Bem vindos a mais um Entendendo! Neste mais belo dia de chuva, sim aqui esta chovendo pra caramba, mas nada que um pouco de café quente para animar a mente.

Eu estava decidido que iria escrever este Entendendo Tatuagens o mais breve possível, pois estava devendo a uma amiga querida do SuicideGirls.

Para os que procuram um conforto para uma boa leitura, veio ao lugar certo, neste Entendendo, iremos falar sobre o surgimento de um estilo único de expressão e mais único ainda para os japoneses, vamos ao Entendendo – Tatuagens!

Espiritual

Cerca de quase mil anos a.C, as tatuagens eram tratadas como uma marca sobre o que o guerreiro havia passado, lutas, guerras ou até mesmo reflexões sobre sua vida (coisa que ainda é hoje em dia para alguns adeptos a famosa agulha). Ainda a quase mil anos a.C os maiores adeptos a tatuagens eram os que buscavam marcar seu corpo como símbolo espiritual.

 

 

Os Malquistos no Japão

Desde onde se tem notícia: Era Tenno, Era de Jinmu Tenno, o primeiro imperador do Japão, aqueles que eram tatuados eram considerados bandidos. As marcas no corpo eram feitas como forma de punição para lembrarem do passado de suas vidas e uma forma de avisar as pessoas ao redor que aquele ser não era digno de confiança.

Novos Hábitos

Com o passar do tempo, as tatuagens foram ganhando outra forma de olhar, a visão sobre o corpo marcado era bem vista por alguns e considerada uma possível forma de arte, apesar de não ser muito aceita, tal pensamento ainda perdura devido a cultura de deixar o templo (corpo) puro, sem marcas.

Estilo Japonês de Tatuar

Considerada um estilo proibido durante a Era Meiji, o tatuador era punido severamente caso fosse pego em flagrante. Após o período da Segunda Guerra, os considerados mestres no estilo de tatuar japonês, chamados de Horishi puderam ganhar espaço para espalharem a técnica única para os discípulos.

A técnica de tatuar japonesa é conhecida por Tebori, que consiste em usar apenas uma haste de bambu (ou aço devido a adaptação do manuseio) com várias agulhas enfileiradas, nada de usar máquina que dá mil agulhadas por segundo! O negócio era na mão!

Técnica

O “curso” de aprendiz de Horishi, dura cerca de cinco anos, existem poucos adeptos a tal procedimento, pois consiste em usar ervas, plantas e pedra triturada para fazer as cores. Tatuagens usadas neste estilo podem durar meses ou anos para serem concluídas, mas o resultado vale muito mais apena do que a do estilo ocidental, com cores mais vivas e detalhes particulares de cada Horishi são notados a cada centímetro da tatuagem.  

Status e Yakuza

Acho interessante notar que uma coisa que já notei de algumas pessoas que me perguntam é:

O que a yakuza tem a ver com as tatuagens?”.

Bom, isso vem de muito tempo, como expliquei a pouco, o criminoso teria sua pele marcada com imagens que indiquem o crime que ele cometeu.

No caso da Yakuza, funciona do mesmo modo, o status dentro da mesma, varia de acordo com seus feitos e funções, e para deixar registrado o seu nível de confiança e feitios para entrar são feitas marcas em seu corpo, desenhos e artes que indicassem os seus feitos.

Como prova de que ele era realmente digno de tal posição as tatuagens deveriam ser feitas no estilo Tebori, pois consiste em esticar a pele para perfurar as agulhas enfileiradas presa na haste e tal método é doloroso e lento.     

A Tatuagem

Uma arte para alguns e um tabu para outros, a cultura que temos muita das vezes segue caminhos diferentes aos nossos olhos particulares, somos únicos e queremos muitas das vezes demonstrar isso de alguma forma.

Usar a tatuagem para mostrar a si ou aos outros um gosto particular, uma mensagem, ou uma representação de seu ser é usada desde uma forma de expressão, como até culturalmente, esta é a beleza do ser humano.

PS: Não faça isso:

Para os que são adeptos ao estilo de música Soul Japonês, fiquem com o Dj Okawari:

Gostou desta matéria? Não percam o próximo Entendendo! Pois temos mais coisas sobre o universo japonês!