Fala pessoal, tudo beleza? Hoje resolvi fazer uma matéria um pouco diferente da habitual. Vou falar de um assunto que simplesmente amo: GAMES. Especificamente sobre um game que marcou toda uma geração. Hoje vou falar um pouco sobre o mascote da Capcom que é querido por muitos, odiados por poucos e amado por todos. Estou falando do azulzinho…MEGAMAN. Mas hoje vou falar um pouco sobre a Saga X. A clássica vou deixar pra depois. Então vamos lá…

Falar sobre Megaman é um verdadeiro desafio. Afinal temos uma infinidade de artigos e vídeos na internet sem falar das análises sobre este robozinho azul que tanto amamos. E se você não conhece ele (o que acho muito difícil) então senta que lá vem a história…

Tudo começou na década de 1980, quando a série Megaman ganhou o mundo conquistando milhares de fãs, tornando-se uma das franquias mais bem sucedidas e, é claro, rentáveis da famosa Capcom. Estou falando da clássica que só no “Nintendinho” (Famicon) rendeu seis jogos. Na época um verdadeiro recorde para o console. E o mais impressionante pessoal é que os jogos da franquia são praticamente os mesmos. Você anda, salta, mata robôs e vence o chefão. E sempre do mesmo jeito. Seis a oito robôs, um chefão e viva a receita mágica do sucesso. Sem histórias no início… e mesmo assim todos nós adorávamos na época e até os dias de hoje. Volta e meia me pego jogando este clássico.

Enfim, como disse não vou focar aqui na série clássica, mas sim a partir dos anos 1990, quando o SNES deus as caras e claro…Megaman apareceu também no console. Claramente inspirado no Astro Boy, outro anime que em breve estarei trazendo aqui na coluna, Megaman X foi outro destaque no console.

Então, foi no ano de 1993 que a Capcom nos presenteou com a primeira sub-série de Megaman…o conhecido Megaman X. O game foi um sucesso pessoal, trazendo novos personagens e uma história mais encorpada e madura. A trama se passa vários anos depois da série clássica que até presente momento conta com 10 capítulos.

No SNES, Megaman X recebeu três títulos de sucesso. Megaman X, Megaman X2 e Megaman X3. Isso no SNES. E com a chegada de um novo Megaman anunciada pela Capcom apresento a minha retrospectiva especial de Megaman X.

MEGA MAN X

Tudo acontece 100 anos depois da série clássica. O ano é 21XX (20XX na original), quando um famoso paleontólogo, Dr.Cain, achou por acidente o antigo laboratório do renomado Dr. Thomas Light que nada mais era do que o criador do Megaman. E não foi só isso que aconteceu não. Ele achou dentro de uma cápsula criogênica (não sei porque criogênica, uma vez que megaman é um robô, mas enfim…) um novo robô chamado Megaman X. Esse era o novo modelo de Megaman que trazia inúmeras inovações como a habilidade de pensar e tomar as suas próprias decisões.

Então é lógico que Cain ativou o androide e através de estudos feitos a partir dele, criou uma legião de novos robôs agora com a capacidade de pensar. Esses novos robôs, receberam o nome de “Reploids. Mas, nem tudo dá certo né gente… e um vírus acabou invadindo o sistema dos novos robôs que ficaram furiosos e revoltados contra os seus criadores… no caso os humanos e passaram a se chamar Mavericks.

E foi ai que uma tropa de elite foi criada. Para combater esses robôs. E foi nesta série que surgiu um novo vilão…o mais forte de todos os Reploids…ele mesmo…Sigma (Que me lembra o Thanos na sua aparência e maneira de agir…). Por um certo tempo, Sigma foi o líder da tropa de elite controlando bem a situação, porém ele acaba se tornando um Maverick declarando guerra contra todos os humanos, liderando agora o exército inimigo.

E a partir daí, movido por um sentimento de culpa, X resolve por um fim em Sigma e seu exército. E pra isso ele conta com a ajuda de outro personagem que apareceu na franquia: Zero. E aqui abro parênteses para uma curiosidade: Zero era pra ser o personagem principal da franquia. Ele seria o novo Megaman. No entanto ele ficou muito diferente do Megaman original e por isso foi substituído pelo X. O personagem fez tanto sucesso que chegou a ganhar sua própria zérie. Megaman Zero de tão popular que ficou.

Megaman X foi um enorme sucesso na época e acabou ganhando uma versão para PC, Celulares, participando de inúmeras coletâneas especiais para Game Cube e PS2, recebeu ainda um remake muito bacana para o PSP em 2005 (Megaman Maverick Hunter X). Recentemente ganhou uma coletânea incrível: Megaman X Collection, disponível em dois volumes para PC, recebendo um monte de extras bacanas e outras opções de filtro. Vale muito a pena.

Diversão garantida tanto para os nostálgicos quanto para os novatos. Não pode ficar fora de sua coleção. E claro, junto com a série vieram diversos produtos, como brinquedos e as chamadas Actions Figures.

Megaman X realmente um excelente game que trouxe para o SNES inovações em relação a série clássica, elevando a franquia a um patamar inigualável. Minha nota para o jogo poderá surpreender a muitos: 8.0. O motivo é simples: dificuldade absurdamente alta do último chefe, que destoa de todo o resto do game. Porque francamente, você passa por todo o sufoco do mundo pra chegar no chefão final e pimba…é mais difícil ainda. Fora isso o game é muito bom.

Eu vou ficando por aqui. Nos vemos no próximo encontro aqui na TsukasaSpace. Até mais pessoal.