Open your Mind voltando ao seu horário padrão toda segunda-feira trazendo para você um anime desconhecido e maravilhoso para você! Essa semana falaremos de um anime que você talvez você já tenha visto passando na Animax, porém dificilmente se lembrará, pois não é o anime mais chamativo do mundo.

Juuni Kokuki (Os 12 Reinos) ou The Twelve Kingdoms  é baseado nos romances de Fuyumi Ono. Lançado em 2002 pelo Estúdio Pierrot e dirigido por Tsuneo Kobayashi, esse light novel  tem 45 episódios e pode parecer um pouco grande, mas conforme você adentra na história torna impossível não chegar até o fim.

Introdução

Nakajima Youko é a típica menina tímida e boazinha, faz de tudo para agradar aos pais, por mais rigoroso que seja, não expõe a sua vontade, aos colegas,mesmo que a tratem mal, não faz nada e continua suas atividades como representante da classe, os professores, é o sonho de aluna, calma e com boas notas.

Mas todo lado bom, tem as suas sombras, ela ignora sua colega de classe Sugimoto por suas colegas não gostarem dela, ela tem um carinho especial pelo seu amigo Asano que sempre se dá bem com todo mundo.

Youko passa a ter sonhos estranhos com monstros, o que a deixa preocupada, mas nada comparado ao que ocorreria em seguida. Na aula um homem estranho aparece se denominando como Keiki, que jura lealdade a ela e promete protegê-la. Assustada Youko tenta fugir e percebe que está pondo os alunos em perigo, pois um monstro estranho passa a persegui-la.

Uma série de acontecimentos inesperados ocorre, Keiki pede para que ela mate o monstro, ela se recusa, enquanto isso Asano e Sugimoto que presenciaram a tudo não entendem muito bem o que acontece.

Keiki a salva, levando-a para o seu mundo, porém Asano e Sugimoto acabam indo juntos e sendo perseguidos por monstros, o trio acaba separado de Keiki, sozinhos em uma terra estranha que ninguém fala a língua deles, exceto Youko que consegue entendê-los!

Desenrolando…

Nesse novo mundo, Youko adquiri uma aparência diferente, seus cabelos ficam mais avermelhados e sua pele se torna morena, não se percebe muita diferença nos traços, porém o rosto de Youko também muda, fazendo-a se tornar irreconhecível até para os seus amigos. A voz se torna grave e forte, quase masculinizada, o que faz com que muitas vezes ela se passe por homem sem problemas.

Esse anime poderia se passar tranquilamente por  um aventura qualquer em um mundo desconhecido, porém o seu contexto é que o torna interessante.

Conforme os dias se passam nesse mundo Youko percebe que não pode confiar em ninguém, mesmo Asano e Sugimoto não são confiáveis, pois em um mundo diferente, as pessoas mostram uma fase totalmente diferente do que eram.

Youko se torna fria e amarga após diversas situações terríveis em que é obrigada a matar monstros (youmas) para sobreviver ou é traída. Enquanto isso Sugimoto que sempre desejou viver uma aventura dessas, se torna obcecada pelo desejo de se tornar importante e protagonista da história, chegando a trair Youko e tentar matá-la para ganhar reconhecimento.

Já Asano não lida bem com a mudança e pouco a pouco começa a criar uma personalidade louca e imprevisível, como senão bastasse Asano e Sugimoto possuem um relacionamento amoroso, fazendo o rapaz muitas vezes não ver os erros de Sugimoto e achar que o mundo a persegue, quando na verdade ela que persegue o "mundo" por assim dizer.

Os Doze Reinos

Mas por que Youko foi arrastada para aquele mundo para começar? Para isso é necessário entender os doze reinos e sua criação. Foi criado doze reinos e um lugar sagrado ao meio deles, Koukai, em cada reino há um Rei ou Rainha e um Kirin, e cada reino vive por sua conta sendo governado segundo a vontade dos céus, se um rei é bom ou ruim, isso reflete no seu governo.

Para evitar conflitos quem escolhe o Rei é o Kirin, uma criatura sagrada que nasce nesse lugar sagrado e vive apenas para escolher o Rei e cuidar do Reino. Eles são imortais, assim como o rei e vários outros cidadãos que o Rei escolher tornar imortal, isso evita que o reino caia em desgraça após uma morte de seu sucessor.

O reino não pode ser governado por ninguém mais alem do rei escolhido pelo kirin e o kirin apenas segue a vontade dos céus, ele não tem a opção de escolher alguém que não seja o rei decidido pelos céus.

Youko foi trazida por Keiki, pois esse é um kirin e ela é a Rainha legítima do Reino de Kei que está passando por grandes problemas depois da sua última rainha ter se suicidado por amor. Mas sem saber disso Youko é jogada no reino de Kou e perseguida pelo rei que não suporta "pessoas do outro mundo".

Outro ponto que vai causar estranhamento é que nesse mundo as pessoas não nascem do ventre da mulher, mas de árvores, você faz um "ritual" pedindo aos céus para terem uma criança e seu pedido pode ser concedido ou não. Por isso homens e mulheres são vistos iguais, e não há uma separação de frágil e forte, ambos são independentes.

Ás vezes fortes tempestades ocorrem e os frutos (bebês) são levados para o outro mundo (Japão), chamado de Hourai nos doze reinos, quando isso ocorre o fruto entra no ventre de uma mulher e o bebê nasce no mundo real normalmente.

É o caso de Youko, por isso ela pode se comunicar com todos dos doze reinos, porque ela sempre fez parte desse mundo, mesmo não tendo nascido nele.

Youko enfrenta muitas situações até reencontrar Keiki e decidir se tornar rainha.

O anime a usa como ponto de partida, porém outras histórias são contadas, infelizmente o anime não abrange todos os reinos, e se delonga na maior parte sobre a história do reino de Kei, Kou, Tai e En.

Assim como as histórias dos personagens: Enki (Kirin de En) e Shouryuu (Rei de En), Shoukei (filha do rei de Tai),  Suzu (uma garota que foi trazida do outro mundo), além de Taiki (Kirin de Tai) e Rakushin (um hanjyuu, meio homem, meio rato).

Opinião Final

Esse anime é literatura pura, história rica de detalhes e criação de um universo estupendo, remetendo diretamente a um anime "feudal", cheio de fantasia, disputas de poder.

Os personagens possuem personalidades complexas, com conflitos de sentimentos e em diversos momentos você percebe o fundo real que esse anime possui, não sendo em nenhum momento superficial.

E nesse ponto não se refere apenas a Youko que evoluiu muito durante os episódios, mas de outros personagens secundários.

O anime, em minha opinião, pode ser dividido nas seguintes fases:

1.       Introdução e Adaptação aos Doze Reinos

2.       Queda do Reino de Kou

3.       Posse do Reino de Kei

4.       Introdução da História de Taiki

5.       Youko e as disputas de poder em Kei

6.       História de Suzu, Shoukei e a grande rebelião da província de Wa

7.       História do Reino de En, Enki e Shouryuu

Infelizmente o anime não termina com um grande final, pois se trata de arcos, porém o seu valor não diminui por esse fato.

Trate-se evidentemente de um anime de grande potencial que não foi valorizado durante o seu lançamento e por isso não teve continuação.

O seu único pecado diante de maravilhoso enredo é ser pequeno, pois há tanto conteúdo a explorar que deveria ter no mínimo o dobro de episódios que tem, alem disso em vários momentos você terá algumas informações repetidas, por se tratar de um anime longo e cheio de detalhes, muitas vezes é necessário relembrar algumas informações.

Mas se você for como eu, que viu o anime inteiro assistindo os episódios direto, não se preocupe, é só avançar e seguir a história, pois não tem como se arrepender diante de uma obra tão profunda e interessante como os Doze Reinos.

Confira abaixo o trailer do anime e sinta um pouco o "clima" desse maravilhoso anime: