Sem dúvida alguma 2012 foi o ano mais importante da Panini no Brasil, no que se diz respeito à mangás. Se por um lado à editora ainda deixa a desejar no quesito regularidade e há vários títulos paralisados há anos, foi um marco para o mercado brasileiro de quadrinhos japoneses o (re) lançamento de One Piece em dois formatos: desde o início para os novos leitores e dando sequência à história onde a Conrad tinha cancelado.


Alem disso, trouxe na sequência duas obras adoradas e que viraram hit por onde passaram: Monster (outro maltratado pela Conrad) e o inédito 20th Century Boys, fora à volta do grande sucesso Dragon Ball, agora em seu formato original.


Para 2013 a editora não irá deixar a peteca cair e continuará investindo tanto em títulos fortes e que já possuem grande popularidade entre os otakus, quanto em mangás mais desconhecidos, mas que podem surpreender os mais desavisados.


Com exclusividade, divulgamos a seguir 4 novidades que chegarão às bancas brasileiras ainda no primeiro semestre do próximo ano pelo selo Planet Mangá:
 

  


Katekyo Hitman Reborn! – Um dos títulos mais pedidos pelos  leitores, a obra de Akira Amano tornou-se uma das séries mais populares da Shonen Jump desde que começou a ser publicada, em maio de 2004.


Reborn! chegou ao fim com um total de 42 volumes, o que pra muita gente será um alívio não pegar algo que está em andamento, e sendo assim, sujeito a hiatos.


Pela quantidade de edições, nota-se que a Panini está confiante no sucesso do título por aqui, uma vez que a tendência das editoras nacionais é buscarem obras mais curtas (excetuando-se “blockbusters”, é claro) e evitar assim possíveis prejuízos.


No mangá acompanhamos o até então desajeitado estudante Tsuna, que um dia, ao encontrar um pequeno bebê, tem sua vida transformada e descobre que será treinado para ser o sucessor da Vangola, uma poderosa família da máfia italiana.


Uma animação com 203 episódios foi produzida pelo estúdio Artland e encerrada em 2010, ou seja, não conta a história completa.
 

        


Toriko – Todos sabiam que mais cedo ou mais tarde apareceria por aqui devido à sua crescente popularidade na mesma Shonen Jump – aliando ao fato da versão animada ser uma das maiores apostas do catálogo da Toei para o ocidente.


Criação de Mitsutoshi Shimabukuro é publicada desde 2008 e tem até o momento 21 volumes encadernados e nenhum sinal de que acabará tão cedo.


Toriko é ambientado em um universo onde o lado gourmet da vida é muito valorizado. A história gira em torno do Bishokuya Toriko, um brutamontes no melhor estilo Hokuto no Ken que sai pelo mundo em busca dos mais raros e saborosos ingredientes para montar o seu cardápio perfeito.


A versão animada estreou ano passado na Tv Fuji, caminha pros 100 episódios e já rendeu umaOVA, especial com One Piece e um filme para os cinemas. Fora isso a série vive aparecendo no top 10 dos animes mais assistidos em território japonês.
 

              


Psychic Detective Yakumo – Por aqui deve sair apenas como Psychic Detective. Conta à história de Yakumo Saitou, estudante universitário muito reservado que nasceu com um dos olhos vermelhos, e que graças a isso pode ver fantasmas e espíritos. Com esse poder, Yakumo ajudará os seres sobrenaturais a se desvincularem desse mundo, podendo ir para o outro lado em paz.


Apesar da sinopse acima se encaixar em qualquer shounen genérico, Psychic Detective é um shoujo que adapta a série de light novels homônima de autoria de Manabu Kaminaga – que inclusive gerou inúmeros outros livros, além de um drama para TV e uma série animada pelo estúdio Bee Train.


O mangá, sob-responsabilidade de Suzuka Oda, é serializado desde 2009 e possui até o momento 8 volumes encadernados. Curiosamente começou na antologia Hana no Yume e posteriormente foi migrado para a Asuka, onde continua até hoje.


Alem desses mangás citados acima, a Editora Panini também lançará outros, com uma menor quantidade de volumes, para se encerrarem até o primeiro semestre de 2013.
 

                  


Triage X – Serializado na revista Dragon Age desde 2009 e contando com 5 volumes até o momento, trata-se de um mangá que mescla além da costumeira ação, elementos de ecchi e fanservice pra fazer o público (masculino) delirar.


O traço não mente: é outro trabalho de Shouji Satou (especialista em mangás safados), desenhista de Highschool of the Dead, também da Panini – sinal que HotD agradou?


Em Triage X temos um jovem colegial que se vê envolvido com um grupo de enfermeiras danadinhas que na verdade pertence a uma organização secreta chamada Black Label, um grupo de extermínio que caça pessoas “famintas por poder”, já que as autoridades recusam se envolver.


Quem pensou que nessa nova onda de novidades a Panini não investiria na área, aqui está o representante da vez.


É bom lembrarmos que a editora trará outras novidades no decorrer de 2013 e também deverá retomar alguns títulos que estão paralisados, pra alívio dos leitores.