Pokémon é uma franquia muito famosa e, com certeza, muito lucrativa, visto o grande sucesso de vendas dos jogos X e Y, para Nintendo 3DS. Entretanto, o maior responsável por esse frenesi a cada geração, sem sombra de dúvidas, é o extenso anime que conta as jornadas do treinador Ash, e seu inseparável companheiro, Pikachu.

Marcando a infância de muitos por aqui ao ser exibido nas tardes do programa da Eliana, com o passar do tempo o desenho animado acabou se metendo em altos e baixos, indo da linearidade de Kanto e Johto para o ápice criativo e maior sucesso em termos de roteiro e porradaria generalizada em Hoenn, após isso, decaindo para o irritante exagero de cores, luzes e efeitos purpurinados de Sinnoh e atingindo o fundo do poço no completo fracasso e constrangimento que foi Unova.

Mas voltando ao presente, os monstrinhos de bolso agora possuem um novo anime. Tendo a responsabilidade de fazer jus ao incrível especial Origins (leia mais sobre aqui) e retomar sua dignidade, Pokémon: XY nesses primeiros episódios que foram ao ar até agora tem mesmo mostrado a que veio, provando que de uma ideia tão antiga e gasta ainda podem-se retirar uma quantidade considerável de boas coisas.

Optando por um ritmo mais dinâmico, o anime vem conseguindo encaixar inúmeras aventuras bacanas nos episódios, revendo o lado mais cômico da Equipe Rocket (inclusive voltando ao lema antigo, mas adaptado), fazendo até com que o protagonista já consiga sua primeira insígnia em uma batalha verdadeiramente planejada.

O episódio duplo de estreia é genial, com aquela trama envolvendo o Garchomp e as experiências da polêmica Mega Evolução.

O que há de Melhor?

Um dos maiores erros da temporada passada foi fazer com que o Ash se tornasse um completo burro e noob em relação a treinamento Pokémon, deixando insatisfação em todos os antigos fãs da série. Dessa vez, o rapaz de Pallet se porta mais confiante quanto as decisões e experiente em batalhas.

O aproveitamento já esperado de conceitos do já citado especial Pokémon Origins, como a animação com os dois treinadores precedendo cada batalha importante, apenas nos refresca os ânimos. Se usarem mais tiradas geniais dessa forma, o anime evoluirá demais.

Vale também citar os ótimos personagens que o acompanham, enterrando de vez qualquer lembrança de atrocidades como a Iris e o Cilan.

O líder de ginásio, Clemont, é extremamente divertido, trazendo sempre insanas invenções que acabam dando errado. Sua irmã, Bonnie, não poderia ser melhor. Responsável pelos momentos mais hilários, a garotinha deixa todo o enredo com um ar mais natural e leve. Já a co-protagonista da vez, Serena, agrega valor ao grupo com a sua beleza, maturidade e paixonite por Ash.

Aliais, vamos falar um pouco mais sobre a treinadora do Fennekin…

O que há de pior?

A completa inutilidade de Serena. Ok, muito vão pensar “mas ela monta nos Rhyhorns“. Sim isso é verdade, mas vale ressaltar que Pokémon possui um anime longo, que se inicia no lançamento dos jogos inéditos, se estende pelos prováveis remakes e finaliza-se apenas no fim das promoções da segunda leva de games da geração, sendo substituído apenas quando uma nova região é criada e todo o círculo tem início novamente. O que será dessa garota durante todo esse tempo, já que tal “dom” foi queimado logo nesses primeiros episódios?

Inclusive, a mesma disse em um dos últimos episódios lançados ao observar o desejo do amigo por adentrar na liga Pokémon de Kalos que “deve ser muito legal ter uma meta a se seguir”. Seria essa uma piada que teria escapado?

Por fim, Pokémon: XY é uma animação divertida, criativa e gostosa de se assistir, sejam vocês fãs da franquia ou não. Não é a maior maravilha em roteiro se for comparada a outros desenhos atuais ou mesmo para temporadas mais antigas da série.

Entretanto, é com certeza um sopro de esperança para toda uma legião de seguidores (incluindo eu) que anseia por novidades desses monstrinhos japoneses.