Olá caros leitores da J-Hero e da Open your Mind, a coluna mais desconhecida da J-Hero! Esta semana trago para vocês não apenas uma, mas quatro histórias que você provavelmente nunca viu ou ouviu falar! Para quem não sabe, o canal NHK possui um bloco especial que é lançado periodicamente voltado à histórias para mulheres adultas (eu não sabia!)

Chama-se Otona Joshi no Anime Time e eu trouxe as quatro histórias deste bloco para você conhecer um pouquinho e quem sabe ver e se interessar.

A partir de agora você vai conhecer as histórias de Mimi-chan, Noriko, Hatoko e Katou, cada uma com um jeito, mas com as suas peculiaridades de vida. Espero que aproveitem e não deixem de assistir também! Cada um tem cerca de 25 minutos. Ou seja, um episódio de anime normal.

Yuuge – Yamada Eiji

Ceia…

Yuuge tem pouco mais de 25 minutos, é apenas um especial, mas realmente traz uma história adulta muito fofa, sim, porque josei também pode ser fofo! Mimi-chan mora com Kou, um lixeiro. Abandonou o seu marido e fugiu para viver com ele, não parece uma história de princesa, mas é a história que lhe faz feliz.

Neste especial é contado como eles se conheceram, por que escolheu Kou e como o momento do dia em que Kou chega e come o que ela prepara é tão importante. Sempre mudando dia após dia para nunca cansá-lo, sempre variando, fazer a comida de Mimi-chan para Kou é o que deu a ela força para voltar a viver.

Talvez para alguns, ser jogada como lixo não é a história de amor perfeita, mas para ela ser recolhida e cuidada foi o que trouxe a emoção da vida de volta. É uma história pequena, mas realmente interessante que vai trazer um pouquinho de alegria e reflexão para a sua vida.

O modo como o especial mistura o traço animado com realidade é muito bem feita, a mistura do real com a animação não é feita de qualquer modo, muito harmônica e deixa você com água na boca! É cada comida deliciosa!

Vale a pena ver, principalmente se você é fã de culinária, apesar desse não ser o foco,  e sim o relacionamento dos dois.

Kawamo wo Suberu Kaze – Yuikawa Kei

Como o vento tocando a superfície de um Rio…

Você pode entender estes especiais como one-shots em anime, a história de Yuikawa Kei conta a história de Noriko, uma mulher casada com um filho de quatro anos de idade, que ao voltar para a casa dos pais depois de cinco anos passa a relembrar de como foi a sua decisão de morar no exterior e se casar com um americano.

Sobre o amor que deixou pra trás, e como sua vida poderia ter sido se as decisões fossem diferentes. É um slice-of-life que traz algumas reflexões sobre os desejos de quando se é jovem, e como refletem na sua vida já adulta.

Assim como o anterior, também traz cenas do real misturado com a animação, é uma história linda que me deixou com lágrimas nos olhos, e mesmo que não tenha tido o final desejado, reflete a essência do josei, onde sonhos são apenas sonhos, e a vida real é o que conta.

Aconselho que vejam com a mente bem aberta, porque mesmo sendo pequeno traz problemas reais e que podem acontecer com qualquer um, e provavelmente já aconteceram… De todas as histórias essa foi a que mais me impressionou pelo o seu final.

Jinsei Best Ten – Kakuta Mitsuyo

Top 10: melhores coisas da minha vida…

Muito mais descontraído que as histórias, este especial fala da quase quarentona Hatoko, que após a insistência de sua amiga, aceita ir para uma reunião dos colegas de escola.

Ela vai na esperança de encontrar Kishida Yuusaku, seu namorado por três semanas, e o rapaz que fez parte de um dos melhores momentos de sua vida. O que ela quer encontrando ele é meio óbvio, algum tipo de esperança e ilusão de que algo pode acontecer entre eles, assim como aconteceu quando eram "crianças".

Com muita comédia ela desmistifica aquela ideia de que só porque você é adulta, você é capaz de tomar decisões e seguir em frente sem medos.

Ao ver os antigos colegas, Hatoko nota como todos mudaram e estão tão diferentes dela, não apenas na aparência, mas nas mudanças de vida de cada um, ao encontrar Yuusaku, ela junta toda a sua coragem e o convida para sair e essa noite com certeza se tornou a melhor das 10 Melhores coisas da vida.

De forma muito engraçada, o final é inacreditável! Ainda estou rindo aqui! Pegue o seu uísque com água (WTF?), assim como a protagonista e se divirta com esse josei extremamente engraçado!

Dokoka Dewanai Koko – Yamamoto Fumio

Em qualquer lugar, menos aqui…

Por fim a última história traz a rotina (e ponha rotina nisso) de Katou, uma mulher casada e com dois filhos, um garoto já na universidade uma garota adolescente (revoltada). O marido foi recentemente despedido e ela passou a trabalhar meio-período em um mercado para ajudar na casa.

Ela passa o dia limpando a casa, faz o jantar, mesmo que os filhos nunca apareçam em casa ou jantem com eles, lava a louça e depois vai trabalhar de bicicleta.

É assediada pelo colega de trabalho, chega em casa depois de todos os ônibus nem passarem mais de tão tarde que é, cochila, tem que ir visitar a mãe velha, cochila, faz o café da manhã, limpa a casa… Bem vocês já entenderam né?

Ela vive pela família, só se preocupa com a família, e é tratada sem nenhuma consideração, sem nenhuma palavra amiga, apenas com “obrigações” e “reclamações”. Aos poucos ela vai cansando de tudo, cansando das brigas, dos trabalhos, prefere dormir e descansar ao invés de reclamar, acomodando-se a rotina.

Deixou aquele gostinho amargo na boca do tipo: acho que tenho que valorizar mais o que a minha família faz por mim!

 Porém quando ela fica de saco cheio de tudo, a vida dela dá uma guinada e as coisas mudam! A história é um josei slice-of-life, e não espere ver um final digno, mas é uma boa história pra quem procurar algo diferente da fantasia habitual dos animes.

Além dos traços da animação ser do meu estilo favorito! Da minha parte eu adoro esse tipo de filme, e deixo a recomendação pra vocês! Espero que curtam também!

Opinião Final

Otona Joshi é o tipo de especial que você não vê sendo divulgado em qualquer esquina, ele não é feito pra jovens (maior público dos animes no Brasil) e não tem como objetivo fazer você sonhar e fugir da realidade, ele é justamente o contrário, ele é a realidade!

Uma realidade em que você pode chegar aos 40, realizar tudo o que pensou em fazer e mesmo assim não ser feliz ou não ter se apaixonado.

São quatro histórias que buscam aproximar as mulheres adultas do Japão para o mundo animado, mas não é só por não ter como foco outro público que os demais não podem aproveitá-lo, prova disso é que eu assisti todos e me apaixonei por cada um deles.

Talvez eu tenha alma de velha (vai saber), mas o fato é que as obras são muito boas e o modo como elas foram passadas combinou perfeitamente com  o estilo proposto. Para quem quiser assistir você pode baixar através do Dollars Fansub na categoria Especiais.

Assistam, deixem a sua opinião e não esqueçam de compartilhar com os amigos. Afinal esta é a Open your Mind e o objetivo é justamente trazer algo diferente pra vocês! Até a próxima! (o/)