Harry Potter é com toda certeza uma das franquias mais aclamadas de todos os tempos, tendo influência em várias gerações, desde aquelas que leram seus livros até aqueles que conheceram através de seus filmes. Durante essa grande aventura de Harry, Rony e Hermione, aprendemos sobre diversos temas como a amizade, o amor, confiança, e outros mais complexos como a superação de medos e problemas familiares, e entre eles está a depressão.

Aproveitando que estamos na campanha do Setembro Amarelo, eu venho trazer para vocês a maneira fantástica que a autora J.K. Rowling encontrou de abordar a depressão através dos dementadores. Então venha conhecer um pouco mais sobre isso.

Entendendo o que é depressão

A depressão com toda certeza é uma das doenças mais afeta a humanidade através dos anos. Sim, a depressão existe há muito tempo, apesar de estar sendo mais difundida atualmente. Nunca se falou tanto de saúde mental, mais especialmente da depressão. A doença estampa capas de revistas, é assunto de diversas matérias em telejornais e debatida em posts nas redes sociais. A extensa discussão em torno da doença nos deixa preocupados com o aumento de casos em todo o mundo.

Em uma pesquisa realizada em 2017 pela Organização Mundial da Saúde, constatou-se que a depressão afeta 322 milhões de pessoas no mundo, quase a população dos Estados Unidos. Já no Brasil, os números chegam a 11,5 milhões. Em 2030, ela será a doença mais comum, de acordo com a pesquisa. Estima-se que uma a cada cinco pessoas no mundo irão apresentar esse problema alguma vez na vida.

A depressão é resultado de uma complexa interação de fatores sociais, psicológicos e biológicos. Pessoas que passaram por eventos adversos durante a vida (desemprego, luto, trauma psicológico) são mais propensas a desenvolver depressão, e, ao contrário do que normalmente se pensa, muitas vezes esses fatores psicológicos e sociais são consequência — e não causa — da depressão. O fator genético também pode tornar uma pessoa propensa a sofrer de depressão.

Entre os sintomas relacionados à depressão está principalmente a tristeza profunda e sem fim, associada a sentimentos de dor, amargura, desencanto, desesperança, baixa autoestima e culpa, assim como a distúrbios do sono e do apetite. Diferente dos sentimentos de tristeza temporários provocados por um acontecimento ruim ou situação desagradável, a tristeza provocada pela depressão não dá tréguas, mesmo que não haja uma causa aparente. O humor permanece deprimido praticamente o tempo todo, por dias e dias seguidos.

Depressão é uma doença que exige acompanhamento médico sistemático. Quadros leves costumam responder bem ao tratamento psicoterápico. Nos outros mais graves, o médico profissional irá indicar o uso de antidepressivos com o objetivo de tirar a pessoa da crise. Portanto, em caso de suspeita, um profissional deve ser consultado.

J.K. Rowling e a depressão

Talvez muitos não saibam, mas a autora de Harry Potter já sofreu com a depressão antes de obter o gigantesco sucesso que é hoje em dia. J.K. conta que a morte da sua mãe por esclerose múltipla e o divórcio conturbado foram episódios que a afetaram profundamente. Somado ao fato de que, apesar de ter tentado dar aulas em Edimburgo, acabou desempregada e amparada pelo seguro desemprego, os fatos acabaram atingindo-a de forma muito pesada, e ela foi diagnosticada com depressão.

Durante esse período turbulento, J.K. estava escrevendo os primeiros três capítulos de Harry Potter e a Pedra Filosofal e, enquanto cuidava da filha em casa e em pubs, J.K. finalmente acabou o primeiro livro da saga. Foi quando decidiu enviar os três primeiros capítulos para algumas editoras e sabemos o que aconteceu a partir desse momento.

Nossos dementadores

— Eu me senti esquisito, disse Rony, sacudindo os ombros, desconfortável. Como se eu nunca mais fosse sentir alegria na vida…

Rony Weasley – Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban

Os dementadores são umas das piores e mais temidas criaturas do universo de Harry Potter, considerados uns dos mais sujos a habitar o mundo. Dementadores se alimentam da felicidade e esperança humana e, assim, causam os piores sentimentos e desespero para qualquer um perto deles. Eles também podem consumir a alma de uma pessoa, deixando suas vítimas em um permanente estado vegetativo; em razão disso, são muitas vezes referidos como “demônios sugadores de alma”. Eles são conhecidos por deixarem uma pessoa como um “vazio”.

“— Os dementadores estão entre as criaturas mais malignas que vagam pela Terra. Infestam os lugares mais escuros e imundos, se comprazem com a decomposição e o desespero, esgotam a paz, a esperança e a felicidade do ar à sua volta. Até os trouxas sentem a presença deles, embora não possam vê-los. Chegue muito perto de um dementador e todo bom sentimento, toda lembrança feliz serão sugados de você. Se puder, o dementador se alimentará de você o tempo suficiente para transformá-lo em um semelhante… desalmado e mau. Não deixará nada em você exceto as piores experiências de sua vida.”

Prof. Lupin – Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban

A depressão é isso, um dementador ao nosso redor sugando tudo que temos de positivo e bom, afeta não somente a nós mesmos, quanto a todos ao nosso redor, deixando tudo mais frio e solitário como se a felicidade sumisse do mundo. Eles trazem as mais sombrias e tristes lembranças de uma pessoa; não importe o quanto ela tente lutar só, ela sempre será mais afetada do que qualquer outra pessoa. Mas onde há escuridão também há luz, aquela que afasta os nossos dementadores.

Conjurando um Patrono

“— O feitiço que vou tentar lhe ensinar faz parte da magia muito avançada, Harry, muito acima do Nível Normal de Bruxaria. É o chamado Feitiço do Patrono… quando funciona corretamente, ele conjura um Patrono, que é uma espécie de antidementador, um guardião que age como um escudo entre você e o dementador.”

Prof. Lupin – Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban

Patrono é um guardião que serve como proteção, composto de energia positiva que, quando conjurado corretamente, encarna a forma de um animal prateado, de aspecto único para cada bruxo. Para conjurar um Patrono, é preciso pensar em coisas boas, numa lembrança bem feliz, quanto mais feliz mais poderoso se torna o patrono.

“— uma espécie de antidementador, um guardião que age como um escudo entre você e o dementador.” […] “— um tipo de energia positiva, uma projeção das próprias coisas de que o dementador se alimenta: esperança, felicidade, desejo de sobrevivência, mas ele não consegue sentir desesperança, como um ser humano real, por isso o dementador não pode afetá-lo.”

Prof. Lupin – Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban

O Feitiço do Patrono ou Expecto Patronum vem direto do latim. Expecto significa desejar, patronum significa guardião, defensor ou protetor. Resumindo, o feitiço Expecto Patronum significa anseio por um guardião, ou seja, é como se o bruxo pedisse por alguém que viesse em seu socorro.

É aí que está a chave para derrotar os dementadores: aprenda a conjurar o Patrono! A busca de ajuda é indispensável, seja de pessoas próximas e principalmente de profissionais que saberão lidar e recomendar o tratamento necessário conforme o grau de depressão (leve, moderada ou grave). Sempre se lembre, você nunca estará só.