhero.com.