Quem aqui nunca escutou falar da emocionante história de Hachiko? Com certeza já deixou muita gente caindo em lágrimas ao mostrar até onde um cão pode ser leal ao seu dono. Essa história se popularizou graças ao filme americano “Sempre ao seu Lado”, lançado em 2009 como um remake do original japonês chamado “Hachiko Monogatari” (1987).

Contudo, antes de irmos para a grande noticia, vejamos um breve resumo dessa linda história: Hachiko nasceu no ano de 1923, em Akita, e foi adotado pelo professor Hidesaburo Ueno.

Todos os dias, os dois amigos inseparáveis repetiam a rota de casa para a estação Shibuya, em que Ueno ia para o trabalho e então Hachiko voltava já no final do dia para esperar seu dono e retornarem para casa juntos. Porém, certo dia, Ueno não voltou mais do trabalho, pois havia morrido vítima de um AVC enquanto lecionava.

O pobre Hachiko, sem saber do que aconteceu, continuava esperando seu dono na estação todos os dias, mesmo sem nenhum resultado, ele voltava para um dia reencontra-lo, porém ele nunca mais retornaria e o cão persistiu em dias de sol, neve e chuva durante quase 10 anos.

Essa longa espera comoveu ambulantes que trabalhavam por lá e muitos usuários da estação, assim o cão recebia comida e cuidados enquanto ali permanecia. Apesar disso, ele não escapava dos maus tratos sofridos por alguns dos pedestres e até de outros cães à sua volta.

Hachiko foi ficando fraco e morreu no dia 8 de março do ano de 1935, mas sem antes virar destaque no jornal Asahi e muitas outras mídias do Japão, graças a sua comovente história que chamou a atenção de todos.

Até hoje o cão recebe homenagens e sua estátua mais famosa está localizada na frente da estação em que sempre perseverou e aguardava o retorno de seu dono. Outra homenagem à sua história é próprio cão empalhado que se encontra em exposição no Museu Nacional da Ciência do Japão.

Agora vamos para a grande noticia: após longos 90 anos, finalmente a eterna espera acabou! No aniversário de 80 anos da morte de Hachiko (em 8 de março desse ano de 2015) os alunos da Faculdade de Agricultura da Universidade de Tóquio (local em que Ueno lecionava) homenagearam o cão e seu dono com a inauguração da estátua que representa o enfim reencontro dos dois eternos companheiros.

Todas as informações sobre a estátua podem ser encontradas no site que conseguiu arrecadar as doações necessárias para que essa homenagem fosse concretizada.

E antes de encerrarmos, vamos deixar claro que essa não é a primeira estátua que retrata o grande reencontro entre Hachiko e Ueno, pois no Japão, mais precisamente em Tsu, existe uma próxima à estação Hisai, cidade de nascimento do professor Ueno. Mas nada disso desmerece o sucesso desse reconhecimento que os alunos da faculdade se juntaram para honrar seu antigo professor e Hachiko, o cão que possui a história mais comovente do mundo.