Pode não parecer, mas músicas dentro de jogos também são consideradas j-music. Essas músicas que estão presentes dentro dos jogos japoneses são de grande importância para a indústria musical e também para a industria de jogos, então hoje irei falar um pouco sobre essas músicas que foram criadas para deixar os jogos japoneses ainda mais épicos.

O Japão já nos proporcionou diversas obras magníficas tanto em questão de jogos como trilhas sonoras que eu tenho certeza que marcaram o coração de muitos tanto quanto marcaram a minha vida. Presentes em momentos calmos ou agitados, em clímax e batalhas árduas, nos momentos felizes e tristes, as trilhas sonoras dos jogos sempre estiveram presentes para dar um pouco mais de vida e imersão aos jogadores.

OST de Chrono Trigger

O que dizer de um clássico favorito de muitos? Chrono Trigger com certeza marcou uma geração, e presente em sua produção tivemos diversos grandes nomes da indústria dos jogos como o grande Hironobu Sakaguchi, produtor da famosa franquia Final Fantasy. Também tivemos a presença de Yūji Horii, diretor de Dragon Quest; o grandissíssimo Akira Toriyama, o criador da série Dragon Ball; e Nobuo Uematsu, o compositor responsável pela memorável trilha sonora de Final Fantasy.

Yasunori Matsuda e Nobuo Uematsu

Sinceramente, não tem como escolher uma música favorita dentro das diversas da OST de Chrono Trigger, com as composições criadas pelo Yasunori Matsuda, que tinha acabado de começar sua carreira na época. Ele acabou contando com a ajuda de Nobuo Uematsu, que já havia criado diversas músicas marcantes dentro da franquia Final Fantasy, e juntos acabaram criando uma das trilhas sonoras mais marcantes de todos os tempos.


Chrono Trigger acabou sendo um jogo que considerados por muitos até hoje um dos melhores jogos de todos os tempos, e acredito que por causa de sua jogabilidade inovadora para a época e pela presença de uma ótima trilha sonora acabou conquistando o coração de muitos jogadores.

OST de Persona 3

Agora mudando de geração e falando um pouco sobre Persona. Shōji Meguro foi um dos principais responsáveis pelo sucesso da franquia: após se tornar diretor de produção musical da franquia Persona e sugerindo novos estilos e criando as composições musicais para a franquia, acabou se destacando pelo seu trabalho, e suas músicas acabaram se tornando uma das principais marcas registradas da franquia.

Shōji Meguro

Shōji Meguro acabou se destacando pelos estilos musicais variados dentro da franquia Persona, em que o Persona 3 tem uma identidade musical mais ligada ao hip hop, o Persona 4 é mais ligado para a música clássica e o Persona 5 tem uma pegada mais de jazz. Mas em todos o rock vem presente para complementar, e em algumas trilhas há a presença de ótimos vocalistas como o rapper Lotus Juice, as cantoras Yumi Kawamura, Shihoko Hirata, Lyn Inaizumi, entre outros.

Persona 3, 4 e 5

A franquia Persona é bem popular fora do Japão. Apesar de muitos não conhecerem a franquia aqui pelo Brasil, por causa de sua jogabilidade que muitos consideram ultrapassada, a franquia conseguiu conquistar seu espaço no mercado apenas por suas histórias sombrias e interessantes junto com uma trilha sonora de cair o queixo, duas das marcas registradas da franquia descrita por qualquer fã.