O gênero Mahou Shoujo foi por um bom tempo destinado a meninas e isso não muda em Puella Magi Madoka Magica porém, existe algo que torna o mangá extremamente diferente, extremamente sério não apenas dos demais títulos de garotas mágicas, mas de animes para meninas em geral e é disso que o ICECREAM vai falar hoje: o grito de uma obra em nome de todas as adolescentes de 13 anos.

Para os leitores duvidosos de que um anime com aparência e traços tão fofos e infantis pode conter uma mensagem tão séria e ser mais do que parece, já adianto que no início da história uma personagem (tentarei evitar spoilers ao máximo) que normalmente é admirada morre em uma cena considerada brutal demais para um anime do gênero, especialmente um anime que têm meninas jovens como heroínas, levando à ruína a atmosfera que o anime aplicava sobre o espectador.

Certo, indo direto ao ponto, Madoka Magica passa a ideia de como é dificil a vida de uma garota entrando na adolescência, não que essa não seja um fase dificil para todos, mas sim extremamente distinta para o sexo feminino com assédios que chegam a ser quase morais com relação ao comportamento adotado por uma jovem mulher. E ainda os constantes esteriótipos impostos pela sociedade principalmente quando se trata das escolhas que a adolescente faz a rotulando cruelmente como feminista, oprimida, oferecida e até lésbica somente para citar alguns exemplos.

Para a surpresa do espectador, o anime vai AINDA mais além do que as questões citadas que já são conhecidas. No anime, a mãe de Kaname Madoka é uma executiva bem sucedida e seu pai faz todas as tarefas que nos dias de hoje atribuem-se às donas de casa; um detalhe que chama atenção logo no início e provavelmente foi essa a intenção.

Oo fato de chamar tanta atenção mostra o quanto é vista como incomum essa inversão de papéis dentro de uma família; vale destacar que Kaname Madoka ama incondicionalmente seus pais como uma afronta gritante à ideia de que a estrutura familiar seria "bagunçada" com uma mulher aos moldes contemporâneos.

Ainda seguindo a linha do grito de rebeldia para as jovens mulheres, todas são personagens distintas, não por simplesmente ser um atrativo que demonstre a habilidade do autor na construção de personalidades, mas sim para expor as várias faces de uma garota jovem, para gritar que elas não têm de ser todas iguais e agir de acordo com o que é "feminino" tradicionalmente.

A protagonista, Kaname Madoka é a típica garota insegura que valoriza sua familia e a amizade acima de tudo; Sayaka Miki é mais "bruta" que as demais, porém sem perder seu ar de mulher quando seu amor por um músico deficiente é exposto com grande maestria pelo autor durante todas as cenas envolventes do amor platônico da personagem.

Akemi Homura mostra que uma mulher pode ter segredos e que ser calada não é ser timida, mas sim ser simplesmente reservada já que a personagem é sem dúvida a personalidade mais forte do enredo sem "subir no salto" nem empinar o nariz como a sociedade normalmente veria uma mulher com tais atitudes.

Mami Tomoe passa a ideia de que toda mulher sabe ser mãe e é destinada a isso, não pela personagem ser uma mãe especificamente, mas pela atitude que Mami tem para com as suas companheiras em cuidar e proteger como verdadeiras aprendizes mantendo-se sempre admirada pelas mesmas, como uma mãe.

Kyoko Sakura é a garota rebelde, malvada que aparenta querer chamar atenção para si, mas no fundo libera suas frustrações no mundo como é com qualquer jovem e não somente com mulheres, porque as mulheres também se irritam e também sentem raiva. E essas são as faces femininas expostas em Puella Magi Madoka Magica onde todas compoem um pouco da mulher contemporânea.

As imagens e temas fortes abordados (que não serão mais detalhados aqui para evitar spoilers) são tentativas constantes de quebrar paradigmas ultrapassados, como o velho "isso é assunto de homem" , e gritar para o mundo que mulheres também entendem tais assuntos e lidam com eles tão bem quanto homens.

A posição da mulher vem sendo alterada e aceita em todo o mundo, porém de maneira dolorosa para a maioria delas. Puella Magi Madoka Magica veio para ser o messias da mulher moderna no mundo otaku, falando novamente das personagens que são o maior veículo de disseminação de ideais do anime/mangá de Magica Quartet.

Portanto, as típicas meninas japonesas que antes eram dividas entre yamato nadeshikos (donas de casa em treinamento, praticamente) e mulheres independentes que assustam a maioria dos homens japoneses agora ganharam novas faces… pois Madoka, Sayaka, Kyoko, Homura e Mami estão dentro de todas elas tal a força da personalidade de cada uma delas.

Esse foi um grito um tanto quanto sufocado por ser um anime famoso e não tão recente com perigo de spoilers involuntários. Espero ter passado a mensagem claramente à você, caro leitor, e que esteja ansioso para ver a obra do grupo Magica Quartet ou se ja viu pôde refletir um pouco mais sobre a obra de arte que é Madoka Magica.

Deixe sua opinião, discuta, me contrarie e adicione novas informações se possível, é isso que faz essa coluna rica em conteúdo: a sua participação em assuntos polêmicos. Que Madoka olhe por todos nós.

Até o próximo grito.