(Sim! Eu sei! Viva os Otakus!)

Aqui na J-Hero é de conhecimento de todos que qualquer um possui (ou tem) um lado otaku. Isso é válido até para quem nunca venha a admitir. Digo isso, porque uma pessoa ilustre internacionalmente deixou registrado para todo o planeta que é um simpatizante (assim como nós) das boas histórias que mangás e animes oferecem. Quem seria? Claro que estou falando do presidente dos Estados Unidos da América, Barack Obama.

Nesta semana, na capital norte-americana, Washington, ele recebeu o primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, com um discurso amistoso e descontraído. Isso em meio a essas visitas de Estado, que muitas vezes são importunas e cheias daquelas conversas sobre política monetária, relações internacionais etc. (não estou dizendo que isso não é importante.

É exatamente o oposto. Sei da verdadeira razão por trás desses encontros e achos pertinentes. Só digo que são cansativos, por que isso deve ser mesmo!), o todo-poderoso das Américas não deixou seu lado humorado como já estamos acostumados a ver na mídia e aproveitou o discurso aberto para agradecer "em nome dos jovens americanos" ao premier nipônico pela industrias dos mangás e animes. Ele citou também os emojis e outros elementos da cultura oriental.

“Hoje é uma oportunidade para os americanos, especialmente nossos jovens, de dizerem ‘obrigado’ por todas as coisas que amamos do Japão, como o karatê e karaokê, mangá e anime e, é claro, emojis”, brincou Barack Obama.

O presidente norte-americano é declaradamente fã de HQs, mas essa não é a primeira vez que cita referências da Cultura Pop Japonesa. Tanto que existem na internet vários memes com ele protagonizando grandes momentos otaku.

A cena chega até a nos fazer esquecer dos momentos sombrios que as duas nações vivenciaram durante a Segunda Grande Guerra Mundial. Em lados opostos, EUA (Aliados) e Japão (Eixo) protagonizaram o fim do conflito internacional com sequências de ataques que marcaram o conceito de guerra e terror.

Por parte do Japão, a explosão da base norte-americana de Pearl Habor, Ilha de Oahu, Havaí – Oceano Pacífico, em 7 de dezembro de 1941, com mais de 2400 soldados estadunidenses mortos e centenas de feridos. Em retaliação, quase quatro anos depois, em agosto de 1945 (mais precisamente nos dias 06 e 08), as cidades japonesas de Hiroshima e Nagasaki entraram para História como símbolos finais do armistício e também pelo início de uma nova era tecnólogica e militar: a Era Nuclear.

Os Estados Unidos, em parceria com aliados britânicos, detonaram as bombas atômicas Little Boy e Fat Man que arrazaram com a moral de toda uma nação e provocaram o genocídio de milhares de japoneses.

Se você é bom em inglês, confira o vídeo onde Obama e Abe estão lado a lado durante o discurso que teve essa cena curiosa e engraçada.


E como a equipe J-Hero não perde a oportunidade, vamos relembrar um dos memes mais engraçados feitos com a pessoa do presidente estadunidense, que até já esteve em algumas de nossas matérias.

Será que Obama quer ser um mestre pokémon? Confira esse que é um dos melhores trabalhos de pesquisa, sincronização e edição da BarackDubs: