Queridos onigiris de plantão, está começando agora mais uma matéria da coluna World of Games. Dessa vez o tema nos remete ao passado, lá na era de ouro da Nintendo, onde temos um jogo que foi (e ainda é) considerado um dos melhores de todos os tempos.


Estamos falando, nada mais, nada menos de que SUPER MARIO BROS. Aquele bigodudo de boné vermelho da nossa infância, com seu irmão Luigi e seu mascote Yoshi, onde juntos enfrentariam todos os perigos e diversas fases para salvar a indefesa princesa Peach das mãos de Bowser, um vilão terrível.


E quem não lembra daquela velha trilha sonora que sempre nos acompanhou nas aventuras rumo ao objetivo final: derrotar o chefe, resgatar a princesa e finalmente zerar o jogo?
 


Partindo do início…


No século 19 foi fundada a Nintendo, uma empresa multinacional que possui sua sede oficial em Kyoto, no Japão e é considerada a maior empresa do mundo dos videogames (em lucro), talvez, sem ela, o mundo dos jogos eletrônicos hoje não seria o mesmo. 
 

Mais precisamente no dia 23 de setembro de 1889 um artesão japonês chamado Fusajiro Yamauchi havia montado a empresa (chamada inicialmente de Nintendo Koppai) para vender Hanafuda, uma espécie de jogo de cartas colecionáveis com um total de 48, sendo todas com imagens de flores, animais, objetos, etc. O baralho é dividido em 12 montes representando, cada um, os meses do ano.


Na época esse jogo era bem popular no Japão e o negócio foi crescendo tanto que logo Yamauchi teve que contratar mais assistentes e fechar parceria com uma companhia de distribuição para dar conta da demanda de entregas e também aumentar o alcance dos produtos.
 

    


Com o tempo a empresa passou por uma série de mudanças, tanto de representantes, quanto de nomes e negócios. O sucessor de Fusajiro foi Sekiryo Kaneda (esposo de Tei Yamauchi, sua filha única. Mais tarde sendo chamado de Sekiryo Yamauchi devido ao casamento) que mudou o nome da Nintendo Koppai para “Yamauchi Nintendo & Co”, depois de mudar a sede para um prédio novo e maior.


Logo após Sekiryo, a empresa mudou de representante e Hiroshi Yamauchi (seu neto) passou a ser o próximo sucessor, denominando-a agora de Nintendo Karuta e transportando-a para um local ainda maior.
 

O ramo das cartas ainda continuava firme e forte, expandindo-se cada vez mais, porém os empreendimentos da Nintendo não pararam só nesse estilo e passaram a lidar também com o ramo dos jogos eletrônicos, sem deixar de lado o que deu início a todo o seu sucesso, que foram as cartas.


Nisso a empresa já se denominava Nintendo Company e trouxe uma série de adaptações dos jogos que faziam sucesso na época (por exemplo o Pong) e se consolidou no mundo dos games. Hoje essa multinacional está nas mãos de Satoru Iwata, o primeiro sucessor a não ter laços sanguineos com a família Yamauchi e continua com um sucesso espetacular.
 

      


Mas bolinho, o que tudo isso até agora tem a ver com o tema?


Pois bem, como todos sabemos, a Nintendo é a empresa responsável pelo game trazido como tema dessa semana e tudo foi apenas uma introdução para o que vem a seguir: a criação do jogo Super Mario Bros.
 

          


O Nascimento…


A Nintendo, já nos anos 80, resolveu apostar em algo que alavancasse seus lucros ainda mais e também invadir, de uma vez, o mercado Americano.

Então a empresa solicitou que fosse desenvolvido um jogo com um personagem bastante conhecido em toda a América, a escolha resultou em Popeye e o responsável pelo projeto era Shigeru Miyamoto (The Legend of Zelda), porém logo perderam a luta pelos direitos autorais sobre a imagem do marinheiro.

Mesmo após essa falha com o Popeye, Miyamoto não desistiu e pensou em mais outro projeto, não sabendo ele que esse seria o ponto de partida para um enorme sucesso no mundo dos games.

A partir de suas próprias idéias ele resolveu lançar Donkey Kong onde, uma figura bem conhecida hoje, aparece como Jumpman (o homem que pula), um carpinteiro que teria que enfrentar um gorila gigante para salvar Pauline, sua namorada que havia sido capturada pela fera.
 

 

              


A aparência famosa do personagem se deu por alguns simples acaso ocorrido graças as limitações da tecnologia na época: como não havia muitos pixels, não foi possível criar um cabelo para o Jumpman, então Miyamoto resolveu desenhar um boné.


Logo após ele quis dar um destaque ao rosto do personagem, assim criou um narigão e pôs um grande bigode para realçar ainda mais. O suspensório azul veio depois de terminado a confecção do corpo que tinha os braços de cores diferentes para dar mais movimentos ao pequeno carpinteiro.
 

                


De Jumpman para Mario…
 

O surgimento do atual nome desse personagem se deu pelo fato de que a aparência do Jumpman era muito parecida com a de um funcionário italiano da empresa nos EUA naquela época.


O nome desse funcionário era Mario Segali e, graças a esse acaso, o carpinteiro foi batizado de Mario, passando a ser chamado assim a partir dos próximos jogos desenvolvidos pela Nintendo (Donkey Kong Jr foi o primeiro) e se tornando um dos nomes mais famosos nos vídeo games.


Logo após a mudança do nome, eis que surge a mudança da profissão e acréscimos de outros personagens, alem do personagem também ganhar seu próprio game.


O novo jogo se chama Super Mario Bros e com ele chega o irmão de Mario, Luigi, alem da profissão que passa a ser de encanador (devido aos diversos canos pelos quais o personagem entrava no game Super Mario Bros) e assim nasce a lenda que todos conhecemos.
 

                    


A geração de jogos Mario…


Após o incrível sucesso, a era que daria iíicio aos diversos jogos do pequeno Mario estava só começando e a Nintendo tornou o encanador seu novo mascote, investindo ainda mais em sua geração. Aqui vamos listar alguns dos jogos lançados até hoje e suas respectivas evoluções:


Donkey Kong (1981


Esse é o primeiro jogo no qual Mario aparece, como já foi explicado anteriormente, o nome do personagem era Jumpman e ele lutava contra um gorila gigante para salvar sua Pauline. Foi o jogo que serviu como primeiro degrau para a escada da fama, no qual ele era um carpinteiro.


Nesse game, nosso herói tinha que subir uma construção para salvar sua namorada e, enquanto isso, desviar dos barris lançados pelo macaco.


Super Mario Bros (1985


Primeiro game no qual Mario é o protagonista e, mesmo com diversas mudanças, nosso herói ainda continua com a missão de salvar uma donzela.

Nesse jogo não existe mais o terrível gorila, mas sim um vilão chamado Bowser que raptou a princesa Peach, do Reino dos Cogumelos, para casar-se com ela e tornar-se o novo rei, assim Mario, juntamente com seu irmão Luigi, decidem ir atrás desse monstro e salvar a princesa de suas garras.

Pontos que não devem deixar de ser ressaltados:

Como já foi dito durante a matéria, esse é o primeiro jogo em que Luigi aparece. O vilão Bowser é, na verdade, o rei dos Koopas, onde os mesmos são o exército de tartarugas dos quais Mario enfrenta durante a travessia pelo Reino dos Cogumelos
 

É a partir desse game que nosso herói pode utilizar de itens para ganhar poderes e vidas, são eles: Cogumelo (sendo cada cor uma finalidade diferente, em uma você ganha vida e na outra ganha-se poder de crescimento), estrela (essa é bastante usada para sair matando todos os Koopas sem precisar pular em cima), flor de fogo (que permite soltar bolas de fogo), etc.


Outro fator desse jogo é o aparecimento de pés-de-feijão em que o personagem pode subir para garantir acessos especiais.
 

                                


Super Mario Bros 2 (1988) 


Esse jogo foi na verdade uma transformação da adaptação dos jogos Mario que se chamava Doki Doki Panic (1987). A explicação de sua diferença dos demais componentes de sua franquia era que o D.D.P (vamos citar Doki Doki Panic dessa forma) tinha seus protagonistas uma familia de árabes


O D.D.P foi uma aposta da Nintendo de tornar a série Mario Bros adaptável para os outros países e resolveram trocar Mario e todos os personagens por uma família árabe. Porém eles decidiram, depois disso, trazer de volta aqueles que todos conheciam, mas sem mudar totalmente a nova estrutura do game, assim gerando Super Mario Bros 2.


Se pararmos para analisar vemos que as mudanças só ocorreram na troca de personagens (O pai virou o Toad, a mãe virou o Luigi, a irmã virou a princesa Peach e o garotinho se transformou em Mario) e dos itens que haviam mudado para a versão árabe, só que uma parte da estrutura do jogo permanece a mesma, incluindo os inimigos (que não são mais os Koopas e seu líder Bowser).
 

                                    


Pontos que não devem deixar de ser ressaltados:


Nessa segunda versão de Super Mario Bros eles incluíram um curioso detalhe: você pode arrancar e levantar legumes, que estão plantados no chão, e arremessá-los contra seus inimigos. Também é a partir desse game que aparece, pela primeira vez, o Toad (servo e escudeiro da princesa).
 

                                        


Super Mario Bros 3 (1988


Um jogo que vem com vários cenários diferentes e também vem incluindo muitos extras para dar um “up” a mais na franquia. Chegou a ser considerado um dos melhores games do Mario e alcançou um recorde de vendas impressionante, pois a Nintendo resolveu caprichar muito nessa nova versão, dando bons resultados.


Dessa vez o Reino dos Cogumelos já se encontrava em plena paz, porém ele servia como entrada para o Mundo dos Cogumelos, onde o mesmo estava passando por uma situação horrível.


O fato era que Bowser ressurgiu (depois de suas férias em Super Mario Bros 2) e agora enviou seus filhos para fazerem tudo o que desejarem nos diferentes mundos, lá eles tomaram as posses dos reis de cada mundo e os transformaram em animais. Cabe agora à Mario e Luigi se juntarem para salvar os reis e todos os mundos.
 

                                            


Os itens extras (alguns são únicos) agora dão mais poderes especiais ao nosso herói: Uma pena (que permite o vôo), a bota de gomba (só pode ser adquirida e usada em apenas uma fase e garante pulos mais altos), a roupa de sapo (muito útil para as águas), roupa de gaxinim (tendo o mesmo efeito que a pena, porém tem a habilidade única de transformar em estátua), item com habilidade de jogar martelos, entre outros.
 


Super Mario World (1990-1991


Eis que se inicia a primeira versão de Mario para vídeo games de 32 bits, nesse jogo Bowser e seus filhos atacam novamente, porém eles partem para uma escolha diferente: O Reino dos Dinossauros.


Agora os vilões, além de seqüestrarem mais uma vez a princesa Peach, eles levam consigo os ovos de todos os dinossauros, chamados Yoshis. Mario, Luigi e o resto da população Yoshi restante precisam se unir para salvar os seqüestrados e derrotar os inimigos.


Um fato presente nesse game é o primeiro aparecimento de Yoshi, o fiel escudeiro de Mario, que aparecerá nos jogos seguintes. Além disso, Super Mario World possui muitos mistérios como: fases, mundos e até itens secretos.
 

                                                  


Agora os jogos Mario começam a partir para um novo nível e, depois dessas versões iniciais, surgem várias outras bem melhoradas dentre elas: Super Mario 64 (primeiro jogo do Mario em 3D), New Super Mario Bros, Super Mario Galaxy, Super Mario Galaxy 2, Mario Kart, Mario Golf, Super Mario All Stars, Paper Mario, Dr. Mario, Mario Tennis, etc.
 

                                                            


São tantas evoluções de nosso encanador favorito que fica até difícil escolher, além de possuir também adaptações de todos os tipos, como: Ben 10 in Mario World (acredite se quiser). Hoje sua aparência é muito mais aperfeiçoada que antes, graças a atual tecnologia, mas ele nunca perdeu suas marcas registradas.

Você sabia que Mario já participou de um comercial para o McDonald’s?

Acredite, depois de Super Mario Bros 3, nosso herói foi utilizado em uma propaganda dessa grande rede de lanchonetes para anunciar os brindes em miniaturas dos personagens de seu jogo que vinham junto com o pedido. 

Depois dessa volta no tempo, relembrando a trajetória da franquia Super Mario Bros, e esse fato curioso, que tal, para encerrar, alguns vídeos para dar mais nostalgia ao momento?

Vamos finalizar agora com um gameplay de Donkey Kong, do primeiro Super Mario Bros e um vídeo do comercial feito pela McDonald’s.

Confiram abaixo e não deixem de aguardar pela próxima matéria da coluna World of Games.
 

Gameplay Donkey Kong:
 



Gameplay Super Mario Bros 1:
 



Propaganda do McDonald’s: