Desenvolvido e publicado pela Human System Entertainment, Clock Tower é um jogo do gênero survivor-horror e point and click adventure. O jogo foi lançado originalmente para o Super Nintendo (1995) e alguns anos depois foi portado para o PlayStation (1997).

A trama gira em torno da protagonista Jennifer Simpson, uma jovem órfã do Orfanato de Granite no distrito de Romsdal, Noruega. Jennifer e outras órfãs são adotadas por um homem chamado Simon Barrows e levadas para uma mansão conhecida como Clock Tower. Uma vez na mansão, o jogador deve interagir com os personagens e objetos. Caixas de texto resultantes das interações mostram pistas e ajudam o jogador a desvendar o mistério da mansão Clock Tower.

Clock Tower corre no sentido contrário a outros jogos do gênero de terror, visto que foca no desenvolvimento de uma trama profunda com bastante suspense ao invés de recorrer a cenas de ação e a jumpscares. Assim como nos jogos da série Resident Evil, Clock Tower também possui puzzles que devem ser solucionados para dar continuidade a história.

Clock Tower permite entender melhor as histórias de terror e lendas urbanas japonesas que são tão assustadoras quanto as contadas no ocidente. A seguir estão alguns mitos que merecem ser citados.

O Túnel Kiyotaki

Túnel Kiyotaki (Crédito: Google Maps)

O Túnel Kiyotaki se encontra na cidade de Kyōto e, segundo a lenda, é assombrado por espíritos de homens tratados como escravos que morreram enquanto trabalhavam em sua construção. O túnel tem 444 metros, sendo que o número 4, para os japoneses, é visto como um algarismo amaldiçoado. Algumas pessoas acreditam que os fantasmas dos trabalhadores mortos vagam tanto no interior do túnel quanto em seus arredores durante a noite.

A Vila Inunaki

Vila Inunaki (Crédito: Google Maps)

Há uma lenda urbana que fala a respeito de uma vila na cidade de Fukuoka chamada Inunaki. Segundo os poucos visitantes que se atrevem a ir à vila, ao se aproximar é possível ver uma placa com a seguinte mensagem: “As leis constituintes do Japão não se aplicam aqui”. Canibalismo e assassinatos seriam muito comuns por lá. Outro mistério acerca da vila Inunaki é o fato de equipamentos eletrônicos falharem ou então não funcionarem naquela região. Há registros de pessoas que foram até a vila e nunca mais voltaram.

Hitobashira

A palavra hitobashira pode ser traduzida como pilares humanos. Uma crença ancestral do povo japonês era de que, para que as construções fossem abençoadas pelos deuses, eram necessários sacrifícios humanos. Como sacrifício, eram construídos pilares com pessoas presas dentro deles. Uma vez abençoada pelos deuses, a construção também ficava amaldiçoada pelos espíritos das pessoas seladas no interior de seus pilares.


É interessante saber que os japoneses também gostam de contar histórias assustadoras e criar lendas urbanas usando elementos da sua própria cultura como base para sua elaboração e o quão criativas elas vêm a ser.