Olá! Eu e Vicky hoje falaremos de um filme de slice of life e, curiosamente, é a primeira vez que gosto de um filme desse gênero e ela nem tanto… Venham conferir nossas opiniões e se vale a pena assistir (não contém spoiler)!

Sinopse

Mamoru Suzuhara é um estudante introvertido do ensino médio que passa seu tempo livre lendo sobre guerra moderna. Ao descobrir que sua paixão, Aya Chiyono, está relutantemente se mudando com sua família na próxima semana, ele reúne coragem suficiente para pedir que ela fuja com ele. Consequentemente, Mamoru, Aya e quatro de seus colegas de classe partiram e acamparam na Fábrica de Carvão Satomi abandonada. Depois de se divertirem durante o primeiro dia lá, eles chegam à surpreendente conclusão de que podem não estar sozinhos na fábrica.

A Nossa Guerra dos 7 Dias me surpreendeu bastante! Eu realmente esperava um slice of life tradicional, sem muito o que dizer, porém foi totalmente o oposto: o filme trata de várias questões muito importantes no dia a dia de uma forma muito leve e simples, que foi uma das coisas que eu mais gostei

Primeiro, vamos falar dos personagens: eles de fato não são muito aprofundados, mas tem uma contextualização que, em minha opinião, funciona perfeitamente para o filme, que mostra as questões que cada um enfrenta ali e passa uma mensagem, cada um do seu jeito, o que os torna muitas vezes durante as cenas carismáticos, principalmente o protagonista.

O filme trata de assuntos muito importantes. Gostei muito de ver a diferença que o autor deu para as crianças e os adultos, os mais jovens mostrando toda sua inocência. Já os adultos têm uma certa corrupção causada pela sociedade, tudo isso tirando os assuntos que vemos no filme como representatividade LGBT e a própria personagem imigrante ilegal que eles encontram, tudo isso mostrado de um jeito leve e de fácil entendimento.

A animação do filme não é nada muito especial, porém o 2D casa perfeitamente com o 3D, deixando as cenas fluidas. A trilha sonora dá um toque especial para toda a obra, e juntando tudo isso com o roteiro excelente, deixou a obra muito gostosa de assistir.

Resumindo: o filme entrega a mensagem que ele quer passar. Tudo muito brando e leve, o que não torna maçante com assuntos muito importantes que devem ser discutidos, com uma animação também comum e simples, e, em minha opinião, o único defeito desse filme é que ele termina. Recomendo muito que todos assistam!

Vicky

Essa é mais uma semana em que eu e Haydaru concordamos em discordar, embora sim, de fato, seja uma animação com muitos assuntos pertinentes e importantes, o que já faz com que ganhe alguns pontos comigo. Se formos observar para além da superfície, vamos encontrar alguns comentários sociopolíticos no decorrer do filme, e a história também aborda temas como imigração, nepotismo, amor, amizade, o papel da imprensa e das redes sociais na vida dos jovens, entre outros.

Eu acho que a maior crítica que tenho se refere a escolha de roteiro, que não segue muitos caminhos realistas, tendo alguns furos, que prefiro não comentar para que não tomem spoiler. Também reconheço que é um filme leve, divertido, se considerarmos a premissa de guerra entre adultos e adolescentes. O que eu realmente acho que falta é um aprofundamento das críticas sociais, porque a abordagem, ao meu ver, de alguns temas foi rasa, com um estilo visual que não se destaca e com uma animação que não se arrisca.

Mas aqui vem um porém: há partes d’A Nossa Guerra dos 7 Dias que considero carinhosamente. Por exemplo, é bem raro ver um anime que retrata imigrantes do Sudeste Asiático, além de que há um aceno para o apoio LGBT em um ponto. Nada muito revolucionário, mas as mensagens pró-diversidade e aceitação das demais pessoas, independentemente de sua identidade, cativam, de forma tímida, especialmente porque há uma carência nesse tipo de mensagem, nas obras que geralmente analisamos. Então, se você quer algo divertido, leve e sem muita pretensão, recomendo que assista. Minha nota é 3/5!