Neste Open your Mind estaremos comentando um anime que pode até ser conhecido no Japão, mas que pouco ouço falar no Brasil, entre insetos blindados, sentimentos e o poder do "Coração" e a Esperança, entraremos em um mundo com um sol artificial em que Carteiro-Abelhas tem a missão de conectar pessoas através de cartas. Conheça Tegami Bachi e a história de Lag Seeing.


O mangá foi escrito por Hiroyuki Asada e publicado pela Shueisha em 2006, todavia o anime que é o foco da nossa analise foi dirigido por Akira Iwanaga pelo Studio Pierrot que fez um belíssimo trabalho, lançado em 2009 com 25 episódios, conta atualmente com duas temporadas: Tegami Bachi e Tegami Bachi Reverse.
 


Introdução


A história de Tegami Bachi se inicia com o pequeno Lag Seeing, uma criança que após ter a mãe sequestrada fica sem ter para onde ir, e é enviada como carta por sua mãe para um lar seguro. O tegami bachi (carteiro abelha) responsável por levá-lo em segurança é Gauche Suede, um carteiro que almeja ser uma Abelha Líder, o melhor Tegami Bachi.


Desse modo ocorre o encontro entre Gauche e Lag que após algumas noites e alguns momentos em que passam a conhecer um ao outro criam um vínculo de amizade. Com Lag Seeing sendo entregue na cidade de destino, Gauche se despede de um amigo e Lag Seeing promete que quando crescer se tornaria também um tegami bachi assim como ele.


É neste encontro que toda a história se fundamenta, Lag cresceu querendo ser um Tegami Bachi e pensando em como Gauche estaria e se havia conseguido realizar o seu sonho de ser uma Abelha Líder. Agora com 12 anos Lag Seeing é chamado para fazer o concurso para Tegami Bachi e a história se centra em suas aventuras como um carteiro que arrisca tudo para entregar uma carta para aqueles que mais precisam.


Mas nem tudo pode ser maravilhoso certo? Quando Lag Seeing se torna um Tegami Bachi, ele descobre que Gauche desapareceu e promete a si mesmo que encontrará o amigo novamente e o trará de volta.


Desenrolando…
 

Para entender Tegami Bachi você precisa entender o planeta em que eles vivem e a função de um Tegami Bachi.

O mundo em que eles vivem é um mundo sem luz, submerso em sombras, para suprir um pouco de luz o governo criou um sol artificial que ilumina a cidade principal do governo, Akatsuki.

Quanto maior a distância da capital, mais abandonada e sem iluminação a cidade ou povoado fica. Ainda por cima a capital é cercada e apenas escolhidos do governo podem viver lá.

Nos arredores da Akatsuki fica Yuusari, a cidade do meio, onde fica a central de Tegami Bachi, a Colméia e possui uma iluminação média.

As áreas onde possuem cidades, normalmente são localizadas nesses pontos por não haver Insetos Blindados. Insetos Blindados são monstros que se alimentam do coração das pessoas, dos sentimentos, deixando a pessoa vazia, uma casca sem emoções.
 

Pessoas, objetos, até cartas e suas palavras possuem sentimentos, possuem um coração próprio, por insetos blindados se alimentarem destes sentimentos, sempre que um Tegami Bachi entrega uma carta existe a grande chance de encontrar um Inseto blindado.


Existem vários tipos de insetos e seus nomes, cada tipo de inseto possui um ponto fraco diferente e modos de ataque, poderia fazer uma enciclopédia aqui, mas deixarei para outra oportunidade.


Mas como os Tegami Bachi lutam contra insetos blindados você se pergunta? Um Tegami Bachi depois de ser aprovado e passar por testes, ele recebe uma arma com um espírito-âmbar, um inseto raro que foi cristalizado e possui grande poder, uma arma de um espírito-âmbar tem a capacidade de projetar o coração do Tegami Bachi e atirar, e essa é a única maneira de destruir um Inseto Blindado.

 

Normalmente Tegami Bachis possuem um Dingo, um animal ou pessoa treinada para protegê-los e servir como isca, enquanto os carteiros se concentram para atirar. Um dingo são criaturas respeitáveis e normalmente são leais a vida toda aos seus donos.


O dingo de Lag Seeing se chama Niche, uma garotinha que possui o sangue de Maka, uma criatura lendária, e usa seus cabelos dourados como lâminas.
 

O decorrer do anime se dá através da entrada de Lag e Niche nesse mundo de perigos, enquanto ele possui toda uma filosofia própria sobre o valor que uma carta tem, ele vai encontrando outros tegami bachis com outras motivações.
 

Em sua busca por encontrar Gauche, ele conhece Silvette, irmã de Suede que mora sozinha, ambos criam uma amizade e Lag decide morar com Silvette até encontrar Gauche.
 

Por Tegami Bachi serem servidores do governo muitos cidadãos não gostam deles, por acreditarem que o governo é ditatório, entre estas pessoas um grupo anti-governamental surge, estes são os Reverse, pessoas contrárias ao governo que buscam destruí-los e trazer uma nova ordem ao mundo.


Sem perceber Lag Seeing se envolve nessa trama que irá se desenvolver melhor na segunda temporada, curiosos? A segunda temporada Tegami Bachi estará semana que vem aqui no Open your Mind.
 

                


Opinião Final


O desenvolvimento de Tegami Bachi é maravilhoso, esta primeira temporada vemos Lag se envolvendo com uma nova função, aprendendo e passando por situações delicadas, você vai se emocionar e se possível chorar mais que o próprio Lag, conhecendo os sentimentos que levam pessoas a escrever para outras.


A trilha sonora do anime é o seu ponto chave, com um enredo tão bem elaborado, a trilha sonora harmoniza perfeitamente, trazendo ainda mais emoção para cada episódio. Lag encontra Gauche? Quem são os Reverses? Quem é o vilão, o governo ou os Reverse?


As várias perguntas que são feitas, algumas são respondidas nas duas temporadas, mas outras ainda ficam, deixando a possibilidade de uma terceira temporada que será muito bem vinda, pois Tegami Bachi possui um dos melhores enredos já vistos por mim, sem ser complexo, é um prato cheio, repleto de emoção, comédia e shounen, a empolgação de ver essa obra estará comigo ainda por muito tempo e espero que também esteja com você!


Semana que vem trarei mais informações de Tegami Bachi Reverse, dando mais detalhes dos personagens que não pude explorar totalmente nessa matéria.


Por enquanto, confira abaixo a abertura de Tegami Bachi: