A matéria especial de hoje nos remete ao passado com uma lista daqueles velhos animes que fizeram sucesso nos anos 90, sendo bastante comentados na época.


Quem não se lembra daqueles clássicos de nossa infância que nos “prendiam” na frente da TV e nos faziam “vibrar” com cada episódio, deixando um clima de ansiedade pelo próximo dia para mais uma aventura dos nossos personagens favoritos?
 


Foi realizada no Japão, especificamente pelo portal Biglobe, uma pesquisa sobre as melhores séries dos anos 90. Vale lembrar que essas enquetes são informais (a pesquisa foi feita com apenas os usuários do portal, então não considerem como uma opinião geral), ou seja, não levem tão a sério essas votações, mesmo as opiniões de nós otakus ocidentais sendo bem diferentes, principalmente porque aqui algumas das séries que apareceram na enquete chegaram um pouco mais tarde


Foram várias produções incríveis que fizeram parte da infância de muitas pessoas e o que mais encontramos hoje em dia são fãs relembrando dessa bela época e comparando os clássicos com os animes produzidos hoje, inclusive alguns gerando discussões.


Porém, como já era de se prever, muitas séries de prestigio ficaram de fora do ranking e algumas, por opiniões de fãs, nem mereciam estar ali.
 

   


Mas o objetivo dessa matéria não é julgar as opiniões alheias e sim trazer de volta às nossas memórias esses animes colocando algumas sinopses desses clássicos, por isso não citaremos as colocações de todos aqui, mas podemos antecipar que nessa pesquisa Neon Genesis Evangelion ficou em primeiro lugar, a partir disso foram vários outros nomes dignos de serem citados aqui: Detetive Conan, Sailor Moon, Yu Yu Hakusho, Slayers, Tenchi Muyo!, Samurai X, entre muitos outros.
 

Claro que há muitos outros grandes nomes que passaram na década de 90 que sempre iremos lembrar (inclusive porque alguns deles foram transmitidos aqui no Brasil no período dos anos 90 até 2000), como:

Tenkuu Senki Shurato (ou simplesmente: Shurato), Sakura Card Captors, Cowboy Bebop, Pokémon, Guerreiras Mágicas de Rayearth, Dragon Quest: Dai no Daibōken (conhecido no Brasil como: Fly, o Pequeno Guerreiro);

E também outros como Slam Dunk, HaoTaikeiRyū Cavaleiro (esse é pouco conhecido), Serial Experiments Lain, Yoroiden Samurai Troopers (chamado de Samurai Warriors aqui no Brasil), etc.

Partindo para o que interessa, vamos falar sobre o enredo de algumas dessas séries, principalmente as que mais conhecemos, só para dar aquele toque de nostalgia…


 

Tenkuu Senki Shurato (“On Shura Sowaaaaaaaaka!”)
 

        


Esse anime roda em torno de dois grandes amigos, Shurato Hidaka e Gai Kuroki, sendo um totalmente o oposto do outro. Um dia, enquanto participavam de um torneio de artes marciais, os dois são transportados por uma estranha luz para o Mundo Celestial (uma dimensão paralela).


Ao recobrar a consciência, Shurato se vê em um mundo místico e descobre que, na verdade, a Deusa Vishnu quem os transportou para o Tenku Kai (o Mundo Celestial), onde as pessoas são dependentes de uma forma de energia espiritual chamada Souma.
 

          


Porém esse despertar dele foi um pouco diferente, Shurato acorda em um belo campo de flores pelo beijo de uma garota de cabelos verdes (que se apaixona por ele), chamada Rakushu (ou Rakesh no Brasil). Espantado com tudo ao seu redor, principalmente com suas vestes muito estranhas, ele não consegue nem ter tempo para escutar todas as explicações da garota e é atacado por um estranho homem portando uma espada e de armadura negra.


Mas ai vem a maior surpresa do dia: Aquele homem de armadura negra que o atacava freneticamente era, nada mais, nada menos, que Gai, seu melhor amigo que havia parado naquele lugar junto com Shurato.


Ele havia sido tomado pelas energias negativas e passou para o lado da escuridão da Deusa das Trevas Shiva, se tornando o Rei Yasha. Durante essa “luta”, Shurato se recusa a enfrentar seu amigo e é quase morto, até ser resgatado por Reiga (ou Leiga na versão brasileira) e levado para o palácio da Deusa Vishnu, onde recebe todas as respostas de suas dúvidas.
 

             


Ele (Shurato), na verdade, é a reencarnação do Rei Shura, um dos 8 guardiões divinos (Hachibuchu), todos em defesa da Deusa Vishnu. Esse grupo é formado por: Leiga (Rei Garuda, mas chamado de Rei Karla na versão brasileira), Hyuga (Ryôga aqui no Brasil, o Rei Celestial), Ryuma (Rei Dragão), Kuya (Kenya no Brasil, o Rei Búfalo Dappa), Lengue (Rainha Unicórnio de Nalla), Ryuma (Rei Dragão), Dan (Rei Rinoceronte de Hibaa) e, por fim, Gai (Rei lobo Yasha).


Porém, infelizmente, Gai se juntou ao lado do mal e agora está contra Shurato e seus novos amigos, ao lado da Deusa das Trevas e seu povo de Asra que pretendem começar uma guerra contra a Deusa da Harmonia Vishnu e o povo de Dheva.


Após todas as descobertas, Shurato não aceita nenhuma delas, mas é traído por Mestre Indra (assessor direto de Vishnu) que transforma a Deusa em pedra e põe a culpa no nosso herói. Apenas Rakesh e Ryôga presenciaram tudo e ficaram do lado de Shurato, enquanto todos os outros guardiões estão o caçando, mas logo depois Ryuma e Leiga se juntam ao grupo e tentam de tudo para mostrar a verdade a todos.


Uma série de fatos ocorre e, depois da derrota de Indra, começa a verdadeira guerra, agora os 7 guardiões precisam derrotar Shiva e várias outras aventuras esperam por Shurato e seus amigos.
 

                


Tenkuu Senki Shurato é um shounen que estreou aqui no Brasil em 1996 na, famosa e extinta, Manchete (Rede TV), onde os sucessos anteriores a ele ainda estavam no auge. Originalmente seu mangá foi escrito por Hiroshi Kawamoto e publicado no final nos anos 80 pela Shonen Gaosha, mais tarde a animação ficou por conta da Tatsunoko Productions (Speed Racer) e exibida no Japão pela TV Tokyo (06/04/1989-18/01/1990).


Com um total de 38 episódios, a série se consagrou na época e ganhou vários fãs, agradando principalmente os que já assistiam Cavaleiros do Zodíaco.
 

Porém aqui no Brasil a TV Manchete foi perdendo a empolgação pela série e não exibiram o Ova de Shurato (chamado de Tenku Senki Shurato e contendo 6 episódios, esse foi lançado em 1991 e também teve a produção da Tatsunoko Productions), partindo para outra aposta que garantiu também muito sucesso: Yu Yu Hakusho. Após muitas reprises, já em 1999, a série saiu do ar em definitivo.
 

                   


Yu Yu Hakusho ("Não conheci o outro mundo por querer!")
 

                      


O próximo é um anime considerado como uma das melhores dublagens até hoje, contando que naquela época a qualidade da tecnologia não era igual à de hoje em dia, também composto de várias gírias muito engraçadas.


Logo após o enorme (e temporário) sucesso de Shurato, chega à telinha Yu Yu Hakusho, fazendo todos vibrarem e deixando marcas até hoje. “Muita calma nessa hora!” agora vamos para mais detalhes sobre a história de um dos bad boys mais famosos: "Ta olhando o quê, ô pastel?! Cara feia pra mim é fome!"
 


Tudo começa com a história de Yusuke Urameshi, um bad boy adolescente (de dar medo em todos) que morre após salvar uma criança de ser atropelada, porém, ao contrário do que todos pensam, não acaba por aí.


Como ele era o típico “garoto mal” (vivia se metendo em brigas, confusões no colégio, desrespeitava a todos, não gostava de estudar, etc.), nem o mundo espiritual (Reikai) esperava por esse "ato heróico” e sua morte, dando ao jovem uma chance de voltar à vida.
 


Assim Yusuke conhece Botan, uma estranha garota muito alegre de cabelos azuis que possui a função de guia espiritual e é ajudante do Rei Enma Júnior (imaginem uma criança de chupeta, mas com uma idade cinqüenta vezes maior que a de Urameshi… Esse é o príncipe Koenma, filho do rei do mundo espiritual Enma).


Ela leva o “recém-chegado” até Koenma aonde ele que lhe dá um ovo de uma criatura espiritual (depois de ser alvo das piadas de Yusuke pela sua aparência) e diz que, para reviver, Yusuke teria que carregá-lo consigo e fazer boas ações.


Senão o ovo irá chocar um demônio e comê-lo (pois a criatura cresce alimentada pela energia espiritual emanada pelo coração e se for energia boa nasce um anjo, mas se a energia for negativa, nasce um monstro terrível), só após a conclusão desse teste ele poderá ressuscitar, alem de que precisaria manter seu corpo inteiro para conseguir voltar (“Quando a esmola é muita, o santo desconfia”). 
 


Depois de muito sufoco (“Tá pensando o quê, filho? Rapadura é doce, mas não é mole não.”) para conseguir ressuscitar em paz e com tudo que é necessário para tal, inclusive ter que receber um beijo de alguém (“Porque está tão nervoso? pra salvar uma vida, boca a boca é um sacrifico muito válido.”).


Yusuke acaba finalizando o teste e percebe que sua verdadeira missão está apenas começando, ele torna-se um Detetive Sobrenatural (Tendo o poder de enxergar os Yokais) e uma de suas funções é combater demônios (Yokais) que fugiram do Mundo das Trevas (Makai) e atacam os homens, dentre outros casos que tenham relação com o Reikai.
 

E como “Manda quem pode, obedece quem tem juízo. Não se esqueça!”, já de início ele se depara com uma missão dada por Koenma, onde precisa recuperar três tesouros roubados do mundo espiritual: A Bola Gaki (a bola que suga espíritos, principalmente os das criançinhas), o Espelho das Trevas (libera seu poder maligno na noite de lua cheia, refletindo e realizando o desejo da pessoa que o olhar) e a Espada Kouma (Esse objeto pode retalhar um homem ou transformá-lo totalmente em um demônio).


Pos se os bandidos usarem esses três objetos contra os humanos, o mundo estará perdido. Mas antes, Koenma ensina Urameshi a usar o Leigan (o poder onde Yusuke pode concentrar sua aura na ponta do dedo e disparar, como se puxasse um gatilho dentro da cabeça, é uma força maior que a de um soco), porém esse poder é limitado e ele só pode utilizá-lo uma vez por dia.
 


Agora Yusuke precisa correr atrás dos três yokais que roubaram os objetos e recuperá-los em uma semana (pois o Rei Enma estará de volta a partir desse período e, caso ele descubra, como diz Koenma: “Aí beijim, beijim, cascudo em mim!”. Se Enma ficar furioso até os homens sentirão as conseqüências).


Ele segue nessa busca e de primeira precisa enfrentar Gouki, um dos três ladrões e que está portando a Bola Gaki para roubar as almas das pessoas e comê-las, já que antes ele precisava retalhar os corpos para arrancar sua alma.
 

Essa primeira luta não foi tão fácil, pois o adversário de Yusuke se transforma em um diabo enorme e terrível, mas ele consegue derrotá-lo com a ajuda de Botan e com um tiro do Leigan direto na boca e com a força ampliada pelo anel dado por Botan (um dos instrumentos do Detetive Sobrenatural que Yusuke ganha durante sua missão) e recupera a Bola Gaki.

O próximo ladrão se chama Kurama, ele demonstra um bom coração e desiste de participar do grupo, porém leva o espelho das trevas consigo.

Yusuke o segue até um hospital e lá, o yokai explica tudo: O objetivo dele é apenas salvar a mãe que está no hospital, uma mulher que o criou desde pequeno no mundo humano durante 15 anos, no qual ele era chamado de Shuuichi.

Perdeu o pai, mas continuou recebendo os cuidados da mulher, que acreditava que ele era seu filho, só que, na verdade, ele é uma raposa demoníaca chamada Youko que refugiou seu espírito no corpo do bebê Shuuichi, enquanto ainda estava no útero de sua mãe, para salvar a própria vida. 
 

                                 


O que nem ele previa era que se apegaria tanto aquela família que sua antiga personalidade (cruel, calculista, sem sentimentos ou qualquer tipo de ligação com outros) se tornaria uma nova e melhorada, onde se tornara calmo, gentil, bastante educado e de ligação forte com sua família e amigos.


Enfim, ele consegue a ajuda de Yusuke para realizarem o seu pedido, no entanto eles precisam dar algo em troca, então Kurama oferece sua vida para o espelho, mas para sua surpresa, Urameshi também diz que dará sua vida.


No final o espelho cura a mãe de Shuuichi (Kurama) e nenhum dos dois perdem a vida, assim Kurama torna-se amigo de Yusuke e os dois passam a trabalhar juntos.
 

                                    


Agora nosso herói só precisa enfrentar Hiei, o último dos três ladrões, mas com um poder muito maior que o primeiro e também mais cruel. O que Yusuke não esperava era que esse youkai raptasse Keiko e pretendesse transformá-la em um demônio, mas ele a devolveria se conseguisse os dois outros objetos.


Então Urameshi vai até o encontro e faz a troca, porém Keiko já havia sido infectada e possuía um olho demoníaco que, se abrisse, ela viraria demônio para o resto da vida.


Começa uma luta entre Hiei e Yusuke, enquanto Botan tenta adiar a transformação de Keiko, quando o yokai percebe que o detetive é mais forte do que aparenta, ele libera sua verdadeira forma (um monstro verde e cheio de olhos demoníacos pelo corpo, que possuem o mesmo poder que o olho que ele possui no meio da testa, chamado de Jagan e possui o poder de controlar as pessoas) e os dois entram em uma batalha ainda mais difícil.


Com a ajuda de Kurama, Urameshi pensa em uma forma inteligente de derrotar o inimigo e atira seu leigan em um espelho que o reflete e atinge o Hiei pelas costas. 
 

Após tanto sacrifício, Yusuke dá o antídoto à Keiko e leva os três tesouros de volta para o mundo espiritual. Porém o Rei Enma descobre tudo e Koenma é castigado com 100 palmadas no bumbum. 


Piadas à parte, as aventuras de Urameshi não param por aí e agora, junto de Kurama, Hiei, Botan e Kuwabara (que entra no grupo no próximo episódio) ele terá que enfrentar muitos outros perigos para manter a paz no mundo espiritual e também no mundo dos homens, claro que tudo com um toque de humor.
 

                                        


Yu Yu Hakusho é uma série criada pelo mangaká Yoshihiro Togashi (por incrível que pareça, mais tarde ele casou-se com Naoko Takeuchi autora do clássico Sailor Moon) e publicada pela revista Shonen Jump (editora Shueisha) no final de 1990.


O mangá teve um total de 19 volumes publicados inicialmente (no Japão) que se encerraram em 1994, mas aqui no Brasil, os capítulos só foram chegar ao final de 2002 pela JBC e renderam 38 edições.


Já sua adaptação para anime ficou sobre responsabilidade do Estúdio Pierrot (Bleach e Naruto) e estreou na TV Fuji (Japão) em 1992, são 112 episódios (fiéis ao mangá, exceto pelo inicio) de puras batalhas, aventuras e tiradas clássicas e engraçadas dos famosos personagens de Yu Yu Hakusho.


Na época a animação conseguiu bater recordes de audiência e não tardou para acumular fãs também aqui no Brasil, chegando em 1997 pela Tikara Filmes (a mesma que trouxe Shurato) e sendo exibido na extinta Manchete, logo após Shurato (1996).


Aliás, a emissora estava um tanto quanto receosa com o nome do anime (por ser estranho), tanto que pensaram até em rebatizar o título, porém foram convencidos a deixar o original.
 

                                           


Na época, a emissora estava apostando alto em animes como: Sailor Moon, Samurai Warriors e por fim Shurato para continuar o “legado” de CDZ (Cavaleiros do Zodíaco) em sua programação, no entanto, como Shurato (até então o que mais rendeu audiência) era um anime curto, caiu em esquecimento rápido (mesmo com as reprises). Assim Yu Yu Hakusho acabou sendo a última esperança, mesmo com os eventuais problemas sobre a série, o investimento foi tanto (e tão produtivo) que seu sucesso chegou rapidamente.


Já em 1999, durante a mudança da Manchete para Rede Tv, o anime encerrou suas exibições (antes de Shurato), acabando com os planos de lançamento também do filme aqui no país.


Finalmente, em 2004, a Cartoon Network anunciou a volta da série e garantiram os mesmos dubladores para não perderem um dos pontos altos do anime.


O ponto negativo foi que, mesmo conseguindo passar o filme no Brasil, a qualidade das imagens era péssima e a censura foi “usada e abusada” durante as cenas que eles consideravam “inapropriadas”.
 

                                              


Por fim, suas últimas exibições começaram em 2007, na Band, para a alegria de todos os fãs que sentiram falta de Yusuke (que “não conheceu o outro mundo por querer!”) e seus amigos. Hoje, o que não faltam são elogios sobre a série que marcou uma geração (ninguém pode negar), conseguindo ainda atrair muitos admiradores.


Encerra-se aqui a primeira parte dessa matéria especial em que relembramos grandes sucessos da década de 90, logo abaixo confira os vídeos de abertura dos clássicos Shurato e Yu Yu Hakusho.


Agora, nós da J-HERO, queremos saber: E pra você, quais as séries dos anos 90 que mais te marcaram e que gostaria que voltasse a passar na TV? Deixem nos comentários e aguardem pelas próximas partes desse momento nostálgico. 
 

Confira a Abertura brasileira de Shurato:
 


E também a Abertura brasileira de Yu Yu Hakusho: