Informações Técnicas

O anime Magi: The Labyrinth of Magic (Magi: O Labirinto da Magia), também conhecido simplesmente como Magi, foi baseado em um mangá de mesmo nome, escrito e ilustrado por Shinobu Ohtaka e publicado inicialmente na revista semanal Weekly Shōnen Sunday da Shōgakukan em 3 de julho de 2009, durando até 11 de outubro de 2017 com um total de 37 volumes no estilo tankōbon.

Na América do Norte, o mangá foi publicado pela Viz Media em 13 de fevereiro 2013, com a Viz Media publicando os 37 volumes individuais no estilo tankōbon em 13 de agosto de 2019. No Brasil, Magi foi publicado pela JBC em meados de 2014 com mudança de certos nomes, o que desagradou muitos fãs. A JBC falou sobre a mudança de nomes dizendo que, como “o palco de Magi são As Mil e Uma Noites, a editora achou melhor usar as nomenclaturas d’As Mil e Uma Noites conhecidas no Brasil, ao invés dos nomes oficiais da obra japonesa”, explicando que traduções sempre serão adaptadas.

Magi vendeu pelo mundo aproximadamente 25 milhões de cópias até o ano de 2017, último ano de sua publicação. O mangá chegou a ganhar o prêmio de melhor mangá shōnen no 59º Shōgakukan Manga Awards em 2014.

O anime de Magi: The Labyrinth of Magic foi produzido pela A-1 Pictures e dirigido por Kōji Masunari, produzido por Tomonori Ochikoshi e Shunsuke Saitō, sendo sua produção anunciada através do evento Jisedai World Hobby Fair ’12 do Shōgakukan, em seu site oficial do evento. A primeira temporada do anime foi exibida no Japão em 7 de outubro de 2012 substituindo Mobile Suit Gundam AGE na MBS/TBS e terminou em 31 de março de 2013. Sua segunda temporada foi intitulada de Magi: The Kingdom of Magic, exibida de 6 de outubro de 2013 até 30 de março de 2014, sendo provavelmente a última temporada adaptada do mangá, pois assim como Os Cavaleiros do Zodíaco: The Lost Canvas, foi cancelado devido a “baixas audiências” no Japão.

A história de Magi se passa em uma versão alternativa do velho mundo (África, Eurásia e Ásia conhecidos pelos europeus do século XV), misturado com as histórias originárias do Oriente Médio nos contos do livro As Mil e Uma Noites e, claro, com um pouco de ficção dos animes, criando-se, assim, uma mitologia própria. Essa inspiração é demonstrada além da história do anime, pois todos os capítulos do mangá e os episódios do anime são rotulados como “noites”, em uma alusão aos contos d’As Mil e Uma Noites.

História

O mundo de de Magi gira em torno de um princípio, que todos os seres vivos possuem uma essência conhecida como Rukh (Rūku). O Rukh é basicamente a essência da vida de cada ser vivo, a representação de seu espírito. São representados visualmente por pequenas borboletas douradas que os acompanham enquanto estiverem vivos. Quando um ser vivo morre, essa essência retorna para o Grande Fluxo de Rukh, que dá vida a todos os seres, em um ciclo eterno de vida e renascimento denominado Destino. Quando um ser vivo é dominado por sentimentos negativos como tristeza, raiva, desespero, ódio etc., o seu Rukh se corrompe, ficando obscuro e desviando do Grande Fluxo, entrando em um processo chamado de Cair na Depravação e impedindo que esse ser encontre a paz em vida e, principalmente, após a sua morte.

Algumas pessoas podem usar do fluxo de Rukh em seu corpo pra criar uma energia conhecida como Magoi, que pode ser acessada através do uso de artefatos mágicos para utilizar magias. Mas isso deve ser feito com cuidado, pois apesar de o Magoi de um indivíduo poder ser restaurado com alimentação e descanso, o esgotamento dele pode levar à morte. Entre aqueles que podem manipular seus próprios Magoi, estão os feiticeiros e também os Magi.

Os Magi são uma espécie de feiticeiros amados pelo Rukh, pois eles sempre se reúnem à sua volta para abastecê-lo com Magoi, o que garante uma reserva quase que ilimitada. A sua existência no mundo se dá desde o início dos tempos, possuindo o papel de guiar as massas e escolher reis que irão ascender após passarem pelos inúmeros testes e provações de uma Dungeon e, assim, obter o poder de um Djinn (um Gênio). Cabe então ao Magi decidir se ele seguirá o seu candidato para aconselhá-lo ou continuará gerando novos. Apenas três Magi existem a cada era, o que corresponde aos Três Magos Sábios servos do Rei Salomão de Alma Torran, sendo considerados pelos demais como Magos da Criação devido aos deveres que lhes são atribuídos.

Durante todas as eras, apenas existiram três Magis, mas isso estava prestes a mudar, pois um novo Magi despertou e quebraria esse ciclo. Esse Magi se chama Aladdin, que desperta em um local conhecido como Palácio Sagrado — um lugar fora do alcance do mundo que conhecemos — sem memórias de seu passado. Diante de Aladdin se encontra uma figura de um ser com o rosto escondido pelas sombras, que diz não poder revelar o passado de Aladdin, mas ele poderá realizar qualquer desejo do jovem, desde fortunas até a vida vida eterna, mas Aladdin escolhe algo inesperado.

Ao redor do mundo surgiram estruturas magníficas que ficaram conhecidas como Dungeons, que, segundo as lendas, em seu interior encontram-se poderes e fortunas inimagináveis. Muitos aventureiros e poderosos guerreiros tentaram alcançar tais recompensas, mas quase nunca alguém retornou de lá vivo. Mesmo que as lendas contem histórias terríveis sobre as Dungeons, um jovem chamado Alibaba, está disposto a se arriscar. Alibaba trabalha como carroceiro para um velho comerciante chamado Budel e, em um dia de trabalho comum, ele conhece Aladdin, que está comendo todas as melancias do carregamento de Budel. Isso acaba gerando uma punição para Alibaba, tornando-o responsável por pagar pela mercadoria e também responsável por Aladdin.

Em sua casa, Alibaba conta a Aladdin sobre as maravilhas encontradas nas Dungeons e sobre o seu sonho de conquistá-las para mudar sua vida e de seu país, pois o mesmo vive em desigualdade. No dia seguinte, ambos presenciam uma parte dessa desigualdade, quando encontram uma escrava de cabelos ruivos andando pelas ruas. Aladdin nota que a garota está desconfortável com os grilhões em suas pernas e tenta libertá-la, mas Budel aparece e captura ambos, pois libertar um escravo é um crime naquele país. Aladdin então toca sua flauta, e dela saem dois braços enormes, paralisando a tocos com o medo e, assim, possibilitando a fuga dos jovens para um esconderijo. Curioso com o que aconteceu, Alibaba questiona Aladdin, que revela que dentro de sua flauta está seu amigo Ugo, um Djinn. Isso desperta o interesse em Alibaba, pois com com um Djinn ao seu lado seria fácil conquistar uma Dungeon. Aladdin diz que prometeu ao seu amigo Ugo que o ajudaria a encontrar outros Djinns e pede que Alibaba o leve o junto até as Dungeons.

Naquela noite, Budel e seus capangas finalmente encontram Aladdin e Alibaba, e oferece a opção de Alibaba ser preso e pagar pelo que fez ou servi-lo até o fim de sua vida. Alibaba escolhe servi-lo para sempre. No dia seguinte, Budel ordena que Alibaba guie sua carroça com carregamento de vinhos até outra cidade em uma caravana que também contém uma carroça de escravos, na qual porventura também está a garota que ajudaram mais cedo.

Enquanto Alibaba guia a carroça pelo deserto, Budel está atrás dizendo o quanto aqueles que não têm poder são lixos, que são apenas ratos e moeda de troca, que merecem ser tratados como inferiores. Alibaba apenas sorri e concorda com Budel, mas Aladdin nota que Alibaba está mentindo, que está com ódio daquelas palavras e de si mesmo. No meio do percurso, a caravana é atacada por um monstro do deserto, que destrói as carroças da caravana, fazendo com que uma criança escrava e a garota de cabelos ruivos caiam em sua boca. Alibaba fica desesperado vendo as garotas sendo engolidas pelo monstro, mas Budel está mais preocupado com seus vinhos e disposto a sacrificar ambas como iscas para que recupere seus vinhos e fuja do local.

Alibaba não aceita as ordens de Budel e, com a ajuda de Aladdin e Ugo, juntos conseguem salvar as garotas, mas nessa tentativa de resgate, Alibaba acaba sendo devorado pelo monstro. Alibaba, vendo que talvez seja o seu fim, questiona tudo que fizera até aquele momento, pois sempre viveu de aparências, servindo para sobreviver e conseguir realizar seus sonhos, mas fica orgulhoso que dessa vez finalmente fez o que o seu coração mandava. Aladdin ouve as palavras de Alibaba e o salva, dizendo que finalmente ele estava sendo verdadeiro com seus sentimentos.

Aladdin vê a bondade no coração de Alibaba e diz que o ajudará a conquistar seus sonhos, mas a única coisa que pede é que ele seja seu amigo, o mesmo desejo que fez ao Djinn no passado.

Personagens

Como é de costume, vamos falar de apenas alguns personagens relevantes para iniciarmos a história de Magi, pois temos muitos personagens, e alguns deles revelarão grandes spoilers. Por isso tentei esconder o máximo possível deles. Alguns são necessários, mas também não se preocupem, pois não são relevantes ao ponto de estragarem sua experiência com anime.

Alibaba: É um jovem de 17 anos, de cabelos e olhos dourados e muito inteligente. Apesar de inicialmente parecer mesquinho, disposto a sempre agradar os ricos e poderosos, Alibaba tem um grande coração, sendo muito gentil e fiel a seus amigos e estando disposto a sacrificar sua vida para salvar as pessoas. Um de seus talentos é sua lábia, que o possibilita sair de diversas situações. Seu maior sonho é conseguir um dia conquistar a Dungeon de Amon e conseguir todas suas fortunas para mudar sua vida e o mundo em que vive.

Aladdin: É um jovem de aproximadamente 10 anos de olhos e cabelos azuis, que, quando despertou, não lembrava de seu passado. Aladdin é um jovem amável e gentil, sendo capaz de enxergar as verdadeiras intenções das pessoas em seus corações. Apesar de muito ingênuo, ele é bem sábio para sua idade, sempre oferecendo conselhos a outras pessoas e fornecer uma visão diferente do mundo. Por essas qualidades, ele possui a facilidade para fazer amigos, dado que antes nunca teve um amigo além de Ugo.

Ugo: É o Djinn que está atrelado à flauta de Aladdin, também chamado de receptáculo mágico. Ugo foi o primeiro ser que Aladdin viu ao despertar e, através de um desejo feito pelo menino, tornou-se seu amigo. Com a ajuda de Aladdin, Ugo quer encontrar seus outros amigos Djinn que estão dentro das Dungeons, segundo contam as lendas.

Morgiana: É uma jovem de aproximadamente 15 anos de cabelos ruivos, quase rosa. Morgiana se tornou escrava desde cedo, sendo doutrinada a temer o seu mestre Jamil. Ela é uma garota que raramente fala, mas demonstra sempre através de suas expressões os seus sentimentos, como a vergonha ficando vermelha.

Budel: É um comerciante baixinho e muito obeso, com cabelo preso em um pequeno rabo de cavalo encaracolado no topo da cabeça. Ele é um comerciante ganancioso que coloca o dinheiro antes da vida. Budel é um rico vendedor de vinhos, sendo um indivíduo muito arrogante e egoísta, disposto a puxar o saco de seus chefes.

Jamil: É um jovem adulto padrão de pele bronzeada com cabelo castanho-escuro. Jamil é uma pessoa muito cruel, egoísta e arrogante, pois acredita que é o Rei Escolhido. Apesar disso, ele é covarde quando as coisas não vão ao seu favor, mandando as pessoas lutarem em seu lugar. Por sua posição de poder, ele comanda os comerciantes locais e também possui diversos escravos, um deles sendo a Morgiana.

Conclusão

Magi é um anime fabuloso que explora de uma mitologia que é muito conhecida mas pouco explorada pelas mídias. È uma temática bem diferente dentro do mundo dos animes, acho que foi o primeiro anime que vi utilizar da mitologia árabe e da Eurásia pra contar uma história, e é por isso que acho muito magnífico.

Se você procura por um shōnen diferente, empolgante, engraçado, com ótimas lutas, uma história simples e, ao mesmo tempo, bem trabalhada em termos de apresentação, Magi: The Labiyrinth of Magic é a escolha certa! Garanto que você vai apreciar cada episódio.

A minha maior reclamação com o anime é que ele para em um grande clímax, deixando em aberto para uma nova temporada que nunca irá acontecer, pois, assim como citei anteriormente, o anime sofreu com pouca audiência no Japão e foi cancelada qualquer possibilidade de uma nova temporada. Mas nunca sabemos o que o futuro guarda, né?