Há exatos seis dias saiu em vários sites de notícias do mundo a repercussão da matéria publicada pela revista italiana Il Mondo (revista especializada em economia e cultura) em que é dito que a Editora Panini estaria sendo disposta a venda.

Essa notícia já afeta os brasileiros, pois o grupo editorial é responsável por publicar alguns dos principais mangás no país. A revista italiana afirma existir um documento que detalha as atividades estratégicas da Panini, e que esse já está em posse de possíveis compradores.

Dentro desse grupo de “novos proprietários” nomes como Marvel (EUA), e as nipônicas Kodansha e Square Enix. Seria isso um dos motivos para a preocupação dos fãs. Visto que a editora tem publicações diversas em território nacional, e a compra dela por qualquer uma das citadas pode colocar em risco a continuação de algumas publicações.

Isso porque no caso dos mangás, publicações como Bleach e Naruto ligadas à editora japonesa Sueisha, poderão ser canceladas caso a rival Square Enix compre a Panini. Já se for à editora americana é provável que até os mangás deixem de ser publicados.

Para os colecionadores um problema, visto que a indústria nacional vive uma época de estabilidade, embora ainda conte com um pequeno universo de casas editoras especializadas no gênero oriental.

A perda de uma editora conceitual pode causar crise entre os fãs que sentem muito a falta de apoio para manter suas coleções e assim consumir o melhor que a indústria japonesa pode oferecer em termos de diversão.