Olá, futuros treinadores de criaturas geneticamente desenvolvidas em um futuro não muito distante, onde elas poderão ser presas em pokébolas e usadas em batalhas super elaboradas. Conformem-se com o fato de que o Natal já se foi e voltemos a nossa semanal corrida pelo ouro na Parada J-Hero!

Pegando o embalo do último TOP 10, onde foram mostradas animações infantis com conteúdo adulto, nessa semana falaremos sobre desenhos que, de fato, não são voltados para o público infantil.

Muitas dessas, por apresentarem uma visão mais critica da sociedade e um humor negro mais elevado, acabam reunindo uma grande quantidade de odiadores, mas na mesma proporção conquistam fãs. Vamos lá…

10º lugar – Mission Hill

Sem nem mesmo possuir muitos episódios, esse desenho de traço marcante e coloração forte consegue chamar atenção pelo seu ótimo roteiro e personagens, que mostram a transição da vida adolescente para a adulta.

Com bastante humor e mostrando de forma escrachada a hipocrisia dos mais velhos e diferentes grupos sociais, como góticos, hipsters, gays, vegetarianos etc.

9º lugar – Beavis and Butt-head

Essa série famosa da MTV mostrava a rotina de dois adolescentes rebeldes e descerebrados.

Boatos fortes existem de que os protagonistas foram inspirados em valentões da escola do autor, que quis colocar esse estereótipo humorizado na animação.

8º lugar – O Rei do Pedaço

Uma entre as tantas animações que satirizam o protótipo de famílias americanas, O Rei do Pedaço também chama atenção pelo seu traço mais realista e angustiante.

O pai com um emprego, esposa, filhos e vizinhos, onde tudo pareceria perfeito e dentro do normal, mas não é.

7º lugar – Futurama

Esse maravilhoso, incrível, premiado e aclamado desenho animado futurístico, com pitadas de bizarrice pura, com certeza possui uma imensa legião de fãs, incluindo eu. Futurama conta a história de Fry, um entregador de pizza de Nova York que foi parar no futuro acidentalmente se congelando em uma câmara de criogenia.

A Terra do futuro é repleta de inovações tecnológicas, mas também possui inúmeros problemas políticos, religiosos e ambientais.

A série também faz piada com inúmeras coisas e arquétipos, como o fato de o robô Bender ser um ‘xicano’ alcoólatra, desbocado, mau e egocêntrico. Leela sofrer inúmeros preconceitos com sua aparência e pelo fato de ser mulher…

Fora as críticas à sociedade e a celebridades atuais, que no futuro acabam tendo suas cabeças preservadas em vidros para a apreciação alheia.

6º lugar – Laboratório Submarino 2021

Essa deliciosa e hilária animação do – por motivos idiotas, cancelado aqui no Brasil – bloco Adult Swim, satirizava um desenho educativo ecológico da Hanna Barbera. Mesclando cenas originais redubladas com originais, por vezes foi erroneamente colocada como apelativa, mas a intenção era fazer um humor escrachado, adulto, fanfarrão e masculino.

Não tendo senso algum, a estória mostrava o quão louca a tripulação do desenho original teria ficado ao passar um ano debaixo d’água. No fim, sempre ignoravam a missão original de pesquisa cientifica e combate a inimigos marinhos e usavam do tempo e da verba disponível para fazer besteiras e futilidades, que quase sempre resultavam na explosão do submarino.

5º – Frango Robô

Essa animação em stop motion satiriza a todos. Tudo começa com um frango que é atropelado e torturado por um cientista louco, que o transforma num ciborgue e amarra-o, obrigando a assistir inúmeros programas na TV.

Em cada episódio, há uma retratação estapafúrdia de alguma famosa atração ou personalidade da mídia, como Star Wars, os heróis da DC e o polêmico Jesus Kill Bill.

4º lugar – Aqua Teen, Esquadrão Força Total

Mais um do bloco adulto da Cartoon Network, Aqua Teen mostrava a vida nonsense de um grupo de lanches de fast-food, vivento aventuras esdrúxulas e hilárias contra inimigos e situações que apareciam ao longo do dia.

3º lugar – Os Blongs

Qual a melhor forma de retratar as diferenças sociais na população americana? Bom, de acordo com os criadores de Os Oblongs, seria assim: Os ricos seriam os donos das empresas e fábricas, seriam lindos e com filhas gostosas que mandariam na escola, ditando a moda e chamando toda a atenção.

Morariam na parte alta da cidade, um lugar limpo e seguro. Já os pobres, trabalhariam pesado e morariam na parte baixa da cidade, onde a poluição e o lixo toxico faria com que problemas físicos e mentais aparecessem nos moradores.

É nesse contexto que vive Milo Oblong, um garotinho de cabeça grande com problemas de atenção, e sua família, um pai sem os braços e pernas que trabalha embalando pesticidas com a boca; uma mãe que nasceu na parte rica da cidade, mas ao se mudar perdeu todo o cabelo e tornou-se uma alcoólatra e fumante compulsiva; uma dupla de irmãos mais velhos siameses; e uma irmãzinha fofa, que possui um tumor crescendo externamente na cabeça.

O que mais chama atenção no desenho, além de explicito humor negro, é a forma como abordam essa diferenças, visto que as crianças da parte baixa da cidade frequentam a mesma escola que as normais e, logicamente, há a pratica de bullying por meio dos ricos.

Sugiro que se ainda não conhecem, deem uma pesquisada.

2º lugar – Family Guy

De todos os sitcons animados, Uma Família da Pesada é o que mais sai do normal e verossímil. Um pai gordo e inconsequentemente insano liderando uma esposa, filhos adolescentes problemáticos , um bebê superdesenvolvido psicopata e um cachorro humanizado.

Family Guy consegue ser hilariamente nonsense, usando de violência, humor negro e pastelão em situações típicas do cotidiano e paródias. Um balde de prata ao segundo colocado!

1º lugar – South Park

Temos um campeão incontestável! South Park é o tipo de programa que a mãe não deixa ninguém assistir. Piadas sexuais, críticas a todos os países, religiões e celebridades do planeta, parafilia, vocabulário chulo, sexo e muito mais acontece nesse desenho animado de sucesso.

É sem sombra de dúvidas a animação para adultos mais polêmica já inventada. Não é a toa que está no topo dessa lista.

Menção Honrosa – Os Simpsons

Muitos devem ter estranhado Os Simpsons não ter aparecido entre os 10 na lista, mas há um motivo completamente cabível para isso: Não há concorrência para eles!

A animação de Homer, Bart, Lisa, Maggie e Marge supera todas as outras aqui colocadas, tanto pela sutileza de seu humor satírico e ácido, quanto pela imensa qualidade do roteiro e do traço em cada episódio.

Esses desenho fez escola e ainda fará para muitos no futuro. Se há ouro ao primeiro lugar, há diamantes para a animação mais famosa do planeta.

Dentro do mundo oriental, temos também as animações e mangas Josei e Seinen, que são, respectivamente, voltados para o público feminino e masculino adulto. São classificados dessa forma por conterem – de forma clara – um conteúdo pesado para adolescentes e crianças, como relações sexuais, uso de drogas e violência.

Alguns exemplos são os Best-Sellers Gantz, Vagabond e Berserk.  

Pois é, galera! Essa foi a última Parada J-hero! de 2013. Tenham todos um feliz ano novo, com muita saúde, amor, paz, dinheiro e amor. (sou fofo)

Deixem seus comentários aqui em baixo, sugestões, reclamações, xingamentos e tudo mais!