O site russo 'The Voice of Russia' colocou no ar há alguns dias um artigo que tem provocado alguma agitação na comunidade Otaku, nele discutem a ligação entre anime e a onda de suicídios de jovens naquele país. O artigo foi publicado devido ao fato de dez dia antes, seis estudantes terem cometido suicídio. Todos eram bons alunos provenientes de boas famílias e com um forte interesse em anime.
 

No artigo, Olga Mahovskaya, uma especialista em psicologia fez a seguinte afirmação: “O anime por si só não causa suicídios mas que contribui para a decisão dos jovens em terminar a sua vida, pois romantiza a morte. O anime apaga a fronteira entre a realidade e a cultura virtual. Os suicídios de adolescentes têm todos uma coisa em comum: eles não percebem que é o fim absoluto e que não existe nada depois. Eles não compreendem o quão irreversível a morte é. Nas suas mentes é apenas uma transição para outro mundo.“
 

O artigo vem sendo fortemente criticado pela comunidade adepta a cultura otaku. E você o que acha desse assunto? Nós otakus, poderemos ser subjugados por causa daqueles fracos de mente que não sabem separar a realidade da ficção?