Yoo, como prometido aqui, eu estou novamente com mais um Made in Ásia. Fiquem tranquilos, pois esta semana não haverá fantasmas ou lendas de terror. Ao contrário, vamos conhecer um pouco a mais sobre uma das mais belas árvores existentes, a Sakura (também conhecida com Cerejeira).

Antes de começarmos nossa viagem, queria agradecer a todos que pararam um pouquinho sua rotina e fizeram uma jornada pela Coreia do Sul, com direito a sustos e um pouco de conhecimento.

Agora sem mais delongas vamos conhecer um pouco sobre a Cerejeira uma das árvores que dão cor e um, por que não, um tom mais romântico ao país do sol nascente. Preparem um lanche e coloquem o cinto, pois essa semana nós iremos ao Japão!

Decolando…

Já se perguntou de onde veio a Sakura? Uma dica, não é do Japão.

É isso mesmo o que você leu. Apesar dos japoneses serem grandes apreciadores dessa árvore, ela não é originária de lá…

A Cerejeira tem origem na China e na Índia! E pertence à família das rosáceas e do gênero prunus. No Japão a chegada da árvore consta do século VII, onde o imperador Saga em Kyoto teria promovido no jardim do palácio imperial o primeiro Hanami (apreciação das flores). Atualmente existe cerca de 300 espécies da planta por todo o país.

Por que os japoneses cultuam tanto essa árvore?

Um dos principais motivos dessa adoração (eles a respeitam como se fosse a bandeira ou o hino nacional) é a sua delicadeza que lembra bastante os ideais de simplicidade e pureza que eles acreditam que todo ser humano deve possuir.

Mas a Sakura tem vários simbolismos. Ela pode representar a beleza feminina, o amor, a felicidade, a renovação, a esperança e a sensualidade. Seu suco é de um vermelho e um gosto tão intenso que por muitas vezes este é comparado ao gosto do primeiro amor.

Como as suas flores ficam por pouco tempo, ela também representa a fragilidade da vida humana.

Lendas

Quando falamos dos orientais é muito raro não ter uma lenda envolvida. E se tratando da árvore mais conhecida do Japão, há várias lendas sobre seu surgimento no país e sobre também seu simbolismo.

Relacionada á sua origem uma das lendas mais conhecidas é sobre a princesa Konohana Sakuya Hime, do qual o nome da árvore provavelmente foi adaptado, e de acordo com a sua lenda a após sua morte, a Hime caiu do céu próximo ao Monte Fuji e transformou-se na árvore.

Há também a crença de que a árvore surgiu a partir da cultivação do arroz e deu origem ao nome da planta. Em japonês “kura” seria o local onde o arroz é depositado após sua colheita.

Já relacionada ao seu simbolismo há a lenda do velho samurai Iyo, que representa a fragilidade da nossa vida. Veja-a abaixo:

Iyo já tinha vivido muito e não restou nenhum de seus familiares para que possa conviver. A única coisa que lhe restara foi uma Sakura, sua velha companheira de batalha.

Ele lembra que quando era criança, já aproveitara sua sombra e brincara muito por lá. Mas agora, o que lhe resta são as lembranças de seus familiares. Havia vários pequenos papéis onde poemas, criados por sua família, ressaltavam a beleza da velha árvore.

Certo dia, a Sakura começou a morrer. Os vizinhos do samurai tentaram plantar outra em seu lugar, mas ele não permitiu. Para ele, aquilo era uma prova de que seus dias estavam para acabar.

Então, Iyo foi até o tronco que restara da arvore e fez um último pedido: a cerejeira deveria florir mais uma vez e se seu desejo fosse realizado, ele saberia que esse seria o momento para ele morrer.

E após o desejo, em pleno inverno, a Sakura floriu por mais uma vez. Vendo que seu desejo foi realizado o samurai cometeu harakiri (ou seppuku, ritual suicida, destinado apenas à classe guerreira). Segundo a lenda a árvore flore todos os anos no aniversário da morte do samurai.

…Pousando

No Japão as flores de cerejeira florescem todo ano no início da primavera, que geralmente começa no mês de março. E é nessa época que ocorre o Hanami, onde milhares de japoneses, e também estrangeiros, apreciam as flores, cantam, dançam e fazem piquenique nos parques próximos às árvores. E as flores da Sakura normalmente dura somente três dias... 🙁

É… Nossa viagem fica por aqui. Mas fique ligado, pois mês que vêm tem mais Made in Ásia! Até lá deixe aí nos comentários o que acharam dessa matéria e o que a Sakura significa para vocês. Até mais… O/