Incrível como um título tão simples pode fazer um diferença não acham?

Neste novo Entendendo iremos falar de algo que é tomado como referência mundial, culturalmente falando, o Respeito Japonês. Portanto, se está aqui para procurar melhorar o seu dia a dia de forma a receber e dar algo que todos merecem, está no lugar certo.

Brasil, nosso belo país, é a junção de várias culturas decorrentes de seu passado, olhar com maus olhos o que nosso belo país tem a mostrar é como negar as origens, desrespeitar nossos familiares e acima de tudo nossa linhagem. Com esse primeiro pensamento temos uma breve noção de onde começa o marco japonês: o respeito.

Família

Tal palavra escrita em kanji, é inicialmente escrita com o kanji de força, a força familiar, a união, isto é a base de uma vida plena, o respeito familiar, a honra da família é a coisa mais sagrada dentre os japoneses, aprender que a hierarquia tem como base o respeito entre pai e filho é algo que se aprende cedo.

Todos nós já tivemos problemas com nossos familiares onde gritos e berros ecoavam pelas paredes da casa e isso é normal conosco (nós brasileiros) pois é nossa maneira de interagir e colocar nossos pontos, somos muito exaltados e expressivos, nosso modo de expressar o amor que sentimos por nossos familiares é algo surpreendente. “Não mexe no meu irmão que te arranco o olho!”.  No Japão, levantar a voz mesmo que por poucos segundos para o pai é algo desonroso.

Idosos

O respeito aos mais velhos é algo que mais me impressiona, produtos vendidos em supermercados são mais baratos para os senhores de idade do que para bebês, em filas e terminais, todos esperam parados e sem tumultos para os senhores entrarem e sentarem.

Ao andar no parque, não consegui achar uma pessoa que não fizesse uma simples reverência ao passar por um senhor idoso que caminhava com sua esposa e cachorro, lá, o digno pensamento está colocado na mente de cada um deles: “Um dia eu chegarei a esta idade e quero ser respeitado da mesma forma.” Ou “ Este senhor fez muito na vida, o mínimo que posso fazer é isso”.

Atos que realmente me deixam boquiaberto. Alguns chamam de praticar a bondade, algo que já está sendo “típico” de se agir.

Público

Andar pelas ruas de Tóquio, sentir o vento frio do fim de tarde e ver que pessoas ainda irão correr para matar o leão do dia-a-dia. Atitudes que são ensinadas do berço e até o pensamento que acho incrivelmente sábio, mas antes de falar dele, irei contar uma coisa que vi em Fortaleza, Ceará: Andar de ônibus é uma situação desagradável, todo mundo sabe disso, todos possuímos problemas e desafios que nos assolam e muitas das vezes procuramos não ir de encontro a outro, ou muitas vezes não buscamos extravasar a raiva em alguém que não merece, não que alguém mereça não é? Sentimo-nos incomodados quando somos retirados de nosso “conforto” particular dentro de um coletivo e isso se tornou natural de uma forma que nem ligamos mais em retirar uma pessoa do conforto, onde quer que estejamos. Daí vem a pergunta: “Como me portar em uma sociedade que não conheço?”

O Respeito a cada Passo

Tornar algo um hábito sempre é difícil. Ver que cada um de nós possui uma singularidade é o primeiro passo para entender que não devemos estar perdendo cabeça com coisas fúteis. Ver que cada um de nós, apesar da singularidade possui um mundo particular que não quer ser incomodado também é algo que muitas das vezes esquecemos. No Japão, sorrir e tampar a boca para não mostrar os dentes, pensando que isso irá desagradar a pessoa que vê seu sorriso é pensado desta forma, imagina então beijar!

O Pensamento

É desta forma que o pensamento a qual havia falado é constituído: “Perdoe-me por incomodar”, “Perdoe-me por retirá-lo de seu conforto”, “Perdoe-me por existir!”. O pensamento de respeito por cada coisa que fazemos, buscando sempre imaginar-nos em um jogo de xadrez nos 3 próximos movimentos, em que dois deles devem ser pensados em relação em outra pessoa antes de você.

Isso sim é o respeito que os japoneses tanto demonstram a ponto de se tornarem mundialmente conhecidos por sua bondade. Porque claro, o respeito pelo próximo irá gerar ramos para outras qualidades das quais são consideradas honrosas para cada um de nós.

Obrigado por terem lido este Entendendo o Respeito Japonês! Fique ligado pois o próximo que será bem…marcante! No quesito pele!

Bônus:

Special Feeling é um meme japonês que mostra a vergonha da namorada ao ser entrevistada. O repórter pergunta qual o sentimento que ele tem vendo nevar.
“Andar pelas ruas abraçado com a pessoa que amo é um sentimento bem especial”

A pose de ambos gerou várias montagens pela internet.