Light novel escrita por Yomi Hirasaka, com ilustrações de Buriki, character desing de Yoshihiro Watanabe e foi publicado pela Media Factory (School Rumble e  Soul Eater). Boku Wa Tomodachi Ga Sukunai é produzido pela AIC Build (Amagami SS, Ore no Imouto ga ni Konna Kawaii Wake ga Nai) sob a direção de Hisashi Saito. A série começou a ser exibida no Japão em 07 de outubro de 2011.
 

Existem atualmente duas séries do mangá em publicação, ambas começaram a serialização em 2010. O primeiro é escrito e ilustrado pelo autor japonês Itachi, que foi publicado na Monthly Comic Alive, intitulado Boku wa Tomodachi ga Sukunai e a segunda que foi escrita por Misaki Harukawa e ilustrada por Shoichi Taguchi, publicado na Jump Square, intitulado Boku wa Tomodachi ga Sukunai +. Seven Seas Entertainment licenciou o mangá primeiro na América do Norte, sob o título Haganai: I Have No Friends
 

O anime é baseado nos três primeiros volumes e início do quarto volume do mangá contendo 12 episódios e 1 OVA (ou, episódio 0). A animação foi licenciada para streaming pela Funimation Entertainment, antes do licenciamento da série para a liberação de vídeo doméstico.
 

Interactive overview:
 

Hasegawa Kodaka recentemente se transferiu de escola, e, está tendo sérias dificuldades em fazer amigos, devido ao fato da cor do cabelo de Kodaka ser loiro fazendo com que as pessoas pensem que ele é um delinqüente. Certo dia, ele se encontra com sua solitária colega de classe Yozora Mikazuki, que possuí um temperamento ruim e raramente fala com algum colega de classe, enquanto ela conversa animadamente com sua “amiga imaginária Tomo-chan”.
 

Vendo essa cena Kodaka inicia um diálogo com sua colega. Após a conversa entre Kodaka e Yozora ela repara que ambos não têm nenhum amigo de verdade, então chegam à decisão de formar um clube para fazerem amigos e em contramedida para mudar está situação atual em que eles se encontram.  O 1° passo do clube é começar a recrutar membros com base em um poster tendo uma “mensagem secreta” que somente alguém que realmente quer amigos verá a mensagem secreta no poster, afirma Yozora, a atual presidente do clube, e é assim que o “Rinjinbu” (Clube dos vizinhos) foi formado.
 

Assim que outros colegas de classe solitários começam a entrar no pequeno clube deles, eles vãos tentando aprender a como criar verdadeiras amizades fazendo pequenas atividades em grupo como cozinharem juntos, jogar jogos entre outras.  Mas será que este clube que desafia relacionamentos estranhos irá se dar bem? Mesmo tendo ao fato de que alguns membros não possuem uma relação muito amigável entre si, como é mostrado no começo da série, dado exemplo a relação entre Yozora e Sena (Uma nova integrante do Clube dos Vizinhos).
 

    
 

 Content review:
 

Nesta obra o autor foca a história em Hasegawa Kodaka (protagonista) e os integrantes do clube dos vizinhos em um tradicional gênero de vida escolar, ecchi, harém, comédia e cotidiano (ecchi/comédia romântica). Todos os detalhes (desing) da série são incríveis, a arte de Buriki é excepcional, fluindo ainda melhor com todos os detalhes de trilha sonora e o grande trabalho dos dubladores. 
 

Todo desenvolvimento da história é extremamente cauteloso e a linguagem junto ao roteiro são impecáveis com relação ao tema vida escolar e comédia envolvidos nesta obra. A comédia deste anime vem bem centralizada entre as situações e rivalidades de alguns membros do clube dos vizinhos, bem distribuída em cada personagem e com o famoso toque ecchi para apimentar a série e transformar a comédia clássica nesse anime a um novo nível dando o toque final que é de grande importância para o desenrolar da série.
 

O romance envolvido nesta obra é de suma importância para o conteúdo apresentado, tendo romance em partes do começo, meio e fim do anime, sendo que sem ele a história poderia ficar desfalcada em seu ÁPSE. Mas felizmente o romance nesta série se destaca em boa parte do anime assim alegrando muito os fãs de uma boa light novel. 
 

          
 

Final details:
 

Todo o conjunto apresentado em Boku Wa Tomodachi Ga Sukunai, desde o roteiro aos detalhes finais, faz dessa uma as melhores novels abordando o tema ecchi. História envolvente e cativante por parte dos personagens, só engrandecendo a parte cômica e a parte romântica, típica da maioria dos light novels.
 

Enfim pode-se dizer que o cotidiano nesse anime segue tranqüilo sem problemas na maioria das vezes mais fluente quando são envolvidos todos os membros do clube dos vizinhos em determinado cenário dando uma expectativa e um grande desfecho em todos os sentidos. 
 

Confiram abaixo a opening de Boku Wa Tomodachi Ga Sukunai: