E ai galerinha do meu coração?  Como estão? Depois de um bom tempo ausente o Open your Mind está de volta com um anime espetacular. Mas se estiveram acompanhando o Preview Otaku direitinho não devem estar com saudades.

Estive com um certo bloqueio (também chamado de desanimo) para ver animes desconhecidos, nos dias de hoje é difícil achar um anime bom com um tema diferente do ecchi básico de cada dia.

Finalmente após o término de Naruto Shippuden e One Piece (que agora estou acompanhando semanalmente) cacei entre os meus dvds antigos (aqueles gravados e esquecidos) o seguinte anime: Darker than Black. Que ele era bom eu já sabia, mas não esperava que fosse TANTO.  Mas vamos a análise.

Darker than Black possui duas temporadas, Darker Than Black: Kuro no Keiyakusha e Darker than Black: Ryuusei no Gemini, além da OVA com 4 episódios conhecido como Darker than Black: Gaiden que conta o que ocorre entre o fim da primeira e o início da segunda temporada.

A série foi criada, dirigida e escrita por Tensai Okamura e realizado pelo estúdio Bones, sendo lançado em Abril de 2007, um mangá foi lançado no mesmo ano com ilustrações Ya Noki pela editora Kadokawa Shoten, com dois volumes ele também foi licenciado pela Panini Comics aqui no Brasil.

É um anime que teve bastante rendimento, então se você ainda não conhece, aí está sua chance de conhecer!

Introdução

Imagine que a sua vida pacífica e tranquila foi subitamente alterada pelo desaparecimento do céu e o surgimento de um estranho portão, ao redor dele coisas estranhas acontecem e pessoas ganharam poderes esquisitos. Isso aconteceu há 10 anos no Japão e criou um estilo de vida totalmente diferente aos habitantes no mundo todo.

Em seu lugar um céu artificial foi criado e uma muralha ao redor do portão Hell's Gate foi feita, a verdade foi escondida dos cidadãos comum, mas rumores de pessoas com poderes estranhos chamado de Contratantes estão cada vez mais frequentes.

Contratantes não possuem sentimentos, ao fazerem o seu contrato tornam-se quase máquinas de matar, ou pelo menos é isso que todos dizem. Para sobreviver contratantes são obrigados a trabalhar como assassinos para organizações.

Mas eles não ganham seus poderes de graça, toda vez que a habilidade é usada, é preciso fazer um pagamento que varia de pessoa para pessoa, alguns precisam comer ovos cozidos, outros fumar cigarros, vai desde coisas fúteis até mais perigosas como "beber sangue de crianças" ou quebrar os dedos.

Além dos contratantes, pessoas chamadas como Dolls também apareceram, eles não possuem personalidade e emoções, sendo tratados literalmente como bonecas, suas habilidades observadoras são usadas por organizações (governamentais ou não) para vigiar tudo ao redor.

Dolls, contratantes, tudo isso oculto das pessoas normais e sendo tratados como empecilhos para uma vida de paz. Os países utilizam os poderes dessas pessoas para os seus próprios objetivos, ao mesmo tempo que tentam erradicá-los totalmente.

Desenrolando…

A história se foca em um homem chamado Lee (Li) Sheng Shun, ou assim ele se denomina quando chega como um estudante de intercâmbio da China para o Japão, morando em um apartamento simples e trabalhando meio período em vários lugares.

Parece um rapaz comum, porém ele é um contratante de codinome Hei pelo Sindicato onde trabalha, para a policia ele é o misterioso BK201, um contratante mascarado que está sempre presente em diversos crimes.

Junto com Hei trabalham Mao, um contratante com a habilidade de possuir animais, ele normalmente é visto no corpo de um gato preto, Huang, um humano que serve de intermediário entre o Sindicato e Hei. Além da Yin, uma doll com habilidade observadora através de qualquer lugar com água.

O mistério da trama se dá no passado e presente de Hei que não possui uma atitude normal de contratante, demonstrando mais emoção do que um contratante deveria ter. Tomando muitas vezes atitudes contrárias as missões que o Sindicato lhe ordena.

Outro fato misterioso é que você não consegue descobrir o pagamento de Hei, além de comer muito, não há nada que indique o seu pagamento do contrato. No decorrer das missões você vai percebendo uma amizade entre o grupo o que não deveria ocorrer, e os contatos que Hei faz com membros da polícia quando esta disfarçado como Lee. Aquele tipo de situação que você se pergunta como não perceberam ainda que Lee é o Hei?

Uma coisa que é comum de se pensar é que tudo de ruim que pode acontecer sempre ocorre no Japão certo? Porém Tóquio não foi o único lugar que apareceu um portão, juntamente com o Hell's Gate, apareceu também o Heaven's Gate na América do Sul (mais especificamente no Brasil), porém este sumiu misteriosamente 5 anos depois, ou seja 5 anos antes do que a história do anime começa.

Existem muitos detalhes em Darker than Black, porém para entender a trama é importante você entender a ligação do céu falso (atual) com os contratantes.

Cada estrela no céu é um contratante, quando uma estrela some é uma contratante que morre, quando uma aparece, um contratante surge. As estrelas são observadas e usadas como fonte de informações para prender contratantes criminosos, a estrela de Hei é chamada de BK201, por isso o seu codinome para a polícia é este.

Spoiler Zone

Muita coisa ocorre e muito é descoberto em Darker than Black, o envolvimento dos verdadeiros poderes de Hei e sua origem, assim como do seu desejo de descobrir o que ocorreu há 5 anos quando Amber, Hei e sua irmã estavam no Heaven's Gate, no desaparecimento de sua irmã e do Portal.

Tudo isso é explicado no clímax da história quando surge Amber como uma contratante misteriosa com um plano desconhecido.

As verdadeiras intenções do Sindicato (organização que Hei e muitos contratantes atuam) são descobertas, assim como de Pandora, a organização internacional de pesquisa. E é claro o plano de Amber, seus poderes e o passado de Hei.

Opinião Final

Muitos personagens de importância surgem no anime, Kihihara Misaki, a inspetora de polícia é uma dessas, os membros de MI6, July, November Eleven (quem souber quem é o seiyuu dele ganha um beijo no rosto) e April são os três agentes principais dessa sessão do governo britânico (senão me engano). Prestem atenção neles!

Darker than Black é um anime complexo com um enredo completo e envolvente. O final é espetacular e é difícil descrevê-lo sem dar spoiler.

A história é o ponto principal desse anime, o modo como está tudo conectado, além das personalidades de cada personagem são ótimas.

Algumas partes como o passado de Mao, Huang e o futuro de Yin são contados apenas na segunda temporada, e é nesse momento que você nota como tudo está tão interligado.

O anime tem um enredo que supera até Steins;Gate se duvidar, é um achado de ouro para quem busca qualidade.

E se uma história maravilhosa não é o suficiente para você, ainda tem as aberturas e encerramentos, músicas muito boas que precisam tocar mais na Rádio J-Hero (certo djs? o.ó).

Nunca pensei que um anime só pudesse ter só cantor conhecido, mas esse tem, quatro grupos diferentes, todos conhecidíssimos no mundo das animesongs. Para comprovar deixo todas as músicas da primeira temporada do anime no final da matéria.

O que eu digo para finalizar é: veja o anime, pois o que eu trouxe para vocês não é nem 1% de toda a grandiosidade dessa obra, ele vale a pena e quem está perdendo de não vê-lo é você.

Da minha parte, eu aguardo ansiosa uma terceira temporada pois ainda tem muito, muito mais a explorar. E se você fosse um contratante qual seria sua habilidade? Qual seria seu pagamento? Espero que tenham gostado e até a próxima!

Primeira Abertura – Howling – Abingdon Boys School:

Segunda Abertura – Kakusei Heroism ~The Hero Without a Name~ – An Cafe:

Primeiro Encerramento – Tsuki akari – Rie Fu:

Segundo Encerramento – Dreams – HIGH and MIGHTY COLOR: