Bom dia, boa tarde, boa noite minhas lindezas! Demorou, mas chegou mais uma matéria da nossa querida Open your Mind! Desta vez em ritmo de Sexta-feira 13!

Sinceramente não sou fã de nada macabro ou de terror, me dá medo, me faz ficar infeliz, e eu prefiro ser feliz, se for pra chorar que seja por amor, não por tristeza!

Todavia, a J-hero tem muitas redatoras más, entre elas uma redatora cruel chamada Yuu que é viciada em suspense e temas malignos, que me recomendou (obrigou) a assistir um filme sem saber o tema. Este filme será o assunto de hoje, espero que gostem! Sem mais delongas, conheçam Asura!

Introdução

Asura é um filme de 2012 realizado pelo Estúdio Toei Animation, dirigido por Keiichi Sato, baseado no mangá de George Akiyama. Trata-se de um filme totalmente diferente do que você espera, com um tema complexo e retratando o quão humano uma pessoa pode ser.

Desenrolando…

Asura tem como contexto o Japão do século 15, soterrado por guerra, fome e desolação. Um terreno propício para que o pior do ser humano surja. Senhores feudais, filhas sendo vendidas como propriedade para se tornar escravas em mercados de tráfico. Pessoas morrendo de fome, seja pela guerra ou porque a natureza destruiu as únicas chances deles cultivarem algo. Enfim, um local onde ninguém gostaria de nascer.

É justamente nesse tipo de situação que Asura nasce, uma criança filha de uma pobre coitada que não tem o que comer, que disputa com corvos pedaços de carne podre para comer, pode parecer absurdo, mas para alimentar o filho ela faz de tudo.  Porém mesmo buscando dar o melhor para o filho, quando não se tem nem para si mesma pouco a pouco a pessoa perde a sanidade e se deixa levar pelo maior inimigo do ser humano: a fome.

A mãe de Asura chega nesse extremo, no fundo do poço, causando a ele uma marca que jamais conseguiria esquecer.

A partir disso Asura é criado como um animal, atacando humanos, comendo carne humana, sem saber falar ou entender o que dizem, apenas grunhindo e sobrevivendo. Nem um nome ele possui.

O nome Asura lhe é dado por um monge que ele não consegue matar e lhe deixa ir para que encontre o verdadeiro significado da humanidade. E é sobre isso que o filme vai ensinar, de um modo triste e dramático Asura vai ter que aprender a ser humano ou besta, e o sofrimento que vem ao decidir viver como humano.

O nome Asura provém do hinduísmo, o nome significa antideus, são considerados seres poderosos, mas malignos e pecaminosos, em determinada partes do filme você pode compreender mais profundamente a relação do personagem Asura do filme e do Asura da mitologia Hindu.

Spoiler Zone

Como qualquer filme que traga uma forte carga emocional, eu chorei e muito com ele, pois o modo como Asura se torna ciente de sua própria tragédia é muito cruel. O modo como é julgado e atormentado por aquela desgraçada abandonadora da Wakasa foi o pior, em minha opinião.

Pois demonstrou o quão infeliz é o ser humano que cuida e abandona a própria sorte um ser vivo, como um cachorro que você dá um teto e depois abandona, exatamente o que ela fez com Asura.

Opinião Final

Recomendo este filme a todos que procuram uma história consciente e que pode muito bem ser real, pois traz uma situação de fome bem realista.

Outro ponto interessante é a trilha sonora, justamente por Asura não falar, existe pouquíssimos diálogos, porém a trilha sonora é tão rica que torna este fato irrelevante, trazendo uma graciosidade e intensidade para os momentos necessários, simplesmente combina harmoniosamente como todo o filme.

Confesso que alguns traços me causaram estranheza, a diferença entre Wakasa e Asura, feito propositalmente para contrastar o puro e o maligno é algo diferente, mas que serve justamente para chamar a atenção, fazendo você analisar o traço e entender a sua importância para o filme.

Se você quer ver algo adulto extremamente impactante, veja Asura e depois deixe o seu comentário dizendo o que achou. Se já viu, então já sabe o que fazer não é? Comente, curta, compartilhe, mostre para aquele amigo que você sugeriu o filme e que até hoje não viu! Pois Asura vale todo esse esforço! Espero que tenham curtido a matéria e até a próxima.

Confira abaixo o trailer da obra e se arrepie: