Voltando aqui para, mais uma vez falar de Giruti Kuraun (Guilty Crown ギルチイクラウン), que teve seu ultimo capítulo em 22 de março. Digamos que este foi um final "esperado" e um tanto triste, já que, Inori morre para salvar Shu e o mundo.
 

Relembrando: Guilty Crown produzido pelo estúdio Production I.G e exibido pelos canais Fuji TV noitaminA, foi ao ar em Outubro de 2011, anime de ficção científica, pincelado com muita ação e fantasia. Foi adaptado para o mangá em Novembro de 2011 pela editora Shōnen Gangan. Uma visual novel spin-off chamado temporariamente por Guilty Crown: Natal perdido está sendo desenvolvido pela Nitroplus.
 

A história se passa em 2039 e gira em torno de Shu Ouma, um garoto que adquiriu uma habilidade chamada "poder dos reis", que o permite "extrair" ferramentas ou armas a partir de outras pessoas. Logo nos primeiros capítulos ele se junta ao grupo de oposição chamado "Undertaker" (funerária), com o objetivo de restaurar a independência do Japão de uma organização internacional conhecida como GHQ.
 


 

Digamos que ele era o fã n°1 do grupo ou banda EGOIST, da qual Inori era vocalista. Ele acaba se apaixonando pela mesma, que supostamente (na cabeça dele), era "namorada" de Gai, e parecia não ter o mínimo interesse nele. A mando de Gai, Shu extrai os Voids de seus colegas para lutar contra o GHQ. Porém, com a "morte" de seu "líder" e a nova liberação do vírus do Apocalipse, Shu acaba tomando a frente de sua escola onde os alunos se refugiaram logo quando o setor 7 (se não me engano), foi fechado e eles ficaram presos.
 

É ai que começa a fase sombria do anime. A classificação de Voids, que a principio não agradava muito Shu. Então ele acaba se "fechando" e tornando-se um "rei" triste e melancólico, tudo isso por causa da tentativa de fuga de alguns colegas que ocasionou a morte de Hare (que na cabeça dele, era a única que acreditava que ele seria um rei bondozo). Logo após, eles conseguem escapar daquele setor fechado e é ai que Gai reaparece e corta seu braço, tirando seu poder de "rei" e acaba levando Inori consigo.
 

Mas não para por ai não! Haruka (sua suposta mãe) rouba uma injeção que mais tarde Shu injeta em seu corpo, mesmo sabendo que poderia morrer, e uma nova esperança surge! Ele extrai seu próprio Void que tem o poder de unir tudo e assumir seu peso, sua luz, escuridão, dor, tristeza e etc, além de reconstruir seu braço que havia sido cortado por Gai.
 

Então ele vai atrás de Inori, que infelizmente tem seu corpo quase todo "possuído" por Mana. Quando o processo de Mana assumir o corpo de Inori, a menina que foi feita para ser o corpo da Irmã mais velha (do mal) de Shu, uma lagrima escorre de seus olhos e uma flor de cristal surge, enquanto o cristal do Apocalipse toma conta de seu corpo e logo ela renasce como Mana.
 

Então Shu aparece e luta com Gai, que retira o Void de Mana (igual ao de Inori), enquanto Shu luta com os dos amigos. É quando ele se depara com aquela linda flor de cristal colorido e sente que é sua amada Inori, ela aparece para ele e assim o nosso "rei" retira o void da mesma e vence Gai.
 

    
 

Quando Gai está morrendo ele mostra para Shu o mundo além do Apocalipse, um lugar cheio de cristal, a Utopia de Daath, onde eles voltam naquela capela onde tudo começou e abraça Mana, ainda pequena e então são cobertos de cristal e se quebram. Neste momento a cena volta para o lugar da luta onde Mana/Inori está morrendo com o câncer do apocalipse cobrindo seu corpo, Shu a abraça e levanta as mãos para o céu retirando todos os Voids dos outros, cobrindo-se com o vírus (Cristais. Nossa, como eu falo em cristais nesse texto).
 

Enfim, Shu reencontra Inori que lhe entrega uma "cama de gato" (aquelas linhas vermelhas que ela passou o anime todo brincando), e é quando ela desaparece levando consigo o vírus do Apocalipse e os cristais que estavam em volta de Shu se quebram deixando ele vivo. Passando-se algum tempo, ele se encontra com todos (eu não entendi muito bem, mas ele parece estar cego, já que anda com aquela guia/bengala), e mais tarde senta-se em uma praça e coloca um fone onde está tocando uma das músicas de Inori, e o anime acaba.
 

Opinião
 

Um bom final, porém triste e incompleto (ok, esperava que Inori ficasse viva e com Shu, felizes para sempre, que mal há nisso?), sim um final até que "descente", pois explicou quem começou com tudo isso, onde, quando e como. Foi um anime cheio de ação, drama, aventura, ficção cientifica, muita superação e lições de vida a cada episódio e ao contrário de alguns animes shounen, este teve romance.
 

Um anime que recomendo, que está na minha lista de favoritos (ou dos que me fizeram chorar mais de cinco vezes), e sei que, quando achar, lerei o mangá (quem sabe eles fazem um final alternativo onde Inori fica viva, né?).
 

Enfim, desculpe ter me excedido demais nesta matéria, mas em um anime como este, todo comentário é pouco (até queria escrever mais, mas me controlei). Espero que tenham gostado (espero que comentem), e até a próxima matéria!
 

Fiquem com a primeira abertura – My Dearest – Supercell