Street Fighter, lançado como jogo em 1987, foi um sucesso enorme em seu lançamento. Então em 1995, um anime foi encomendado, intitulado Street Fighter II: V de (Victory), baseado no famoso jogo de 1991.

O anime acompanha a trajetória de Ryu Hoshi e Ken Masters (nome de magnata HaHaHa), dois amigos que treinaram juntos na infância no Japão. Porém, com o tempo, Ken — que é americano — voltou para o seu país, deixando Ryu no Japão. Um tempo depois, Ken volta ao Japão pedindo a ajuda de Ryu para que este se disponha a ajudá-lo a aprimorar suas habilidades. Ryu fica um tanto confuso no começo, porém seu instinto de buscar aperfeiçoamento o faz largar seu trabalho de lenhador com seu avô e ir ajudar seu amigo (que mancada, Ryu!).

Ryu voa com Ken para os EUA (Ryu voa com Ken? HaHaHa) e lá começa a jornada de aprimoramentos e descobertas. Os dois vão a um bar procurar informações sobre lutadores que vêm surgindo, mas acabam arrumando confusão e “testando seus punhos em uns rostos”. Porém, o líder dos arruaceiros — um arruaceiro pior —, chamado Guile, desce o braço os desafia e acaba saindo “vitorioso” no primeiro encontro, fazendo com que Ryu e Ken percebam que ainda há pessoas mais fortes que podem superar.

Guile: casca-grossa

Uma das cenas mais impactantes do anime é quando Ryu faz seu primeiro Hadōken.

Ryu brabo apelando em certa altura

Não irei me alongar, pois me empolgarei e contarei toda a história (HaHa dá vontade). O que contei até aqui foi o início do anime, muitas coisas divertidas e aventuras virão com o decorrer do anime, vale a indicação. Em outro momento pretendo fazer um resumo da franquia, explicando as diferenças do jogos e as continuações, mas para isso preciso “zerá-los” (o que levará um certo tempo HaHa).

Curiosidades

No anime, Ryu é um homem impulsivo, e Ken, um homem passivo. Porém, isso vai contra a lógica dos jogos, em que Ken é descrito como “impulsivo, agitado e um pouco egoísta”, porém não deixa de ser companheiro e ajuda sempre que é solicitado. Já Ryu é descrito como “calmo, sério e centrado”, sempre procurando aperfeiçoamento, tanto que isso pode até passar uma má impressão.

O anime foi baseado na franquia de jogos mais valiosa e lucrativa da Capcom. Hoje a franquia conta com cinco jogos sequências, retirando as atualizações e DLCs. O anime em questão é um dos mais fiéis baseado na franquia de jogos e está disponível no catálogo atual de streaming da Netflix e da Amazon Prime Video.