Oi! Eu e a Vicky estamos novamente aqui para comentar sobre o último episódio de Shingeki no Kyojin, que foi transmitido no último domingo, 13 de fevereiro.

Este review de Shingeki no Kyojin contém spoilers!

O episódio começa com Eren levando todos até a Coordenada e dando a notícia que todo mundo fora da ilha vai ser destruído pelos Titãs que estavam presos nas muralhas, o que os deixam aterrorizados, sem saber o que fazer, pois só podem fugir, não tendo nem um lugar onde se esconder! Vemos um trabalho incrível na animação, novamente, dos rostos dos personagens muito marcantes.

Eu acho incrível o trabalho do autor na história com Connie não aguentando ver sua mãe naquela situação: ele decide sequestrar Falco, que perdeu a consciência, e levá-lo para que ela posse se alimentar do garoto e voltar à forma humana. Ele não hesitou nem por um segundo, muito diferente do Connie que conhecemos no passado: isso mostra o quão longe foi o desenvolvimento dos personagens, mesmo que sejam secundários na obra.

Vicky

Ficamos empolgados ao ver o Rugido da Terra no episódio 81 de Shingeki no Kyojin, mas fiquei também agradavelmente surpresa quando o último episódio seguiu uma direção diferente. Levando em consideração o tamanho do arco, o foco sai de Eren e se concentra em Armin, Mikasa e nos demais personagens secundários, o que faz todo sentido, pois tem muita coisa a se adaptar ainda: Connie e seu drama com a situação de sua mãe; o desenvolvimento de Gabi; e, óbvio, o esperado retorno de Annie Leonhart, já previsto pelo título do episódio (Descongelamento).

Descongelamento é um episódio perfeito para recompensas narrativas e para mostrar como muitos personagens experimentam crises de fé e crescimento emocional que são cruciais. Não é fácil acompanhar o episódio perfeito da semana passada (vocês viram que em eu me empolguei no review anterior?), mas Descongelamento atinge um patamar comparável, ​​com seu foco nos personagens coadjuvantes.

Haydaru

Em minha opinião, a melhor parte do episódio foi uma coisa que não acontecia já há algum tempo: já que não existem mais muralhas na ilha, os Titãs ficaram fora de controle e começaram a atacar todo mundo na cidade, então vimos o bom e velho confronto dos garotos contra os Titãs, usando seus equipamentos ao som de uma incrível trilha sonora de Hiroyuki Sawano.

Além de uma animação e trilha sonora incríveis que tivemos novamente neste episódio, também vimos algumas novidades acontecendo como o retorno de uma personagem que não víamos há muito tempo no anime. Sim, meus amigos, eu falo de Annie Leonhart: quando Eren desfez o endurecimento das muralhas, o da garota também se desfez!

Vicky

Eu literalmente surtei durante essa cena da Annie. Eu estava esperando a volta de Annie desde que conhecemos seu pai no início da quarta temporada e não consigo imaginar o que está passando pela cabeça dela agora, depois de ter sido congelada por cinco anos! E a grande questão é como ela se encaixa no que está acontecendo nesse momento: ela foi levada para a Coordenada com todos os outros eldianos? Ela nunca me pareceu pró-Marley, mas certamente ela vai querer salvar seu pai. Talvez possam mandá-la atrás de Connie e Falco, são muitas possibilidades, e além de tudo, ainda tem Levi, que ainda não vimos.

Jean e Armin têm um pequeno debate sobre a “ética” do genocídio enquanto tentam decidir se devem ou não parar Eren. Jean tem um ponto de vista de que a única maneira de eles estarem seguros é se ninguém mais existir fora de Paradis, mas Armin também está certo de que o custo é muito alto. E posso dizer tranquilamente que este episódio se respalda num dos pilares dramatúrgicos de Shingeki no Kyojin: dilemas morais.

Haydaru

Resumindo: foi um episódio com muita ação e reviravoltas, com o padrão de animação que se manteve até agora, assim como a trilha sonora. Dito isto, estou muito curioso para ver as surpresas que vão acontecer agora que Annie está de volta. Já estou ansioso pelo próximo episódio de domingo, 20/02 — e, falando nisso, confiram a seguir a sinopse dele:

Em meio à confusão das pessoas, alguém que já foi amigo e inimigo acorda. O tempo que havia parado agora está se movendo novamente, e tudo mudou. Quando isso acontece, a escolha é…

Vicky

Descongelamento é o acúmulo de dezenas de episódios de Shingeki no Kyojin e é uma recompensa para os fãs de longa data como eu. Pode até parecer que o anime adotou um ritmo mais lento, mas cada minuto deste episódio importa e prepara ainda mais o cenário para o confronto final contra Eren, e o destaque vai para o desenvolvimento coletivo de Gabi, Armin e Yelena. Na parte técnica, vemos uma animação forte, em cores quentes, especialmente o vermelho e alaranjado das nuvens e do céu, juntamente com um ambiente em escombros em Paradis e da constante marcha dos Titãs de Eren, que nos indica que estamos diante de um cenário apocalíptico!

Temporada final?

A conta oficial do anime de Shingeki no Kyojin no Twitter anunciou o adiamento de dois episódios da sua quarta e última temporada. O primeiro deles foi o episódio 87, que originalmente iria ao ar em 27 de março, mas agora só será lançado em 3 de abril; o outro adiamento foi do episódio 84, que teve a sua exibição atrasada em 10 minutos:

A respeito do episódio 87, segundo rumores, ele seria o último episódio desta temporada, o que nos leva a acreditar em outro motivo para esse adiamento: no dia 27 de março será realizado um painel especial de Shingeki no Kyojin no AnimeJapan, e é possível que novidades sobre o anime ou talvez até um filme sejam anunciados.

Ficha técnica

  • Anime: Shingeki no Kyojin (進撃の巨人)
  • Episódio: T4E22 Descongelamento (氷解 Hyōkai)
  • Exibido em: 13 de fevereiro de 2022
  • Criado por: Hajime Isayama
  • Direção: Kōki Aoshima
  • Roteiro: Hajime Isayama, Hiroshi Seko
  • Elenco: Takehito Koyasu, Yoshimasa Hosoya, Ayane Sakura, Natsuki Hanae, Toshiki Masuda, Manami Numakura, Yūmi Kawashima, Ayumu Murase, Masaya Matsukaze, Jirō Saitō, Tōru Nara, Yū Shimamura, Yūki Kaji, Kazuhiro Yamaji, Hiroshi Kamiya, Romi Pak, Kishō Taniyama, Hiro Shimono, Yū Kobayashi
  • Duração: 24 min