Sim, a trilha sonora de um jogo pode torná-lo ainda mais emocionante ou fazer com que ele se torne chato e sem alma. Com ela temos a sensação de fazermos parte do ambiente do game, sentimos emoções com as aventuras dos personagens e até mesmo tomamos as dores deles encarando cada vilão como se fôssemos a ultima esperança de Hyrule Field.

Nessa matéria especial de aniversário da J-HERO, faremos uma retrospectiva sobre a trilha de sonora de alguns games preferidos dos ouvintes e da equipe J-HERO.
 



Quando os primeiros jogos surgiram, o que os artistas tinham para criar seus sons eram alguns chips e muita criatividade. Exemplos disso são jogos como Donkey Kong, Pacman e Space Invaders, onde a trilha sonora dos jogos formava uma repetitiva coleção de sons que era muito melhor do que não ter som algum.
 



Em grande parte dos jogos atuais, ainda é utilizado o padrão de canções instrumentais nos games, o que se deve ao fato de que artistas cantando talvez atrapalhem batalhas acirradas em Grand Chase ou tirem a concentração em quests de Lineage, Final Fantasy ou Guild Wars.


Um grande exemplo disso pode ser visto no vídeo abaixo, do duelo entre Solid Snake e Ocelot, uma demonstração de como a trilha sonora pode influenciar na experiência dos gamers.
 


A trilha sonora de cada jogo tem o poder de nos passar a sensação de estar no ambiente de cada cena, como músicas típicas de cada cidade em jogos de RPG, músicas mais agressivas em batalhas de Marvel vs. Capcom, ou músicas mais angustiantes naqueles momentos onde qualquer movimento pode alertar o inimigo.


Para demonstrar como as músicas fazem grande diferença, temos abaixo um vídeo com a música tema da cidade de Prontera, que fica na cabeça dos players sempre que precisam comprar aquela carta nova ou deixar seu personagem sentado durante a noite toda a espera de compradores.
 


Ao falarmos de trilhas sonoras de games, não é exagero dizer que para a maioria dos gamers um dos mais notáveis nomes é Nobuo Uematsu, responsável pela trilha sonora de jogos como Final Fantasy, Blue Dragon e Chrono Trigger. Uma das músicas mais populares é o tema do personagem Sephiroth de Final Fantasy.
 


Entre os jogos baseados em animes, como Naruto, não temos uma trilha tão inovadora, pois na maioria das vezes a trilha sonora do game é baseada na trilha sonora do anime, o que não é uma coisa ruim, já que normalmente os fãs esperam por isso quando iniciam o game.
 



Bem, como estamos falando de temas preferidos de games preferidos dos ouvintes e da equipe da rádio, também vou deixar aqui minha escolha: Kingdom Hearts 2, que alem de ser um ótimo jogo, conta com uma trilha sonora maravilhosa, trazendo com o tema a espetacular Utada Hikaru.
 


Após essa retrospectiva de jogos, percebemos que cada jogo possui características que são levadas em conta para se criar uma trilha sonora que harmonize com o game.


E para você qual é aquele jogo que tem a melhor trilha sonora que você já ouviu? Deixe a sua opinião nos comentários e continue ligado no Festival De Aniversário J-Hero!