J-Hero, você abriu… e nós viemos. Lançado pela Netflix em julho de 2022, Marcas da Maldição (Incantation) se tornou a maior bilheteria dos filmes tailandeses de terror, além de receber várias indicações para o 24º prêmio do cinema de Taipei.

Coescrito e dirigido por Kevin Ko, o cineasta se inspira em elementos do budismo tibetano, do hinduísmo e de ritos nepaleses. No entanto, é importante ressaltar que todo o clima de histeria é baseado em fatos que ocorreram no distrito de Gǔshān em 2005.

Entre no clima com o trailer.

Enredo

Após um exercício de mentalização simples, uma voz feminina induz o telespectador a recitar e memorizar um mantra no intuito de enviar bênçãos para sua filha amaldiçoada. Logo nos primeiros minutos, estamos envolvidos com a trama que se segue. Assim, acompanhamos a vida de Li Ronan, uma mãe que tenta se relacionar com a filha enquanto lida com as misteriosas consequências de seu passado.

Seis anos atrás, antes de deixar sua filha Dodo no orfanato, Ronan presencia a realização de um ritual em nome da entidade Mãe-Buddha. Na ocasião, seus companheiros morrem após profanar o local religioso e ela é amaldiçoada.

Voltando ao presente, a casa onde moram torna-se palco de várias atividades inexplicáveis. Todos são assombrados por uma presença sombria, que, apesar de não poder ser vista, é claramente sentida (até pelos espectadores). Gradualmente, Dodo adoece, enquanto a sanidade de Li se deteriora aos poucos.

Spoiler a seguir!

Após os acontecimentos com o agente social, as descobertas sobre o ritual e suas influências, Li confessa que vem mentindo desde o começo. Ela revela que os mantras na verdade diluem a maldição, e quem os entoa está aceitando ser amaldiçoado. Quanto mais pessoas o recitarem, mais pessoas estarão amaldiçoadas e menores serão as consequências da maldição.

Neste ponto, tanto a insígnia quanto o mantra já foram frequentemente relembrados. A fita termina mostrando Dodo feliz e saudável deixando claro que a maldição se espalhou entre todos que assistiram a fita.

Assistir de noite e ir dormir na dúvida.

Análise crítica

Apesar de beber de fontes há tempos esgotadas, este found footage não sofre dos problemas recorrentes deste subgênero. Incantation utiliza-se de gravações clássicas das câmeras portáteis, mas explora narrativamente câmeras de segurança e tomadas estáticas que funcionam muito bem. Mesmo nas cenas mais violentas que normalmente vemos a câmera tremula, Kevin Ko decide passar a crueza dos acontecimentos com direito a larvas regurgitadas, dentes arrancados, dilacerações e flagelamentos explícitos.

No entanto, nas transições climáticas onde acompanhamos a rotina dos personagens, o drama entre mãe e filha incomoda constantemente. Onde a intenção era aumentar nosso relacionamento com os personagens, os momentos maçantes entre a família quebram o ritmo do terror soturno e constantemente se mostram com pouco propósito. Em algumas cenas, a falta de motivação da gravação suspende o espectador que está concentrado, mas não o suficiente para deixá-lo desinteressado, voltando a engolfar a atenção e tornar esses deslizes mais sutis.

Considerações finais

Apesar do ritmo estranho, Incantation funciona muito bem, e toda sua diversão dependerá de como você assistirá o filme. Luzes apagadas, concentração total e envolvimento com a trama irão render sustos e olhadas para o escuro do seu quarto, mas o consumo despretensioso fará sua experiência com o filme ser mediana.

As revelações finais são a cereja do bolo para quem gosta de sentir aquele medinho enquanto escova os dentes antes de dormir (principalmente se você como bom ouvinte ainda lembra o mantra). Apesar de o “monstro” final apresentar uma CGI porca, o trabalho executado até o momento faz engolir a cena e considerar todo o clima entregue até o fim.

Por fim, mas não menos importante, o trabalho dos atores (inclusive os coadjuvantes) torna o clima de suspense primoroso. As cenas de terror explícito entregam resultado graças à atuação de todos os envolvidos, que bebem da loucura e do sadismo inesperado. Contudo, não espere os melhores efeitos práticos da atualidade.

Contudo, Incantation é uma ótima pedida para sua noite de Halloween. Seja acompanhado ou sozinho, tenho certeza que ao assistir pensará duas vezes antes de se envolver com o filme, afinal, nunca se sabe o que pode realmente acontecer…