Metal Slug foi um dos jogos eletrônicos a conseguir grande sucesso e popularidade na segunda metade da década de 90. Criado em 1996, pela SNK, o game ganhou várias versões, para os mais variados tipos de consoles, como o Sega Saturn, Game Boy Advance, PlayStation, PS2, PSP, Nintendo Wii, Xbox, Xbox 360, Nintendo DS, PC e até mesmo para celulares.

É difícil achar quem não tenha jogado pelo menos alguns minutos deste fantástico jogo, no entanto, um bom número desconhece o contexto de Metal Slug.

A história se passa no ano de 2028, onde duas facções militares travavam sangrentas batalhas em busca de poder. A primeira era conhecida como “Exército Regular”, enquanto a segunda, “A Luta”, era composta por um grupo de pessoas que defendiam a presença de um governo militar que controlasse todo o mundo.

Enquanto o exército era formado por soldados muito bem treinados para combater o terrorismo, a rebelião era constituída principalmente por terroristas e soldados que buscavam alcançar o poder. No entanto, a corrupção já havia se instaurado no exército, fazendo com que oficiais ignorassem ordens e comprometessem os resultados das missões.

Para piorar a situação, o Vice-Almirante Morden, do Corpo de Fuzileiros Navais – um dos melhores oficiais do exército – tem seu filho morto por um ataque do exército regular, resultando em um grande bombardeio no Central Park. Morden então decide se juntar à rebelião, participando de vários ataques ao exército.

Liderados pelo agora General Morden, os rebeldes passam a se aproveitar das falhas dos altos oficiais do Exército Regular, utilizando-se de novas tecnologias para atacar os soldados e roubar armas, aviões e todos os tipos de recursos que o exército tinha a sua disposição.

O exército precisava reagir! Foi criado então o protótipo de tanque que utilizava tecnologia avançada, chamado de Super Vehicle-001 (sim, o tanque com o qual jogamos). Era a grande chance do contra-ataque as forças regulares! Só que não… A corrupção dentro da organização fez com que os tanques também acabassem sendo roubados pelas forças rebeldes.

O pouco de esperança que restava aos soldados estava indo embora. Estes não tinham mais em quem confiar. Pelo menos era o que achavam, pois entrava em cena o PF Squad (Esquadrão Falcão Peregrino), que, com os combatentes Marco Rossi e Tarma Roving, iniciam um desesperado contra-ataque às forças rebeldes. E assim o jogo começa!

Como um típico Run and Gun, a jogabilidade de Metal Slug consiste em atirar e matar um número enorme de inimigos, avançando pelo cenário até chegar ao “chefão”. Para matar os inimigos, o jogador pode fazer uso das armas ou até mesmo utilizar o combate corpo a corpo. Além disso, ao destruir certas partes do cenário ou libertar prisioneiros, podem-se conseguir alguns itens, como munições e upgrades.

O sucesso da franquia rendeu ainda mais seis jogos para a série (Metal Slug 2, X, 3, 4, 5 e 6) nos arcades, resistindo até os últimos dias de fama dos fliperamas. Mais soldados também foram apresentados, como Fio Germi, Eri Kasamoto, Trevor Spacey, Nadia Cassel, Clark Still e Ralf Jones. Saindo dos arcades, a franquia ganhou mais dois títulos, que obviamente saíram apenas para os consoles atuais.

Confira um gameplay: