Oi! Eu e a Vicky estamos novamente aqui para comentar sobre o último episódio de Shingeki no Kyojin, que foi transmitido no último domingo, 13 de março.

Este review de Shingeki no Kyojin contém spoilers!

E chegamos a um dos episódios cruciais da última temporada de Shingeki no Kyojin: a luta pelo porto pela aeronave, um episódio recheado de ações e também de escolhas a serem tomadas que podem mudar completamente a cabeça dos garotos. Confesso que eu estava esperando muito para isso acontecer para ver a volta de uma certa Titã Fêmea.

O episódio já logo no começo nos entrega uma coisa muito interessante, que foi Magath pedindo desculpas a todos ali por seus atos. Eu jurava que ele nunca faria isso, ainda mais depois do episódio anterior, em que ele falou tantos absurdos para Jean e os outros, mas ao que parece está mudando — ou será que não?

Finalmente podemos ver Annie se transformando de novo e lutando ao lado de Reiner — e que cena, meus amigos! Bem recheada de ação e um belo exemplo de como deve ser usado o 3D em animes, pois funcionou perfeitamente. Junto com a música que escolheram, isso resultou em uma parte muito tensa e emocionante do episódio.

O que mais me impactou nesse episódio foi o dilema moral que Connie e Armin passaram tentando enganar os antigos companheiros para salvar os Azumabito, e quando tudo deu errado teve a luta deles em tentar proteger a aliança sabendo o que tinham que fazer — isso sem falar de Armin sendo alvejado, tudo muito detalhado, com os dentes quebrados e sangue. Até que Connie finalmente tomou a decisão que estavam tão relutantes em tomar.

Resumindo: foi um episódio com muita ação, diferente do episódio anterior e com cenas incríveis de batalha marcando a volta da Titã Fêmea ao anime, tudo isso com escolhas de trilha impecáveis, assim como a animação. Mal posso esperar o que vem por aí, agora que finalmente tiveram que sujar as mãos com seus antigos companheiros. O que será que isso vai mudar na cabeça de Armin e Connie, vamos ver…

Vicky

Hoje não tenho muito a dizer. A temporada que supostamente deveria ser a final de Shingeki no Kyojin não está tão hypada, ao menos foi o que observei nos últimos dois episódios. Vejo poucas pessoas falando a respeito, e considerando que está perto de “acabar”, senti uma desanimada: simplesmente não há mais tempo. Não tem como tudo ser resolvido em dois episódios, restando duas opções: apressar o final e o mesmo não ser tão bom ou adicionar um filme (e acho ambas as ideias ruins).

Chega a ser irônico que o próximo episódio vá se chamar Retrospectiva, porque a quarta temporada inteira tem se parecido em muitos momentos com uma retrospectiva mesmo: o roteiro de Isayama continua se repetindo, embora ofereça cenas poderosas. Mas devo dizer que me sinto meio cansada às vezes do ponto de vista narrativo, embora de fato o episódio Traidor eu não enxergue outro modo de abordagem que não a que foi usada, colocando o grupo da Resistência de frente com dilemas morais enquanto faz uma retrospectiva das ações de seus inimigos e dos seus atos atuais, trazendo reflexão e impacto.

Ficha técnica

  • Anime: Shingeki no Kyojin (進撃の巨人)
  • Episódio: T4E26 Traidor (裏切り者 Uragirimono)
  • Exibido em: 6 de março de 2022
  • Criado por: Hajime Isayama
  • Direção: Teruyuki Ōmine
  • Roteiro: Hajime Isayama, Hiroshi Seko
  • Elenco: Takehito Koyasu, Yoshimasa Hosoya, Ayane Sakura, Natsuki Hanae, Toshiki Masuda, Manami Numakura, Yūmi Kawashima, Ayumu Murase, Masaya Matsukaze, Jirō Saitō, Tōru Nara, Yū Shimamura, Yūki Kaji, Kazuhiro Yamaji, Hiroshi Kamiya, Romi Pak, Kishō Taniyama, Hiro Shimono, Yū Kobayashi
  • Duração: 24 min