ANIMÊ: Shingeki no Kyojin

Vou começar falando um pouco sobre o anime em si. Shingeki no Kyojin (進撃の巨人?lit. “Ataque dos Titãs), que por aqui ficou conhecido como Ataque dos Titãs, é uma série de mangá do estilo shonen escrita e ilustrada por Hajime Isayama. O mangá foi publicado pela primeira vez em setembro de 2009 na revista mensal Bessatsu Shonen Magazine e desde então, os capítulos são compilados e lançados pela editora Kodansha. Por aqui, o mangá é publicado pela Panini Comics desde novembro de 2013. A história do mangá gira em torno de Eren Yeager em um mundo onde a humanidade vive rodeada por enormes criaturas chamadas de Titãs. E olha gente a forma dos Titãs realmente é assustadora. E esses gigantes (titãs), eles se alimentam dos humanos. Realmente bizarro. A história narra a luta da humanidade para recuperar seu território, e esclarecer os mistérios ligados ao aparecimento dos Titãs.

Claro que com o sucesso do mangá, não demorou muito para aparecer uma série de televisão dirigida por Tetsuo Araki e produzida pelo Wit Studio em colaboração com o estúdio Production I.G., sendo exibido no Japão pela emissora Mainichi Broadcasting System (MBS) entre abril e setembro de 2013. Isso estou falando da primeira temporada que é que assisti na integra.

 

ANALISANDO O ANIMÊ

Minhas experiência com este animê foi a melhor possível pessoal. Realmente Attack on Titan me conquistou não só por ser realmente muito, mas muito bem feito, como também por sua trilha sonora que é brilhante. Confesso que o meu interesse por este anime veio do game que estarei dedicando uma matéria exclusiva pra falar somente dele.

Falando um pouco mais sobre este animê, a história se passa em uma espécie de futuro alternativo onde os poucos sobreviventes são forçados a viverem atrás de enormes muralhas que impedem os Titãs de avançarem e literalmente “comerem” todos. Isso mesmo pessoal, eles se alimentam de humanos.

Um enredo realmente tenso. Logo no início observamos que o ser humano se acostuma muito com as coisas. Isso se deve ao fato de que eles estão acomodados digamos assim, com os 100 anos de “paz” que estão vivendo dentro das muralhas. Mas isso logo se acaba. E quando isso acontece, estes acomodados se ferram bonito. E é quando esta “paz” é cessada que aparece Eren, o personagem principal da trama.

E junto com seus amigos Armin e a gatíssima e fodástica fantástica Mikasa tem a missão de colocar ordem nas coisas.

Tudo começa depois do trauma que Eren passou ao ver a sua mãe literalmente ser devorada por um dos titãs. Diga-se de passagem, que bicho mais feio. Enfim, depois do trauma, ele decide que irá acabar com todos os malditos dos titãs deixando a humanidade finalmente livre de todos eles. Mas se ele consegue isso? Bom…só você assistindo pra saber.

Eu particularmente achei muito interessante a tecnologia criada pelo autor do mangá para lutar contra os gigantes. Principalmente porque estes gigantes são praticamente indestrutíveis, pois seus corpos se regeneram e a única forma de serem mortos é se cortando uma parte específica que fica na nuca deles. E para isso eles usam um sistema de cabos e ganchos com um propulsor à gás que permite que eles alcancem a nuca dos monstros. E cara, é impressionante como a equipe de produção conseguiu reproduzir essa feita do mangá para o animê de maneira tão brilhante. Palmas pra eles.

E O QUE ME PRENDEU NA HISTÓRIA ATÉ O FINAL?

Bom gente, para que um animê consiga me fazer perder horas e horas para fechar uma temporada e ficar ansioso para logo começar a assistir a segunda, além claro da qualidade, o enredo é fundamental. Pelo menos eu sou assim…e você?

O que me prendeu neste animê foi a quantidade de porquês que ficam no ar. Simplesmente porque se você que assistiu prestou atenção, nem historicamente é possível nos situarmos porque nem mesmo os personagens sabem sobre isso.

Bem pessoal finalizando minha experiência com o animê, a primeira temporada tem 24 episódios e avança muito na história e claro que eu recomendo bastante para que você que ainda não assistiu prepare sua pipoca e se acomode confortavelmente para assistir porque este anime é simplesmente fantástico. Pelo menos na minha opinião.

E encerro falando claro do meu personagem preferido na primeira temporada: Levi, que é o líder do esquadrão chamado de Racon Corps. É nesse esquadrão que Eren e a maioria dos seus amigos, isso mesmo, eu disse a maioria não todos, se juntam. Isso porque no animê vemos mais dois esquadrões: Military Police, que são os mais prestigiados e ficam dentro das muralhas dando assistência a população e os Garrisons, que ficam no topo das muralhas.

Enfim, não perca mais tempo e assista logo Attack On Titan um anime que não pode ficar fora da sua Animeteca. E eu vou ficando por aqui. Um forte abraço a todos e até nosso próximo encontro. Fuuuuiiiii.