Uma garota de 16 anos invade a casa de seu vizinho durante a madrugada. Alegando motivos passionais, ela tenta repetidas vezes agredir o rapaz com uma espada de madeira. Ninguém ficou ferido durante o ocorrido, mas o ataque causou estragos em uma das paredes da sala do jovem.

Chocante, não é? Parece até mesmo notícia daqueles jornais policiais. Mas e se eu te disser que não se trata de uma notícia de um crime, mas, sim, da descrição de uma das primeiras cenas de um dos animes de maior sucesso dos anos 2000? Vamos falar um pouquinho sobre Toradora! e como, dependendo da forma como são retratadas, algumas atitudes “duvidosas” podem passar desapercebidas e até mesmo serem bem-vistas.

Sinopse

Ryūji é um rapaz que vive sendo mal interpretado por causa do seu olhar ameaçador. Todos pensam que ele é um delinquente juvenil e que a qualquer momento vai atacar alguém. É primavera e em seu primeiro dia no segundo ano no ensino médio ele encontra uma pequena garota. Aliás, ela é tão baixinha que o apelido da Taiga Aisaka é “Tigre de Bolso”. Egoísta e explosiva, Taiga se mostra uma das presenças mais temidas na escola, junto do próprio Ryūji.

Taiga, a invasora

Primeiro, “Tigre de Bolso” é o apelido mais fofo de todos os tempos. Segundo, eu pensaria duas vezes antes de falar isso na frente da Taiga. Posto isso, vamos ao que interessa. Ainda no primeiro episódio do anime de Toradora!, vemos a Taiga Aisaka, a baixinha, invadindo a casa de Ryūji Takasu, o pseudodelinquente, no meio da madrugada para “forçá-lo a se esquecer” do conteúdo da carta de amor que Taiga acidentalmente colocou na bolsa de Ryūji, pensando que esta se tratava da mochila do menino de quem ela gosta, Yūsaku Kitamura. Para tanto, Taiga tenta várias vezes acertar Ryūji com sua espada de madeira.

Se qualquer coisa similar acontece na vida real, seria uma boa ideia chamar a polícia. Na ficção, porém, esse episódio pode tranquilamente ser esvaziado de qualquer peso e se tornar apenas mais um engraçado momento em uma obra de comédia. Mas como?

Como maldades podem ser relativizadas em prol do entretenimento

“Suavizar” crimes e atitudes maldosas é recorrente em várias histórias que acompanhamos. Isso acontece especialmente quando nós temos queremos tornar algum vilão simpático ao público ou quando temos algum personagem que precisa tomar alguma atitude errada mas não é alguém mau e não pode ser visto como tal – esse é o caso de Taiga Aisaka.

Para que um personagem faça algo ruim mas saia “ileso”, existem algumas alternativas como acrescentar uma boa justificativa para tal ato ruim e/ou dar uma pegada cômica para esse ato. Toradora! faz os dois na cena que estamos observando. A invasão de Taiga à casa de Ryūji possui um tom de comédia e é motivada pela vergonha que a moça está sentindo por pensar que seu vizinho leu sua carta de amor e pela tentativa de Taiga de dar um jeito na situação. Pronto! Temos a “Tigre de Bolso” cometendo um crime e fazendo a gente rir disso.

Conclusão

A “lógica de implicação” (nome técnico dessa “suavização da maldade”) está presente em inúmeros animes, mangás e afins. Esse é um dos motivos de, por exemplo, gostarmos de assassinos com uma forte noção de justiça própria e atitudes à margem da lei como Light Yagami (e não é que a “tigre de bolso” se parece com o justiceiro favorito dos otakus?). No mais, Toradora! é um ótimo anime. Se ainda não viu, sugiro que o faça o quanto antes.

Por hoje é só, pessoal. Nos vemos na próxima semana nesta mesma coluna e nesta mesma rádio, que é do seu jeito, do seu gosto. Bye bye.