Naruto Shippuden: Ultimate Ninja Storm Generations chegou e os fãs da sequência de games baseados no anime ficaram, em média, satisfeitos. O jogo apresenta praticamente todos os personagens da série mostrados até o início da Quarta Guerra Ninja, porém, deixa a desejar em vários pontos, assim como deixa sua marca positiva em diversos aspectos também.


O novo game da série ganhou mais dinamismo e rapidez, isto é, agora a 'pancadaria' entre os personagens acontece com muito mais adrenalina e precisa ser atento ao momento certo de usar a famosa ‘substituição’. Substituição esta, que agora é LIMITADA. Isso mesmo, temos no novo game uma barra de substituição, bem parecida com a de chakra, que começa cheia e você deve usa-la com cautela durante a batalha. Uma vez que esta barra chega ao fim, você toma grandes combos que podem arrancar até mesmo, um dos dois sangues inteiros. Esse fato acontece porque, a barra enche conforme você é espancado pelo adversário, porém, mesmo cheia é MUITO DIFÍCIL acertar uma substituição no meio da rapidez dos ataques.


Falando em ataques, alguns movimentos do jogo foram totalmente reconstruídos , como os famosos Ultimate Jutsus e ‘agarrões’. O gráfico, não tem grandes mudanças para o antecessor da série,  porém dá a sensação de estarmos vendo uma luta, de fato, no anime. Ou seja, podemos julgar que o game chega bem próximo a ‘realidade do anime’. Realidade, que infelizmente foi  jogada fora em alguns momentos no modo Story.
 


 

O novo modo Story do game são apenas sequências de lutas, animações e imagens. Não existe mais aquele mapa explorável com elementos de RPG como nas edições anteriores. Você apenas luta com os adversários na ordem que acontece no anime. Por exemplo, no game, você pode viver a história dos seguintes personagens: Naruto (pequeno), Naruto Shippuden, Kakashi, Jiraya, Zabuza e Haku, Minato, Gaara, Sasuke, Itachi, Tobi (que no game, é tratado definitivamente como sendo o Madara, apesar de ainda existir essa dúvida no anime) e Killer Bee. Então,se você escolhe o Gaara, você vai lutar com o Naruto Pequeno, Sasuke Pequeno, Deidara e Sasuke Grande
 

Portanto, você tem a experiência de ‘reviver’ as lutas do personagem na ordem que ocorrem no anime. Porém, o sistema não é perfeito. Ao escolher a história de Madara, você luta as batalhas dos membros da Akatsuki (por exemplo, Konan x Jiraya, Itachi x Sasuke, Hidan x Shikamaru). Ou seja, é TOTALMENTE ignorada as lutas de Madara, que só acontecem nas histórias de Sasuke e Minato. Contraditório demais o sistema novo, porém, lhe fornece boas horas de diversão.
 

Os personagens ficaram quase perfeitos. Temos uma enorme variedade, porém, algo me chamou atenção. Você se lembra da Tayuya, Sakon e os demais servos do Orochimaru? (que não aparece nenhuma vez no modo Story… Como conseguiram fazer isso? Eu não tenho idéia. Ignorar um personagem tão importante no enredo assim é coisa de louco.) Pois é, apenas o Kimimaro é um personagem jogavel, os demais, só podem ser escolhidos como apoio, no seu time. Assim acontece também com Shizune, Kurenai e Anko, importantes personagens que foram deixados de lado como um simples apoio.
 


 

Porém, vale ressaltar a quantidade de versões de alguns personagens. Gaara, Temari, Itachi, Kakashi, Madara e Minato são personagens que agora tem mais de duas versões, ou seja, cada versão possui Awakenings e Ultimates Jutsus diferentes. É interessante, este ponto do game, porque as versões são utilizadas no modo Story para definir a evolução dos personagens ao longo do tempo. Destaque para os personagens Kabuto (já com DNA do Orochimaru) e Masked Man (Personagem semelhante a Tobi, porém, infinitamente mais forte que luta contra Minato na sua história, dando a entender que seria Madara). Não esperava estes personagens presentes no game, assim como o Kakashi pequeno e Obito.
 

Os novos dez cenários são um ponto positivo no game, assim como o novo sistema ‘Challenge’ que permite você criar campeonatos entre seus amigos ou com o computador, ou até mesmo, realizar combates evoluindo seu nível como ninja. Enfim, Naruto Shippuden: Ultimate Ninja Storm Generations é divertido, real e um grande jogo, porém, para mim, peca em alguns pontos. Estes pontos podem não ser necessariamente ruins para todos os fãs da série, porém, ao meu ver, são bastantes fortes na jogabilidade. É muito chato você estar quase vencendo uma luta, seu amigo te pega num combo e quase iguala seu sangue ao dele.  Sem mais delongas, se você procura um bom jogo pra se divertir com os amigos e viver as batalhas do anime, você tem aqui o melhor game da série disponível.